sábado, 13 de maio de 2017

Projeto de Leitura: Minha Escola Lê



Confira nesta postagem uma sugestão de projeto para trabalhar a leitura com o objetivo de Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas; Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos coerentes; Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias;
Confira nesta postagem uma sugestão de projeto para trabalhar a leitura com o objetivo de Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas; Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos coerentes; Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias;

Introdução:

Ser capade imaginar outravidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossaexistência e nela assim, encontrar usentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, semdúvida, o aprendizado das palavras, o esmulpara criar, pela fala e pela escrita, e dominar compropriedade a linguagem. Então, não podemos mais pensar eensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula uboProjeto de Leitura, tanto para a própriaescola quanto para a comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relão aleitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneirinterdisciplinar,visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.
São imeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto naaquisição quanto ngosto pelleitura. Então, enquanteducadores s precisamos de ões quedisponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano dessaluno. O trabalho paraminimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para oeducadores e deconquista para os alunos.

Embora enfatizemos a conscientizão de nossos professores de que a leitures nuplanode máxima relevância, enfaticamente nas séries iniciais, não rarobservamos que a atenção esvoltada quase que de maneira exclusiva ao ensino de gramática. O que estamos detectando é queo ensino fundamental em seu ciclinicial es produzindo alunos copistas e com anos dedistorção e defasageerelão a série-idade, mesmo que coprojetos e compensaçõesdestinados atender e suprir esses atrasos.

Diante   tanta possibilidade com  relã a mund d leitura é  preciso despertar esseinteresse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e pareles aflorando e ampliando suasmentes para o gosto pela leitura. Assim, faz-se necessárique o professoprepare o ambientepara o aluno, conquistando essprocessaos poucos, e não só proporcionando espaços de leiturana sala e na escola, mas tambépermitindo o contato direto com o livro através da bibliotecaitinerante, a qual irá a o alunoEse o professor sdispuser a fazer seu papel de sedutor e prepara  ambiente, então teremos  um ótim trabalh d ensinoaprendizagem  ualun apaixonad pel leitura crítico,  imaginativ consciente de seu papel de cidadão.

JUSTIFICATIVA



Considerand  realidad sóci cultura dos  alunos  com relã a processo ensino-aprendizagem observamo qu é  d fundamental importâncirepensarmona educação dofuturo como formão do conhecimento e não somente como informão compartimentadnoprepardcidadão.  Evidenciando essa realidade, consideramos de suma importância elaborareste projeto, com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos   alunos oprazer pela leitura, podendo dessmaneira proporcionar a possibilidade de acesso a essa gama deconhecimentos efetivadnos livros disponíveis através da biblioteca itinerante, a qual estaráatendendo o município como um todo. Parincentivar o desenvolvimento do bito da leitura eda escritura, na comunidade escolar,   serão   desenvolvidas   durante   o   ano   letivo,  atividades   envolvendo docentes, funcionários e educando na interatividade com o livro,despertando estimulando o gosto pelo livro e pela leitura.
______________________

Para ter acesso ao projeto completo, confira o link a seguir e faça DOWNLOAD EM PDF:


0 comentários :

Postar um comentário