RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM AUTISTA


Muitos autistas são pensadores visuais , não pensam através da linguagem. Alguns conceitos tornam-se difíceis de serem apreendidos pela criança autista, se não for demonstrado de forma concreta. Muitas crianças autistas são boas em desenhos, artes e na utilização de computadores e se fixam em um assunto específico. A melhor maneira de lidar com esta fixação é usá-la para motivar os trabalhos da escola.
Os jogos constituem um recurso privilegiado para a aprendizagem e, quando bem utilizados ampliam possibilidades de compreensão através de experiências significativas. Além disso, os jogos por seu caráter coletivo, permitem que alunos autistas troquem informações, façam perguntas e explicitem suas ideias e estratégias avançando em seu processo de aprendizagem e comunicação.
Sugestões de alguns recursos para desenvolver atividades para trabalhar conteúdos específicos.
Utilizar material concreto e lúdico facilita na aprendizagem do aluno autista.
AGRUPAMENTO DAS CORES

Esta atividade consiste em identificar as cores, desenvolver a percepção visual. O aluno deverá separar nos potes correspondente.
ASSOCIAÇÃO DE QUANTIDADE
Esta atividade visa reconhecer os números, cores e quantidades: formar conjuntos de elementos com características semelhantes, parear números, contagens de objetos, pareamento de objetos de uma mesma cor, identificação e nomeação das cores primárias.
TRABALHANDO COM MOSAICO
As atividades com mosaico desenvolve a concentração, coordenação motora e aprendizagem.


Muitos autistas são pensadores visuais , não pensam através da linguagem. Alguns conceitos tornam-se difíceis de serem apreendidos pela criança autista, se não for demonstrado de forma concreta. Muitas crianças autistas são boas em desenhos, artes e na utilização de computadores e se fixam em um assunto específico. A melhor maneira de lidar com esta fixação é usá-la para motivar os trabalhos da escola.
Os jogos constituem um recurso privilegiado para a aprendizagem e, quando bem utilizados ampliam possibilidades de compreensão através de experiências significativas. Além disso, os jogos por seu caráter coletivo, permitem que alunos autistas troquem informações, façam perguntas e explicitem suas ideias e estratégias avançando em seu processo de aprendizagem e comunicação.
Sugestões de alguns recursos para desenvolver atividades para trabalhar conteúdos específicos.
Utilizar material concreto e lúdico facilita na aprendizagem do aluno autista.
AGRUPAMENTO DAS CORES

Esta atividade consiste em identificar as cores, desenvolver a percepção visual. O aluno deverá separar nos potes correspondente.
ASSOCIAÇÃO DE QUANTIDADE
Esta atividade visa reconhecer os números, cores e quantidades: formar conjuntos de elementos com características semelhantes, parear números, contagens de objetos, pareamento de objetos de uma mesma cor, identificação e nomeação das cores primárias.
TRABALHANDO COM MOSAICO
As atividades com mosaico desenvolve a concentração, coordenação motora e aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário