Objetivos
Realizar a leitura do próprio nome e do de alguns colegas.
Reconhecer as letras.
Escrever o próprio nome.
Ano
Pré-escola.
Tempo estimado
Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.
Material necessário
Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.
Desenvolvimento
1ª ETAPA
Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e
explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio:
“Vamos descobrir quem veio e quem não veio?” Pegue uma ficha e
incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a
plaquinha no cartaz.
2ª ETAPA
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras
usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na
ficha estiver grafado “Amanda”, conduza a discussão indicando que a
palavra começa com o mesmo A de “Ana” e de “Amélia”.
3ª ETAPA
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes
terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: “É de menino ou
de menina?” Para nomes parecidos – Rodrigo e Rogério, por exemplo -,
revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto
da palavra. Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar
os diferentes tamanhos dos dois.
4ª ETAPA
Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos
reproduzam o que está escrito com o alfabeto móvel. O processo deve ser
auxiliado com questionamentos: “Tem certeza de que é essa letra?” ou “A
letra está do ‘lado’ correto?” Observe as crianças que não precisam
mais do modelo na hora de escrever.
5ª ETAPA
Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e
outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o
S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo
acima do quadro para tirar dúvidas.
Avaliação
Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita.
Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a
escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega – com ou
sem o au fonte:(nova escola on-line)
Objetivos
Realizar a leitura do próprio nome e do de alguns colegas.
Reconhecer as letras.
Escrever o próprio nome.
Ano
Pré-escola.
Tempo estimado
Até que todos aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas.
Material necessário
Caixa de sapato, cartaz de pregas, fichas com o nome das crianças, alfabeto (com letras maiúsculas e de fôrma) e letras móveis.
Desenvolvimento
1ª ETAPA
Coloque as fichas com os nomes na caixa. Organize os pequenos em roda e
explique que são os nomes deles que estão nas fichas. Lance o desafio:
“Vamos descobrir quem veio e quem não veio?” Pegue uma ficha e
incentive-os a ler. Quando o nome for identificado, a criança prega a
plaquinha no cartaz.
2ª ETAPA
Incentive as crianças a arriscar a primeira letra. Avance para as outras
usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na
ficha estiver grafado “Amanda”, conduza a discussão indicando que a
palavra começa com o mesmo A de “Ana” e de “Amélia”.
3ª ETAPA
Utilize estratégias para diversificar a atividade. Para alguns nomes
terminados em A e O, revele a última letra e pergunte: “É de menino ou
de menina?” Para nomes parecidos – Rodrigo e Rogério, por exemplo -,
revele as duas primeiras letras e vá explorando as diferenças no resto
da palavra. Em outros, como Maria e Mariana, é possível ainda comparar
os diferentes tamanhos dos dois.
4ª ETAPA
Após a leitura, distribua a cada um a ficha com seu nome. Peça que todos
reproduzam o que está escrito com o alfabeto móvel. O processo deve ser
auxiliado com questionamentos: “Tem certeza de que é essa letra?” ou “A
letra está do ‘lado’ correto?” Observe as crianças que não precisam
mais do modelo na hora de escrever.
5ª ETAPA
Proponha que as crianças escrevam o próprio nome em seus desenhos e
outras atividades. Sempre que houver confusões entre letras parecidas (o
S e o Z, por exemplo), oriente os pequenos a consultar o alfabeto fixo
acima do quadro para tirar dúvidas.
Avaliação
Durante toda a atividade, observe as muitas tentativas de escrita.
Contemple a diversidade da classe. Para estimular quem já aprendeu a
escrever o nome, proponha que passe para o nome de um colega – com ou
sem o au fonte:(nova escola on-line)
Nenhum comentário:
Postar um comentário