* APRESENTAR A NOMENCLATURA POR MEIO DE SÍMBOLO, LINGUAGEM E FORMA CONCRETA.
* ATRIBUIR SENTIDO NÚMERO PARA AS MAIS DIFERENTES SITUAÇÕES E MOSTRAR AO ALUNO QUE NÚMEROS IGUAIS TÊM SIGNIFICADOS DIFERENTES.
FAIXA ETÁRIA: 4 A 6 ANOS.
MOSTRE AOS PEQUENOS QUE NÚMEROS IGUAIS PODEM REPRESENTAR SITUAÇÕES MUITO DIFERENTES.
OS NÚMEROS ESTÃO POR TODA A PARTE
E NOS AJUDAM A REPRESENTAR DESDE AQUELA DATA ESPECIAL ATÉ A SIMPLES
COMPRA DE BALAS NA CANTINA DA ESCOLA. ELES TAMBÉM SERVEM PARA
IDENTIFICAR A CAMISA DO ÍDOLO DO FUTEBOL, A CLASSIFICAÇÃO DOS
PARTICIPANTES EM UMA BRINCADEIRA, O CPF DO PAPAI E A PLACA DO CARRO DA
MAMÃE. MAS SERÁ QUE OS PEQUENOS JÁ SE DERAM CONTA DE QUE NÚMEROS IGUAIS
TÊM SIGNIFICADOS DIFERENTES?
PARA JANAÍNA SPOLIDORIO, PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE SÃO BERNARDO DO
CAMPO (SP), O MELHOR CAMINHO É CHAMAR A ATENÇÃO PARA TODAS AS SITUAÇÕES
QUE ENVOLVEM OS NÚMEROS. "A PRINCÍPIO, TEMOS TRÊS FORMAS BÁSICAS PARA
QUE A CRIANÇA SE APROPRIE DA NOMENCLATURA: O SÍMBOLO (2, POR EXEMPLO), A
LINGUAGEM (DOIS) OU A FORMA CONCRETA (A QUANTIDADE REPRESENTADA POR
FIGURAS, SINAIS OU OBJETOS). DEPOIS DE TRABALHAR A NOMENCLATURA, PROMOVA
BRINCADEIRAS PARA QUE O ALUNO PERCEBA A IMPORTÂNCIA E A UTILIDADE DOS
NÚMEROS", EXPLICA.
NÃO FALTAM OPORTUNIDADES PARA INTRODUZIR O TEMA EM SALA DE AULA.
"OBSERVAR FIGURAS EM LIVROS DE HISTÓRIA É UM BOM EXERCÍCIO, POIS TRAS A
POSSIBILIDADE DE EXPLIRAR A MATEMÁTICA DAS IMAGENS. AO LER UM LIVRO, O
PROFESSOR PODE MOSTRAR AS IMAGENS ANTES DA LEITURA E EXPLORÁ-LAS,
ATRIBUINDO UM SENTIDO NUMÉRICO", SUGERE A PROFESSORA. AS DRAMATIZAÇÕES
TAMBÉM SÃO BEM-VINDAS E TOMAM A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. "CERTA
VEZ, CHEGAMOS A MONTAR UMA LANCHONETE E CADA MESA TINHA O SEU NÚMERO, OS
LANCHES ERAM REPRESENTADOS POR ALGARISMOS, HAVIA O VALOR A SER PAGO E A
ORDEM DOS PEDIDOS. AS CRIANÇAS FICARAM IMPRESSIONADAS PELA QUANTIDADE
DE NÚMEROS!", RECORDA JANAÍNA. ANA PAULA COSTA, PROFESSORA DE
INFORMÁTICA EDUCACIONAL DA ESCOLA MOPPE, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP),
SUGERE O USO DOS APLICATIVOS DO OFFICE PARA TORNAR O CONTEÚDO MAIS
INTERATIVO: "ALÉM DE SER FÁCIL DE MANIPULAR, DESPERTA O INTERESSE DAS
CRIANÇAS. PODEMOS UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO, UM APLICATIVO PARA CRIAÇÃO
DE APRESENTAÇÕES OU INSERIR FOTOS DAS PRÓPRIAS CRIANÇAS PARA EXPLICAR
DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS", RECOMENDA.
ACOMPANHE AS TAIVIDADES SUGERIDAS PELA EDUCADORA JANAINA SPOLIDORIO E
PROMOVA UMA VERDADEIRA INVASÃO DOS NÚMEROS EM SALA DE AULA!
VALOR POSICIONAL
TER
EM SALA DE AULA UM QUADRO DE NÚMEROS ATÉ 100 É DE GRANDE AUXÍLIO E O
PROFESSOR PODE FAZER UM TIPO DE CONTAGEM DIFERENTE POR DIA: DE DOIS EM
DOIS, DE CINCO EM CINCO, DE DEZ EM DEZ. QUANDO OS ALUNOS ESTIVEREM BEM
NA CONTAGEM, PREPARE CARTÕES COM NÚMEROS DE DOIS OU TRÊS DÍGITOS, BEM
COMO FICHAS REPRESENTATIVAS COM CORES: CÍRCULOS BRANCOS VALEM 100,
CÍRCULOS AZUIS VALEM DEZ E AMARELOS VALEM UM. O ALUNO RECEBE O NÚMERO 23
E DEVE REPRESENTÁ-LO COM OS CÍRCULOS: DOIS AZUIS E TRÊS AMARELOS. DESSA
FORMA, ELE JÁ IRÁ SE APROPRIAR DA REPRESENTAÇÃO DIFERENTE DO NÚMERO
DOIS NO CONTEXTO 23.
ESTACIONAMENTO MATEMÁTICO
1- COM AJUDA DE UMA RÉGUA E DO MOLDE, DESENHE O ESTACIONAMENTO E SUAS MARCAÇÕES.
2- COLE AS PLAQUINHAS NAS CASAS QUE NÃO ESTÃO NUMERADAS.
3- COM O E.V.A. CORTADO, FAÇA MARCAÇÕES COMO UM DOMINÓ.
COMO JOGAR
1- DIVIDA OS ALUNOS EM GRUPOS E DISTRIBUA PARA CADA EQUIPE DOIS DADOS,
ALGUMAS PEÇAS DE DOMINÓ QUE REPRESENTEM OS NÚMEROS DE 1 A 12 E O
TABULEIRO COM ESPAÇO PARA DOZE CARRINHOS. ATENÇÃO: O TABULEIRO PODE TER
MAIS CASAS PREENCHIDAS POR OUTROS CARRINHOS, MAS AO LONGO DO PERCURSO É
PRECISO TER "12 VAGAS SOBRANDO".
2- PEÇA PARA O PRIMEIRO JOGADOR LANÇAR OS DOIS DADOS E AJUDE-O A SOMAR OS PONTOS.
3- ELE DEVERÁ OBSERVAR SE EM SUAS PEÇAS DE DOMINÓ HÁ UMA QUANTIDADE CORRESPONDENTE À SOMA DOS DADOS.
(EXEMPLO: 3+ 6 = 9. LOGO, O SEU CARRINHO SERÁ REPRESENTADO PELA PEÇA DE
DOMINÓ CORRESPONDENTE AO 9 E DEVERÁ FICAR ESTACIONADO NA CASA 9).
4- SE A VAGA ESTIVER LIVRE PARA O "CARRINHO" (REPRESENTADO PELA SUA PEÇA
DE DOMINÓ), O JOGADOR DEVERÁ POSICIONAR A PEÇA NO LUGAR CORRESPONDENTE.
MAS, SE A VAGA ESTIVER OCUPADA OU NÃO TIVER UMA PEÇA CORRESPONDENTE,
PERDERÁ A VEZ.
5- AO FINAL, OS ALUNOS PODEM VER QUEM GANHOU PELA QUANTIDADE DE PEÇAS
QUE SOBRARAM PARA CADA JOGADOR. QUEM TIVER MENOS, FICA EM PRIMEIRO
LUGAR.
INSPIRE-SE COM AS SUGESTÕES DA PROFESSORA ANA PAULA COSTA:
LISTA DE NOMES DOS ALUNOS
1- COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR, CONFECCIONE UMA LISTA COM OS NOMES DOS ALUNOS EM TAMANHO GRANDE E COLORIDO.
2- ESTIMULE A CONTAGEM DE NOMES E LETRAS EXISTENTES, E REPRESENTE-AS POR MEIO DOS NÚMEROS.
QUANTAS CRIANÇAS ESTÃO NA FOTO?
1- COM A AJUDA DO RESPONSÁVEL PELA PARTE DE INFORMÁTICA DA ESCOLA, MONTE FOTOS COM NÚMEROS DIFERENTES DE ALUNOS.
2- EXIBA EM UM TELÃO AS IMAGENS E PEÇA QUE AS CRIANÇAS CONTEM QUANTOS ALUNOS APARECEM EM CADA FOTO.
DE OLHO NO CALENDÁRIO
UMA
BOA MANEIRA PARA IDENTIFICAR UMA NOVA FUNÇÃO DOS NÚMEROS É OBSERVAR O
CALENDÁRIO, COM A PRESENTAÇÃO DOS DIAS, MESES E ANO EM NÚMEROS.
PARTES DO CORPO
O CORPO É UM GRANDE ALIADO PARA APRENDIZAGEM E PODERÁ SER EXPLORADO
SEMPRE QUE HOUVER SITUAÇÕES DE CONTAGEM. POR EXEMPLO: O NÚMERO SETE PODE
SER REPRESENTADO PELOS DEDOS DAS MÃOS E PELA QUANTIDADE DE OLHOS DE
ALGUNS ALUNOS. O PROFESSOR PODE AINDA FAZER CARTAZES COM AS DESCOBERTAS
DOS ALUNOS, ALÉM DE ATIVIDADES DIVERSAS COM OS NÚMEROS GRAFADOS.
CAMISA DO JOGADOR
DEPOIS QUE A CRIANÇA SE APROPRIA DO NÚMERO E ENTENDE QUE ELE REPRESENTA
UMA QUANTIDADE, PODERÁ SE VER EM CONFLITO AO IDENTIFICAR O NÚMERO 5
GRAFADO NA CAMISA DE UM JOGADOR DE FUTEBOL, POR EXEMPLO, É NESSE PONTO
QUE ELA ESTÁ PRONTA PARA COMPREENDER QUE O NÚMERO É APENAS SIMBÓLICO
NESSA SITUAÇÃO. O PROFESSOR PODE PROMOVER SITUAÇÕES NAS QUAIS AS
CRIANÇAS RECEBEM NÚMEROS, PARA QUE AS REPRESENTE. DESTA FORMA, SERÁ MAIS
FÁCIL ENTENDER A SIMBOLOGIA DE UM NÚMERO NESTE CASO. PODE SER UM JOGO
DE PERGUNTAS SOBRE ALGUM CONTÉUDO E A PROFESSORA CHAMA, POR EXEMPLO, O
GRUPO 3 PARA RESPONDER, OU O ALUNO 4.
DICA ESPERTA!
IMAGENS SOBRE OS PROJETOS E CONTEÚDOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA TAMBÉM PODEM SER EXPLORADAS POR MEIO DE FOTOS.
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
OBJETIVOS:
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
* APRESENTAR A NOMENCLATURA POR MEIO DE SÍMBOLO, LINGUAGEM E FORMA CONCRETA.
* ATRIBUIR SENTIDO NÚMERO PARA AS MAIS DIFERENTES SITUAÇÕES E MOSTRAR AO ALUNO QUE NÚMEROS IGUAIS TÊM SIGNIFICADOS DIFERENTES.
FAIXA ETÁRIA: 4 A 6 ANOS.
MOSTRE AOS PEQUENOS QUE NÚMEROS IGUAIS PODEM REPRESENTAR SITUAÇÕES MUITO DIFERENTES.
OS NÚMEROS ESTÃO POR TODA A PARTE
E NOS AJUDAM A REPRESENTAR DESDE AQUELA DATA ESPECIAL ATÉ A SIMPLES
COMPRA DE BALAS NA CANTINA DA ESCOLA. ELES TAMBÉM SERVEM PARA
IDENTIFICAR A CAMISA DO ÍDOLO DO FUTEBOL, A CLASSIFICAÇÃO DOS
PARTICIPANTES EM UMA BRINCADEIRA, O CPF DO PAPAI E A PLACA DO CARRO DA
MAMÃE. MAS SERÁ QUE OS PEQUENOS JÁ SE DERAM CONTA DE QUE NÚMEROS IGUAIS
TÊM SIGNIFICADOS DIFERENTES?
PARA JANAÍNA SPOLIDORIO, PROFESSORA DA REDE PÚBLICA DE SÃO BERNARDO DO
CAMPO (SP), O MELHOR CAMINHO É CHAMAR A ATENÇÃO PARA TODAS AS SITUAÇÕES
QUE ENVOLVEM OS NÚMEROS. "A PRINCÍPIO, TEMOS TRÊS FORMAS BÁSICAS PARA
QUE A CRIANÇA SE APROPRIE DA NOMENCLATURA: O SÍMBOLO (2, POR EXEMPLO), A
LINGUAGEM (DOIS) OU A FORMA CONCRETA (A QUANTIDADE REPRESENTADA POR
FIGURAS, SINAIS OU OBJETOS). DEPOIS DE TRABALHAR A NOMENCLATURA, PROMOVA
BRINCADEIRAS PARA QUE O ALUNO PERCEBA A IMPORTÂNCIA E A UTILIDADE DOS
NÚMEROS", EXPLICA.
NÃO FALTAM OPORTUNIDADES PARA INTRODUZIR O TEMA EM SALA DE AULA.
"OBSERVAR FIGURAS EM LIVROS DE HISTÓRIA É UM BOM EXERCÍCIO, POIS TRAS A
POSSIBILIDADE DE EXPLIRAR A MATEMÁTICA DAS IMAGENS. AO LER UM LIVRO, O
PROFESSOR PODE MOSTRAR AS IMAGENS ANTES DA LEITURA E EXPLORÁ-LAS,
ATRIBUINDO UM SENTIDO NUMÉRICO", SUGERE A PROFESSORA. AS DRAMATIZAÇÕES
TAMBÉM SÃO BEM-VINDAS E TOMAM A APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. "CERTA
VEZ, CHEGAMOS A MONTAR UMA LANCHONETE E CADA MESA TINHA O SEU NÚMERO, OS
LANCHES ERAM REPRESENTADOS POR ALGARISMOS, HAVIA O VALOR A SER PAGO E A
ORDEM DOS PEDIDOS. AS CRIANÇAS FICARAM IMPRESSIONADAS PELA QUANTIDADE
DE NÚMEROS!", RECORDA JANAÍNA. ANA PAULA COSTA, PROFESSORA DE
INFORMÁTICA EDUCACIONAL DA ESCOLA MOPPE, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP),
SUGERE O USO DOS APLICATIVOS DO OFFICE PARA TORNAR O CONTEÚDO MAIS
INTERATIVO: "ALÉM DE SER FÁCIL DE MANIPULAR, DESPERTA O INTERESSE DAS
CRIANÇAS. PODEMOS UTILIZAR O EDITOR DE TEXTO, UM APLICATIVO PARA CRIAÇÃO
DE APRESENTAÇÕES OU INSERIR FOTOS DAS PRÓPRIAS CRIANÇAS PARA EXPLICAR
DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS", RECOMENDA.
ACOMPANHE AS TAIVIDADES SUGERIDAS PELA EDUCADORA JANAINA SPOLIDORIO E
PROMOVA UMA VERDADEIRA INVASÃO DOS NÚMEROS EM SALA DE AULA!
VALOR POSICIONAL
TER
EM SALA DE AULA UM QUADRO DE NÚMEROS ATÉ 100 É DE GRANDE AUXÍLIO E O
PROFESSOR PODE FAZER UM TIPO DE CONTAGEM DIFERENTE POR DIA: DE DOIS EM
DOIS, DE CINCO EM CINCO, DE DEZ EM DEZ. QUANDO OS ALUNOS ESTIVEREM BEM
NA CONTAGEM, PREPARE CARTÕES COM NÚMEROS DE DOIS OU TRÊS DÍGITOS, BEM
COMO FICHAS REPRESENTATIVAS COM CORES: CÍRCULOS BRANCOS VALEM 100,
CÍRCULOS AZUIS VALEM DEZ E AMARELOS VALEM UM. O ALUNO RECEBE O NÚMERO 23
E DEVE REPRESENTÁ-LO COM OS CÍRCULOS: DOIS AZUIS E TRÊS AMARELOS. DESSA
FORMA, ELE JÁ IRÁ SE APROPRIAR DA REPRESENTAÇÃO DIFERENTE DO NÚMERO
DOIS NO CONTEXTO 23.
ESTACIONAMENTO MATEMÁTICO
1- COM AJUDA DE UMA RÉGUA E DO MOLDE, DESENHE O ESTACIONAMENTO E SUAS MARCAÇÕES.
2- COLE AS PLAQUINHAS NAS CASAS QUE NÃO ESTÃO NUMERADAS.
3- COM O E.V.A. CORTADO, FAÇA MARCAÇÕES COMO UM DOMINÓ.
COMO JOGAR
1- DIVIDA OS ALUNOS EM GRUPOS E DISTRIBUA PARA CADA EQUIPE DOIS DADOS,
ALGUMAS PEÇAS DE DOMINÓ QUE REPRESENTEM OS NÚMEROS DE 1 A 12 E O
TABULEIRO COM ESPAÇO PARA DOZE CARRINHOS. ATENÇÃO: O TABULEIRO PODE TER
MAIS CASAS PREENCHIDAS POR OUTROS CARRINHOS, MAS AO LONGO DO PERCURSO É
PRECISO TER "12 VAGAS SOBRANDO".
2- PEÇA PARA O PRIMEIRO JOGADOR LANÇAR OS DOIS DADOS E AJUDE-O A SOMAR OS PONTOS.
3- ELE DEVERÁ OBSERVAR SE EM SUAS PEÇAS DE DOMINÓ HÁ UMA QUANTIDADE CORRESPONDENTE À SOMA DOS DADOS.
(EXEMPLO: 3+ 6 = 9. LOGO, O SEU CARRINHO SERÁ REPRESENTADO PELA PEÇA DE
DOMINÓ CORRESPONDENTE AO 9 E DEVERÁ FICAR ESTACIONADO NA CASA 9).
4- SE A VAGA ESTIVER LIVRE PARA O "CARRINHO" (REPRESENTADO PELA SUA PEÇA
DE DOMINÓ), O JOGADOR DEVERÁ POSICIONAR A PEÇA NO LUGAR CORRESPONDENTE.
MAS, SE A VAGA ESTIVER OCUPADA OU NÃO TIVER UMA PEÇA CORRESPONDENTE,
PERDERÁ A VEZ.
5- AO FINAL, OS ALUNOS PODEM VER QUEM GANHOU PELA QUANTIDADE DE PEÇAS
QUE SOBRARAM PARA CADA JOGADOR. QUEM TIVER MENOS, FICA EM PRIMEIRO
LUGAR.
INSPIRE-SE COM AS SUGESTÕES DA PROFESSORA ANA PAULA COSTA:
LISTA DE NOMES DOS ALUNOS
1- COM O AUXÍLIO DO COMPUTADOR, CONFECCIONE UMA LISTA COM OS NOMES DOS ALUNOS EM TAMANHO GRANDE E COLORIDO.
2- ESTIMULE A CONTAGEM DE NOMES E LETRAS EXISTENTES, E REPRESENTE-AS POR MEIO DOS NÚMEROS.
QUANTAS CRIANÇAS ESTÃO NA FOTO?
1- COM A AJUDA DO RESPONSÁVEL PELA PARTE DE INFORMÁTICA DA ESCOLA, MONTE FOTOS COM NÚMEROS DIFERENTES DE ALUNOS.
2- EXIBA EM UM TELÃO AS IMAGENS E PEÇA QUE AS CRIANÇAS CONTEM QUANTOS ALUNOS APARECEM EM CADA FOTO.
DE OLHO NO CALENDÁRIO
UMA
BOA MANEIRA PARA IDENTIFICAR UMA NOVA FUNÇÃO DOS NÚMEROS É OBSERVAR O
CALENDÁRIO, COM A PRESENTAÇÃO DOS DIAS, MESES E ANO EM NÚMEROS.
PARTES DO CORPO
O CORPO É UM GRANDE ALIADO PARA APRENDIZAGEM E PODERÁ SER EXPLORADO
SEMPRE QUE HOUVER SITUAÇÕES DE CONTAGEM. POR EXEMPLO: O NÚMERO SETE PODE
SER REPRESENTADO PELOS DEDOS DAS MÃOS E PELA QUANTIDADE DE OLHOS DE
ALGUNS ALUNOS. O PROFESSOR PODE AINDA FAZER CARTAZES COM AS DESCOBERTAS
DOS ALUNOS, ALÉM DE ATIVIDADES DIVERSAS COM OS NÚMEROS GRAFADOS.
CAMISA DO JOGADOR
DEPOIS QUE A CRIANÇA SE APROPRIA DO NÚMERO E ENTENDE QUE ELE REPRESENTA
UMA QUANTIDADE, PODERÁ SE VER EM CONFLITO AO IDENTIFICAR O NÚMERO 5
GRAFADO NA CAMISA DE UM JOGADOR DE FUTEBOL, POR EXEMPLO, É NESSE PONTO
QUE ELA ESTÁ PRONTA PARA COMPREENDER QUE O NÚMERO É APENAS SIMBÓLICO
NESSA SITUAÇÃO. O PROFESSOR PODE PROMOVER SITUAÇÕES NAS QUAIS AS
CRIANÇAS RECEBEM NÚMEROS, PARA QUE AS REPRESENTE. DESTA FORMA, SERÁ MAIS
FÁCIL ENTENDER A SIMBOLOGIA DE UM NÚMERO NESTE CASO. PODE SER UM JOGO
DE PERGUNTAS SOBRE ALGUM CONTÉUDO E A PROFESSORA CHAMA, POR EXEMPLO, O
GRUPO 3 PARA RESPONDER, OU O ALUNO 4.
DICA ESPERTA!
IMAGENS SOBRE OS PROJETOS E CONTEÚDOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA TAMBÉM PODEM SER EXPLORADAS POR MEIO DE FOTOS.
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário