Devido aos muitos pedidos e dúvidas com relação aos relatórios de
avaliação individual, estarei postando aqui alguns que escrevi para a
Ed. infantil, 1º e 2º semestres. Isto não significa que não sirvam para
as outras faixas etárias. Foram escritos a partir do desempenho de
alunos de 03 anos, porém, servem para que o professor observe traços
característicos importantes que devem constar em um relatório.
O relatório não deve ser atitudinal. Sempre que fizer uma observação
negativa, o professor deve fazê-la procurando a melhor forma de
expressar-se, sem rotular o aluno ou dar-lhe um título negativo ou mesmo
afirmando uma realidade imutável, como se para aquele aluno não
houvesse solução. Procurar colocar as palavras de forma a deixar
evidente que o aluno está enfrentando dificuldades, porém algumas ou
várias atitudes vêm sendo tomadas pela equipe pedagógica ou pelo
professor, em sala de aula, no sentido de auxiliá-lo a superar suas
dificuldades.
É importante evitar rótulos ou a utilização de adjetivos pejorativos ao avaliar.
A seguir, um modelo de relatório de grupo Semestral. ou seja, a análise
do grupo ao final de um primeiro semestre de trabalho, escrita por mim,
mudando os nomes dos alunos por nomes fictícios. E mais abaixo, modelos
de relatórios individuais de avaliação que escrevi para uma turminha de
Educação infantil. Espero que ajude! Bjinhos de luz a todos os que
diariamente se empenham pela educação!
Escola ...
Relatório Diagnóstico do Desempenho Escolar
Turma: Educação Infantil – 1º Período
Profª: Elizabeth ...
Relatório do Grupo
De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se uns aos outros,
opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as atividades em
grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito a
divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. Saindo de uma fase
egocêntrica, iniciam a formação de hábitos de partilha e internalização
de regras de convivência social. A linguagem está em desenvolvimento e a
maior parte dos alunos ainda aprensenta um falar bastante
infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e
ocorrência de troca de fonemas, o que não é incentivado. Exercícios como
recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar tem
sido realizados. Bastante participativos, todos já realizam as tarefas
rotineiras, à exceção de João e Mário, que ainda estão num processo de
adaptação ao meio, aos outros e acostumando-se a seguir regras
preestabelecidas. Alguns já identificam as cores primárias e contam
oralmente até cinco. De modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e
recontar histórias, passando com facilidade a imitar as personagens,
através do jogo simbólico. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que
também é típico da faixa etária, à exceção de Amanda, que tem sido
incentivada a interagir mais com o grupo. As atividades e jogos lúdicos
têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização.
Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a
utilização de brinquedos ao ar livre.
Relatórios Individuais do desempenho Ed. infantil 1° Semestre. Clique aqui para visualizar online e clique aqui se desejar baixar.
Relatórios Individuais do desempenho Ed. infantil 2° Semestre. Clique aqui para visualizar online e clique aqui se desejar baixar.
Fonte:http://espacosaber1.blogspot.com.br/2014/03/modelo-de-relatorio-de-avaliacao.html?m=1
Devido aos muitos pedidos e dúvidas com relação aos relatórios de
avaliação individual, estarei postando aqui alguns que escrevi para a
Ed. infantil, 1º e 2º semestres. Isto não significa que não sirvam para
as outras faixas etárias. Foram escritos a partir do desempenho de
alunos de 03 anos, porém, servem para que o professor observe traços
característicos importantes que devem constar em um relatório.
O relatório não deve ser atitudinal. Sempre que fizer uma observação
negativa, o professor deve fazê-la procurando a melhor forma de
expressar-se, sem rotular o aluno ou dar-lhe um título negativo ou mesmo
afirmando uma realidade imutável, como se para aquele aluno não
houvesse solução. Procurar colocar as palavras de forma a deixar
evidente que o aluno está enfrentando dificuldades, porém algumas ou
várias atitudes vêm sendo tomadas pela equipe pedagógica ou pelo
professor, em sala de aula, no sentido de auxiliá-lo a superar suas
dificuldades.
É importante evitar rótulos ou a utilização de adjetivos pejorativos ao avaliar.
A seguir, um modelo de relatório de grupo Semestral. ou seja, a análise
do grupo ao final de um primeiro semestre de trabalho, escrita por mim,
mudando os nomes dos alunos por nomes fictícios. E mais abaixo, modelos
de relatórios individuais de avaliação que escrevi para uma turminha de
Educação infantil. Espero que ajude! Bjinhos de luz a todos os que
diariamente se empenham pela educação!
Escola ...
Relatório Diagnóstico do Desempenho Escolar
Turma: Educação Infantil – 1º Período
Profª: Elizabeth ...
Relatório do Grupo
De modo geral, a turma é muito entrosada. Ajudam-se uns aos outros,
opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as atividades em
grupo, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito a
divisão ou uso comum de materiais e brinquedos. Saindo de uma fase
egocêntrica, iniciam a formação de hábitos de partilha e internalização
de regras de convivência social. A linguagem está em desenvolvimento e a
maior parte dos alunos ainda aprensenta um falar bastante
infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e
ocorrência de troca de fonemas, o que não é incentivado. Exercícios como
recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar tem
sido realizados. Bastante participativos, todos já realizam as tarefas
rotineiras, à exceção de João e Mário, que ainda estão num processo de
adaptação ao meio, aos outros e acostumando-se a seguir regras
preestabelecidas. Alguns já identificam as cores primárias e contam
oralmente até cinco. De modo geral, todo o grupo gosta de ouvir e
recontar histórias, passando com facilidade a imitar as personagens,
através do jogo simbólico. Todos são bastante ativos e enérgicos, o que
também é típico da faixa etária, à exceção de Amanda, que tem sido
incentivada a interagir mais com o grupo. As atividades e jogos lúdicos
têm sido de vital importância para melhorar a adaptação e socialização.
Os momentos de dramatização, canto e reconto também, assim como a
utilização de brinquedos ao ar livre.
Relatórios Individuais do desempenho Ed. infantil 1° Semestre. Clique aqui para visualizar online e clique aqui se desejar baixar.
Relatórios Individuais do desempenho Ed. infantil 2° Semestre. Clique aqui para visualizar online e clique aqui se desejar baixar.
Fonte:http://espacosaber1.blogspot.com.br/2014/03/modelo-de-relatorio-de-avaliacao.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário