Plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto de aulas, e configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento.
No Planejamento de aula, o professor indica os procedimentos necessários para a realização dos planos de estudo.Ele deve:
* apontar para os objetivos a serem alcançados;
* descrever o conteúdo que será trabalhado na aula;
* definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos;
* sugerir recursos(cartazes, jornais, livros, filmes e outros objetos variados) para serem usados durante a aula, visando despertar o interesse e estimular a participação dos alunos;
* estabelecer de que maneira será feita a avaliação.
"Em geral, o Plano de aula do professor assume formas que variam de um diário a um semanário."
Os elementos do Plano de aula:
* temática a ser trabalhada em sala de aula;
* explicitação das necessidades de aprendizagem dos alunos e que justificam a proposta;
* objetivo específico do ensino referente à temática a ser trabalhada;
* conteúdo - explicitação do conteúdo a ser trabalhado;
* metodologia - explicitação da metodologia de ensino, de acordo com a especificidade do conteúdo e da dimensão que será trabalhada, quais sejam: mobilização para o conhecimento; construção do conhecimento e/ou elaboração e expressão da síntase do conhecimento;
* previsão do tempo disponível para o desenvolvimento da aula, a fim de estabelecer prioridades;
* recursos didáticos que serão utilizados;
* avaliação - estabelecimento de estratégias que o professor utilizará para acompanhar o processo de desenvolvimento e de construção do conhecimento pelo aluno. a partir da avaliação, o professor tem subsídios para replanejar sua ação, na perpectiva de ação-reflexão;
Vasconcellos(2000,p.148)
As Atividades Pedagógicas devem ser:
* coerentes com os objetivos;
* adaptadas às necessidades e características da faixa etária;
* apresentadas com clareza;
* inter-relacionadas e ordenadas;
* atrativas;
* variadas.
Fonte: Maia,Chistiane Martinatti; Scheibel, Maria Fani.Didática:organização do trabalho pedagógico.Curitiba: IESDE Brasil S.A.,2006.
Plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto de aulas, e configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento.
No Planejamento de aula, o professor indica os procedimentos necessários para a realização dos planos de estudo.Ele deve:
* apontar para os objetivos a serem alcançados;
* descrever o conteúdo que será trabalhado na aula;
* definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos;
* sugerir recursos(cartazes, jornais, livros, filmes e outros objetos variados) para serem usados durante a aula, visando despertar o interesse e estimular a participação dos alunos;
* estabelecer de que maneira será feita a avaliação.
"Em geral, o Plano de aula do professor assume formas que variam de um diário a um semanário."
Os elementos do Plano de aula:
* temática a ser trabalhada em sala de aula;
* explicitação das necessidades de aprendizagem dos alunos e que justificam a proposta;
* objetivo específico do ensino referente à temática a ser trabalhada;
* conteúdo - explicitação do conteúdo a ser trabalhado;
* metodologia - explicitação da metodologia de ensino, de acordo com a especificidade do conteúdo e da dimensão que será trabalhada, quais sejam: mobilização para o conhecimento; construção do conhecimento e/ou elaboração e expressão da síntase do conhecimento;
* previsão do tempo disponível para o desenvolvimento da aula, a fim de estabelecer prioridades;
* recursos didáticos que serão utilizados;
* avaliação - estabelecimento de estratégias que o professor utilizará para acompanhar o processo de desenvolvimento e de construção do conhecimento pelo aluno. a partir da avaliação, o professor tem subsídios para replanejar sua ação, na perpectiva de ação-reflexão;
Vasconcellos(2000,p.148)
As Atividades Pedagógicas devem ser:
* coerentes com os objetivos;
* adaptadas às necessidades e características da faixa etária;
* apresentadas com clareza;
* inter-relacionadas e ordenadas;
* atrativas;
* variadas.
Fonte: Maia,Chistiane Martinatti; Scheibel, Maria Fani.Didática:organização do trabalho pedagógico.Curitiba: IESDE Brasil S.A.,2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário