Educação com os pés na nossa cultura

Vamos falar de cultura, vamos falar de folclore.

"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier). 
O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Um  trabalho significativo  com o folclore  deverá ser desenvolvido através da parceria  com a comunidade escolar... isto mesmo  as crianças e  suas a famílias, estendendo-se à vizinhança  são peças fundamentais para uma aprendizagem significativa do assunto. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, valorizando as manifestações culturais do local em que o aluno vive.  
Saci, Iara, curupira... E as lendas da localidade em que o aluno está inserido? E a culinária típica da sua comunidade? E as danças regionais?
Não estou dizendo aqui que conhecer de maneira macro a cultura  não seja importante. Mais sim,  que  às vezes o aluno passa por anos de escolarização sem ao menos conhecer  as manifestações culturais do seu  entorno. E claro, valorizá-las tal e qual elas merecem. Este trabalho é fundamental para que o aluno sinta que ele também é produtor de uma cultura.
 Para quem mora no Vale do Aço, segue abaixo links com acesso a alguns materias sobre o folclore da região:
Depois postarei aqui algumas sugestões de brincadeiras e jogos folclóricos que achei bem bacana para ser trabalhado em sala.
Abraços e até...
Vamos falar de cultura, vamos falar de folclore.

"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier). 
O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Um  trabalho significativo  com o folclore  deverá ser desenvolvido através da parceria  com a comunidade escolar... isto mesmo  as crianças e  suas a famílias, estendendo-se à vizinhança  são peças fundamentais para uma aprendizagem significativa do assunto. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, valorizando as manifestações culturais do local em que o aluno vive.  
Saci, Iara, curupira... E as lendas da localidade em que o aluno está inserido? E a culinária típica da sua comunidade? E as danças regionais?
Não estou dizendo aqui que conhecer de maneira macro a cultura  não seja importante. Mais sim,  que  às vezes o aluno passa por anos de escolarização sem ao menos conhecer  as manifestações culturais do seu  entorno. E claro, valorizá-las tal e qual elas merecem. Este trabalho é fundamental para que o aluno sinta que ele também é produtor de uma cultura.
 Para quem mora no Vale do Aço, segue abaixo links com acesso a alguns materias sobre o folclore da região:
Depois postarei aqui algumas sugestões de brincadeiras e jogos folclóricos que achei bem bacana para ser trabalhado em sala.
Abraços e até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário