Muitos autistas são pensadores visuais , não pensam através da
linguagem. Alguns conceitos tornam-se difíceis de serem apreendidos pela
criança autista, se não for demonstrado de forma concreta. Muitas
crianças autistas são boas em desenhos, artes e na utilização de
computadores e se fixam em um assunto específico. A melhor maneira de
lidar com esta fixação é usá-la para motivar os trabalhos da escola.
Os jogos constituem um recurso privilegiado para a aprendizagem e,
quando bem utilizados ampliam possibilidades de compreensão através de
experiências significativas. Além disso, os jogos por seu caráter
coletivo, permitem que alunos autistas troquem informações, façam
perguntas e explicitem suas ideias e estratégias avançando em seu
processo de aprendizagem e comunicação.
Sugestões de alguns recursos para desenvolver atividades para trabalhar conteúdos específicos.
Utilizar material concreto e lúdico facilita na aprendizagem do aluno autista.
AGRUPAMENTO DAS CORES
Esta atividade consiste em identificar as cores, desenvolver a percepção
visual. O aluno deverá separar nos potes correspondente.
ASSOCIAÇÃO DE QUANTIDADE
Esta atividade visa reconhecer os números, cores e quantidades: formar
conjuntos de elementos com características semelhantes, parear números,
contagens de objetos, pareamento de objetos de uma mesma cor,
identificação e nomeação das cores primárias.
TRABALHANDO COM MOSAICO
As atividades com mosaico desenvolve a concentração, coordenação motora e aprendizagem.
Muitos autistas são pensadores visuais , não pensam através da
linguagem. Alguns conceitos tornam-se difíceis de serem apreendidos pela
criança autista, se não for demonstrado de forma concreta. Muitas
crianças autistas são boas em desenhos, artes e na utilização de
computadores e se fixam em um assunto específico. A melhor maneira de
lidar com esta fixação é usá-la para motivar os trabalhos da escola.
Os jogos constituem um recurso privilegiado para a aprendizagem e,
quando bem utilizados ampliam possibilidades de compreensão através de
experiências significativas. Além disso, os jogos por seu caráter
coletivo, permitem que alunos autistas troquem informações, façam
perguntas e explicitem suas ideias e estratégias avançando em seu
processo de aprendizagem e comunicação.
Sugestões de alguns recursos para desenvolver atividades para trabalhar conteúdos específicos.
Utilizar material concreto e lúdico facilita na aprendizagem do aluno autista.
AGRUPAMENTO DAS CORES
Esta atividade consiste em identificar as cores, desenvolver a percepção
visual. O aluno deverá separar nos potes correspondente.
ASSOCIAÇÃO DE QUANTIDADE
Esta atividade visa reconhecer os números, cores e quantidades: formar
conjuntos de elementos com características semelhantes, parear números,
contagens de objetos, pareamento de objetos de uma mesma cor,
identificação e nomeação das cores primárias.
TRABALHANDO COM MOSAICO
As atividades com mosaico desenvolve a concentração, coordenação motora e aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário