Plano de aula Dia da Mulher / 4º e 5º ano


Plano de aula Dia da Mulher / 4º e 5º ano


Sugestão de Plano de Aula

Tema: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Objetivos: Valorizar a mulher por suas conquistas e suas lutas ao longo dos anos.

Desenvolvimento:

Iniciar a aula falando um pouco sobre a data/ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.


             O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço na sociedade.

         Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.

            Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.

         Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atiraram fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.

     A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.

Agora é você!!!

Tarefa 1: Realizar uma pesquisa com uma senhora acima de 60 anos para saber as mudanças que ocorreram na vida das mulheres.


     Trabalho de pesquisa / Dia internacional da mulher
   Nome da pessoa entrevistada: ___________________Idade:___
1.     Quando a senhora era pequena como eram as brincadeiras? _____________
_______________________________________________________________________
2.     Sua mãe trabalhava fora de casa? ________________________________________________________________
3.    Como foi o seu namoro/Com que idade se casou? Foi a senhora que escolheu o seu namorado? _________________________________
4.     Atualmente as mulheres são independentes, trabalham fora de casa e disputam o mercado de trabalho com os homens, com igualdade de tarefas e salários. Quando a senhora se casou trabalhou empregada fora de casa? __________Em quais tarefas? ___________________________________
5.     A senhora acha que o mundo está melhor ou pior para as mulheres? ________ Por quê? ______________________________________________________________
                ________________________________________________
Agradeça a pessoa entrevistada pela contribuição e traga a pesquisa para um debate em sala de aula.


Tarefa 2: Faça um acróstico com a palavra MULHER.

M

U

L

H

E

R


Tarefa 3: Crie um poema com o tema MULHER.


Tarefa 4: Pesquise sobre a lei Maria da Penha.

1.     Por que ela recebeu esse nome?

2.     Para que serve?


Tarefa 5: Após tudo que foi trabalhado em sala de aula, as pesquisas e debates crie um texto homenageando as mulheres.
Confecção de Cartões.
 





Plano de aula Dia da Mulher / 4º e 5º ano


Sugestão de Plano de Aula

Tema: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Objetivos: Valorizar a mulher por suas conquistas e suas lutas ao longo dos anos.

Desenvolvimento:

Iniciar a aula falando um pouco sobre a data/ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.


             O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço na sociedade.

         Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.

            Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.

         Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atiraram fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.

     A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.

Agora é você!!!

Tarefa 1: Realizar uma pesquisa com uma senhora acima de 60 anos para saber as mudanças que ocorreram na vida das mulheres.


     Trabalho de pesquisa / Dia internacional da mulher
   Nome da pessoa entrevistada: ___________________Idade:___
1.     Quando a senhora era pequena como eram as brincadeiras? _____________
_______________________________________________________________________
2.     Sua mãe trabalhava fora de casa? ________________________________________________________________
3.    Como foi o seu namoro/Com que idade se casou? Foi a senhora que escolheu o seu namorado? _________________________________
4.     Atualmente as mulheres são independentes, trabalham fora de casa e disputam o mercado de trabalho com os homens, com igualdade de tarefas e salários. Quando a senhora se casou trabalhou empregada fora de casa? __________Em quais tarefas? ___________________________________
5.     A senhora acha que o mundo está melhor ou pior para as mulheres? ________ Por quê? ______________________________________________________________
                ________________________________________________
Agradeça a pessoa entrevistada pela contribuição e traga a pesquisa para um debate em sala de aula.


Tarefa 2: Faça um acróstico com a palavra MULHER.

M

U

L

H

E

R


Tarefa 3: Crie um poema com o tema MULHER.


Tarefa 4: Pesquise sobre a lei Maria da Penha.

1.     Por que ela recebeu esse nome?

2.     Para que serve?


Tarefa 5: Após tudo que foi trabalhado em sala de aula, as pesquisas e debates crie um texto homenageando as mulheres.
Confecção de Cartões.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário