sábado, 13 de maio de 2017

JOGOS PARA ALFABETIZAR: BINGO DOS SONS INICIAIS


Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais


Confira nesta postagem sugestões de jogos para alfabetizar, bingo dos sons iniciais.
Objetivos didáticos: 
-compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras que podemos pronunciar separadamente;
-comparar palavras quanto às semelhanças sonoras (nas sílabas iniciais);
-perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
-identificar a sílaba como unidade fonológica;
-desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das sílabas iniciais das palavras(aliteração).

Público alvo: 
Alunos em processo de alfabetização, sobretudo os que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e seqüência sonora e que é necessário refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo consciência fonológica.

Sugestões de encaminhamento: 
O professor deve ler, em voz alta, as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à medida quelê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras, o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual:instruções de jogos.


Ao iniciar o jogo, o professor deve mostrar aos alunos que as fichas com as palavras estão dentro do saquinho e que ele vai “gritar” cada palavra que for sorteada. Ao ler a palavra
em voz alta, pode-se dar um intervalo e relê-la, para que todos os alunos tenham realmente tido acesso à informação e tenham tempo para compará-la às palavras da cartela.

O jogo pode ser jogado individualmente ou em duplas. No caso da escolha pela organização em duplas, é importante sugerir que eles conversem antes de marcar a palavra,favorecendo-se, assim, a discussão entre os pares.

Dicas ao professor:
Este jogo leva o aluno a observar que a palavra é composta de sons equivalentes a sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes. Essa é uma descoberta essencial no percurso de apropriação do SEA pelo aprendiz: o que notamos (representamos) no papel são os segmentos sonoros das palavras, ou seja, para escrever, precisamos centrara atenção nos segmentos sonoros.

Um outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as cartelas apresentam não só as figuras, mas as palavras correspondentes a elas, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o mesmo “pedaço” inicial também apresentam as mesmas letras no início. Dessa forma,enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais das palavras, também são estimulados a refletir sobre a sua forma escrita. 

O professor, que é o mediador da situação de jogo, pode, utilizando as cartelas, chamar a atenção para esse aspecto, fazendo, inclusive, atividades no quadro, após o jogo, refletindo sobre essas semelhanças. O professor pode fazer alguns desdobramentos desse jogo, por meio de intervenções e atividades que possibilitam a reflexão sobre as palavras estudadas. Inicialmente, quando o aluno marcar uma palavra no jogo, poderá copiá-la e circular a sílaba que inicia a palavra. Assim será feito para cada palavrada cartela. À medida que o jogo for se desenrolando, o professor poderá chamar a atenção para as novas palavras que forem surgindo e perguntar se algum aluno já encontrou, em sua cartela, alguma palavra que começa com a sílaba inicial da palavra lida. Caso isso tenha ocorrido, todos os alunos que tiverem copiado palavras com aquela sílaba deverão escrever, logo abaixo, a nova palavra e destacar a sílaba inicial.

Outro tipo de atividade que poderá ser feito, à medida que o jogo se desenrola, é pedir para os alunos citarem outras palavras que começam com aquela mesma sílaba. Estas deverão ser anotadas pelo professor no quadro, formando uma lista de palavras. O professor, ao final do jogo, deverá refletir sobre aspartes semelhantes entre essas palavras, chamando os alunos a identificarem a sílaba oral e sua correspondência escrita,naquelas palavras.

Após jogar, o professor pode organizar cruzadinhas e palavras com lacunas, faltando as sílabas iniciais. O aluno deverá tentar preencher os espaços em branco corretamente.

Os alunos com hipótese alfabética poderão avançar,aproveitando as cartelas usadas no jogo, para produzirem mais palavras que começam com as sílabas em destaque (preto). Se a atividade for fácil, poderá ser solicitado que eles produzam palavras que tenham a sílaba em destaque no meio ou no fim das palavras produzidas.

Esclarecemos que as palavras VASSOURA E JARRO possuem como sílaba oral inicial o [VA] e o [JA], respectivamente. Não se deve confundir a sílaba oral dessas palavras com a sua segmentação escrita; pois, nesse caso, por a sílaba seguinte iniciar-se com os dígrafos SS e RR, convencionalizou-se que essas letras iguais são separadas. Isso é um detalhe pouco importante para alunos que estão se alfabetizando. Dessa forma, a palavra que possui a sílaba oral inicial correspondente a VASSOURA é VARINHA e a que corresponde a JARRO é JAVALI.

________________________

Bingo dos sons iniciais (Cartela do aluno) 

Jogadores 
Meta do jogo: Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras. 

Jogadores: 2 a 15 jogadores ou duplas 

Componentes: 
- 15 cartelas com seis figuras (cada cartela) e as palavras escritas correspondentes às figuras.
- 30 fichas com palavras escritas.
- Um saco para guardar as fichas de palavras. 

Regras: 
- Cada jogador ou dupla de jogadores recebe uma cartela.
- A professora sorteia uma ficha do saco e lê a palavra em voz alta.
- Os jogadores que tiverem, em sua cartela, uma figura cujo nome comece com a sílaba da palavra chamada, deverão marcá-la.
- O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar todas as palavras de sua cartela.

Repertório de palavras usadas no jogo:

(Palavras em negrito são as das fichas):

-  ARARA – ASA – ABELHA – AVIÃO
-  BANCO – BANDEJA – BANDEIRA
-  BIBLIOTECA – BICICLETA – BIGODE
-  BODE – BOLA – BOTA
 CAPACETE – CADEIRA – CAVALO – CASA – CADERNO – CAVERNA
-  CHULÉ–CHUVEIRO–CHUPETA
-  DENTISTA–DENTE–DENTADURA
-  ELÁSTICO–ELEFANTE–ÉGUA
-  ESTRADA–ESTRELA–ESQUILO
-  FAZENDA–FACA–FADA
-  FIVELA  – FITA
-  GAROTO –GALINHA–GATO–GALO
-  IOGURTE –IGREJA–ILHA–IGLU
-  JAVALI –JACA–JARRO–JACARÉ
-  LADEIRA – LATA – LÁPIS - LAÇO – LARANJA
-  MALA –MAPA – MACACO – MAÇÃ
-  MARGARIDA – MARTELO
-  MELECA – MELANCIA – MEDALHA – MÉDICO
-  NATUREZA – NAVIO – NARIZ
-  OVELHA – OLHO – OVO – ORELHA
-  PARAFUSO – PAVÃO – PALHAÇO – PAPAGAIO – PATO – PALITO
-  PIOLHO – PILHA – PIÃO – PIRATA – PIANO – PIRULITO – PICOLÉ
-  PRAÇA – PRATO
 RAPOSA – RÁDIO – RABO – RATO
-  RÉDEA –RELÓGIO – RÉGUA – REBOQUE
-  SACO –SAPATO – SAPO
-  TATUAGEM – TATU – TAPETE
-  UMBU – UVA – UVAS
-  VARINHA – VAGA-LUME – VACA – VASSOURA
-  VELHA – VELA

________________________

Tags: Jogos, Jogos Pedagógicos, Alfabetização, Lúdico, ATIVIDADES.

2 Sugestões ou exemplos de jogos similares

Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais
1

Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais
2

Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais
3

Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais
4

Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais
5

Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais
6

Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais
7

Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais
8

Jogos para Alfabetizar: Bingo dos Sons Iniciais
9


0 comentários :

Postar um comentário