segunda-feira, 14 de novembro de 2016

DINÂMICA PARA TRABALHAR COMPANHERISMO

 
- Famílias de Pássaros

1-Passos:
- Participantes são divididos em duas equipes: a) A família dos
Joões-de-barro; b) a família dos pardais
Nos extremos opostos da sala, marcam-se dois ninhos: a) um dos
João-de -barro; b) outro dos pardais.
Os Joões-de-barro caminham agachados e os pardais brincam saltitantes, num
pé só. Uns e outros brincam juntos num mesmo espaço.
- Enquanto estiverem andando todos misturados, mas cada qual em seu estilo,
será dado um sinal e as famílias terão de voltar a seus ninhos. Cada qual o
fará agachado ou saltitando, conforme se trate de João-de-barro ou pardal. A
família vencedora será aquela, que, por primeiro, reunir todos os seus
companheiros no ninho.

Dinâmica: " da rosa" (infantil)

Objetivo: despertar a atitude em preservar o que temos.
Materiais: uma flor (rosa) natural
Procedimento: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a fim de preservar os materias dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente

Dinâmica: "dança da cadeira cooperativa"

Objetivo: essa dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre cooperação entre o grupo.
Materiais: 1 cadeira
Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira(mesmo procedimento), só que em ao invés dos que ficarem sem se sentar sairem, terão que se sentar no colo do amigo, de modo que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro.

Dinâmica da Embolação

Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.
Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.
Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo "bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.

O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.
Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Obs: Pode ser feito também na água.



Ser professor é... Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original... Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender... Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado. Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
SAIBA O QUE VOCÊ PODE FAZER COMO PAI PARA AJUDAR NA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!!!


Pais, mães, todos que têm a educação de uma criança sob sua responsabilidade, têm o dever de acompanhar a vida escolar das crianças e cobrar um ensino de qualidade.

É importante ter contato com o cotidiano da escola, ajudar a identificar os problemas e contribuir para resolvê-los. Também é fundamental saber se o aluno está realmente aprendendo, ver de perto sua lição de casa e motivá-lo para a aprendizagem.

COMO PARTICIPAR NA VIDA DA ESCOLA:


*Mantenha-se informado sobre a escola de seu filho;

*Converse com o diretor da escola;
*Mantenha um relacionamento constante com os professores de seu filho;
*Converse com os outros pais de alunos;
*Participe das reuniões escolares; e,
*Fique atento ao desempenho escolar de seu filho.

COMO PARTICIPAR EM CASA NO DIA-A-DIA DA CRIANÇA:


*Evite faltas desnecessárias;

*Cobre de seu filho comprometimento com a escola;
*Acompanhe o dever de casa;
*É preciso criar um ambiente adequado e determinar períodos de estudo para seu filho;
*Fique atento ao desempenho escolar de seu filho; e
*Mantenha abertos os canais de diálogo com seu filho e demonstre interesse;

A Gotinha Inteligente


Em um lago viviam muitas gotinhas de água.Num certo dia de sol muito quente,essas gotinhas resolveram sair para passear,( evaporação da água ).E voaram,pelo ar,subiram,subiram...

( desenhar um lago )

Uma delas disse: - Vamos ficar juntas para não nos perdermos,e todas concordaram dando as mãos ( formação das nuvens ),eram muitas gotinhas juntas girando,girando... ( movimentação das nuvens ).Elas caminhavam e encontravam mais gotinhas de água.

( desenhar muitas nuvens )

De repente uma delas disse:
- Já está ficando tarde!
- Vamos voltar para o lago?
E todas desceram juntas em forma de chuva ( formação de chuva )

( desenhar a chuva e o lago )


Trabalhe essa história em folha com formato de gota,fica ainda mais inserido no assunto.

0 comentários :

Postar um comentário