Quando as trocas são constantes, ou seja, sistemáticas, deve-se trabalhar com a criança a consciência fônica das letras. Trocas chamadas de surdo-sonoras são as mais comuns e representam melhor a categoria de trocas sistemáticas. São elas: D e T, P e B, F e V, G/J e X/CH. Essas trocas são comuns pois têm a formação do som no mesmo local do aparelho fônico, diferenciando-se apenas por "onde o som irá sair", se pelo nariz ou pela boca.
Uma atividade simples, que trabalha a consciência fônica, é a seguinte:
Material: Letras do alfabeto
Desenvolvimento: O
professor conta pequenas estórias em que um certo fonema aparece
repetidamente em várias palavras, sendo que, a cada vez que ela
aparecer, será prolongado ou repetido. A letra correspondente ao fonema
deve ser mostrada à criança. Exemplo:
Prestem bastante atenção! FFábio affiou a ffaca. A ffaca fficou tão
affiada que cortou ffácil a ffolha de papel. FFábio ffalou: que
ffacada!
Vejam as palavras: Fábio, faca, ficou, fácil, folha, falou,
facada. Todas elas começam da mesma forma, certo? Começam com /ff/.
Então vamos lá,
- repita FFábio. Agora diga qual é o som do começo?
- repita ffaca. Qual é o som do começo?
- repita fficou. Qual é o som do começo?
- repita ffácil. Qual é o som do começo?
- repita ffolha. Qual é o som do começo?
- repita ffalou. Qual é o som do começo?
- repita ffacada. Qual é o som do começo?
Esta atividade deve ser repetida com a letra V, para que as crianças possam identificar a diferença entre os dois fonemas.
fonte: Bruna Alves do blog Como eu aprendo
Quando as trocas são constantes, ou seja, sistemáticas, deve-se trabalhar com a criança a consciência fônica das letras. Trocas chamadas de surdo-sonoras são as mais comuns e representam melhor a categoria de trocas sistemáticas. São elas: D e T, P e B, F e V, G/J e X/CH. Essas trocas são comuns pois têm a formação do som no mesmo local do aparelho fônico, diferenciando-se apenas por "onde o som irá sair", se pelo nariz ou pela boca.
Uma atividade simples, que trabalha a consciência fônica, é a seguinte:
Material: Letras do alfabeto
Desenvolvimento: O
professor conta pequenas estórias em que um certo fonema aparece
repetidamente em várias palavras, sendo que, a cada vez que ela
aparecer, será prolongado ou repetido. A letra correspondente ao fonema
deve ser mostrada à criança. Exemplo:
Prestem bastante atenção! FFábio affiou a ffaca. A ffaca fficou tão
affiada que cortou ffácil a ffolha de papel. FFábio ffalou: que
ffacada!
Vejam as palavras: Fábio, faca, ficou, fácil, folha, falou,
facada. Todas elas começam da mesma forma, certo? Começam com /ff/.
Então vamos lá,
- repita FFábio. Agora diga qual é o som do começo?
- repita ffaca. Qual é o som do começo?
- repita fficou. Qual é o som do começo?
- repita ffácil. Qual é o som do começo?
- repita ffolha. Qual é o som do começo?
- repita ffalou. Qual é o som do começo?
- repita ffacada. Qual é o som do começo?
Esta atividade deve ser repetida com a letra V, para que as crianças possam identificar a diferença entre os dois fonemas.
fonte: Bruna Alves do blog Como eu aprendo
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