Plano de aula "Esquema Coporal"
- CONTEÚDO:
· Partes do corpo
· Funções do corpo
- OBJETIVOS:
Levar as crianças a refletirem sobre a importância de
cada parte do corpo e que é preciso cuidar dele com respeito,
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Solicitar
que as crianças se assentem no chão, em roda. Apresentar um boneco de
madeira (material para o trabalho com o esquema corporal). Perguntar
sobre o que eles estavam vendo. Pedi que eles descrevam o boneco.
Conversar com as crianças sobre as partes dos corpo
do boneco, deixar que eles nomeiem livremente cada parte. Depois, ir
conversando sobre a função de cada parte, levando as crianças a
compreender que cada parte tem um papel importante no nosso corpo.
Durante a conversa, solicitar que cada criança toque o
seu próprio corpo, e que de frente a um espelho ir nomeando cada parte.
Da mesma forma tocar o colega.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Boneco de madeira e espelho.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão
das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de
bordo.
PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO:
· Articulações do nosso corpo
· Trabalhar a motricidade: levantar, sentar, arrastar, agachar
· Nomes dos dedos
- OBJETIVOS:
Compreender a importância das articulações para a nossa locomoção.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Primeiramente pedir que as crianças observem o colega
enquanto ele pula: o que vocês observam? Como a perna fica: esticada ou
dobrada? Se a perna não dobrasse o que deixaríamos de fazer. Ouvir as
crianças e isntigar mais perguntas e reflexões.
Mostrar a importância do joelho para a nossa
locomoção, para que seja possível andar, pular, sentar, levantar e
agachar. Brincar com as crianças de morto e vivo.
Trabalhar com as mãos e os dedos, mostrar as
articulações dos dedos que permite abrimos e fecharmos aos mãos. Ensinar
as crianças nomear os dedos, cantar a música “polegares” da Eliana.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Música “Polegares” Eliana
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá por meio de registro da evolução da criança em diário de bordo.
PLANO DE AULA 3
- CONTEÚDO:
· Sentidos: audição tato
- OBJETIVOS:
Explorar os cinco sentidos das crianças, a partir de atividades lúdicas.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Nessa aula será proposta uma reflexão acerca dos sentidos: audição e
tato. Primeiramente cobrir os olhos da criança para que ela consiga
identificar o outro colega, apenas com o tato.
Depois, ainda de olhos vendados, brincar com as crianças de “gato mia”,
uma criança imita o miado de um gato e a que está de olhos vendados terá
que adivinhar qual coleguinha é o gato que está “miando”.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Venda para cobrir os olhos das crianças.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão
das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de
bordo.
PLANO DE AULA 4
- CONTEÚDO:
· Sentidos: paladar, olfato e visão
- OBJETIVOS:
Trabalhar os sentidos paladar, olfato e visão.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Ainda de olhos vendados colocar na boca das crianças um alimento
(açucar, mel, sal, leite, maça, banana) para que através do paladar
descubra o alimento. Trazer alguns alimentos que possuem cheiro comum
para as crianças (chocolate, laranja, limão, bala de maça) para que
através do olfato descrubra qual é o alimento.
Dividir as crianças em grupo, dispor para que cada grupo observe: vários
objetos em cima da mesa. Deixe que o grupo observe por 1 minuto,
depois, sem que as crianças percebam, o professor deve retirar um
objeto. O grupo precisa descobrir qual objeto foi retirado.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Venda para cobrir os olhos das crianças, objetos
(bolsinha de lápis, apagador de quadro, pincel, livro, diário do
professor, lápis de cor).
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão
das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de
bordo.
PLANO DE AULA 5
- CONTEÚDO:
Conceitos que envolvem a lateralidade: subir, descer,
rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- OBJETIVOS:
Trabalhar
os conceitos da psicomotricidade: subir, descer, rastejar, rolar, para
frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
As crianças serão convidadas a brincar livremente.
Depois, irão brincar no pátio numa prova de obstáculos organizada com
objetos simples: cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
As crianças, deverão utilizar os objetos do circuito
criado e durante toda a atividade o professor dará os comandos para os
alunos: as crianças deverão subir, descer, rastejar, rolar, para frente,
para traz, para a direita, para esquerda.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.
PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO:
Corpo humano masculino e feminino
- OBJETIVOS:
Conhecer as partes do corpo humano da meninas e do meninos.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Será realizado o contorno do corpo de
uma criança e depois as crianças deverão acrescentar as partes do corpo,
no contorno do boneco. Elas utilizaram tinta, pincel, lápis de cera
para completar as partes do boneco. Depois, com a ajuda das crianças
será escrito o nome de cada parte do boneco e o cartaz será exposto na
sala de aula.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Kraft, tinta, pincel, lápis de cera.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.
Plano de aula "Esquema Coporal"
- CONTEÚDO:
· Partes do corpo
· Funções do corpo
- OBJETIVOS:
Levar as crianças a refletirem sobre a importância de
cada parte do corpo e que é preciso cuidar dele com respeito,
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Solicitar
que as crianças se assentem no chão, em roda. Apresentar um boneco de
madeira (material para o trabalho com o esquema corporal). Perguntar
sobre o que eles estavam vendo. Pedi que eles descrevam o boneco.
Conversar com as crianças sobre as partes dos corpo
do boneco, deixar que eles nomeiem livremente cada parte. Depois, ir
conversando sobre a função de cada parte, levando as crianças a
compreender que cada parte tem um papel importante no nosso corpo.
Durante a conversa, solicitar que cada criança toque o
seu próprio corpo, e que de frente a um espelho ir nomeando cada parte.
Da mesma forma tocar o colega.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Boneco de madeira e espelho.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão
das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de
bordo.
PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO:
· Articulações do nosso corpo
· Trabalhar a motricidade: levantar, sentar, arrastar, agachar
· Nomes dos dedos
- OBJETIVOS:
Compreender a importância das articulações para a nossa locomoção.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Primeiramente pedir que as crianças observem o colega
enquanto ele pula: o que vocês observam? Como a perna fica: esticada ou
dobrada? Se a perna não dobrasse o que deixaríamos de fazer. Ouvir as
crianças e isntigar mais perguntas e reflexões.
Mostrar a importância do joelho para a nossa
locomoção, para que seja possível andar, pular, sentar, levantar e
agachar. Brincar com as crianças de morto e vivo.
Trabalhar com as mãos e os dedos, mostrar as
articulações dos dedos que permite abrimos e fecharmos aos mãos. Ensinar
as crianças nomear os dedos, cantar a música “polegares” da Eliana.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Música “Polegares” Eliana
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá por meio de registro da evolução da criança em diário de bordo.
PLANO DE AULA 3
- CONTEÚDO:
· Sentidos: audição tato
- OBJETIVOS:
Explorar os cinco sentidos das crianças, a partir de atividades lúdicas.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Nessa aula será proposta uma reflexão acerca dos sentidos: audição e
tato. Primeiramente cobrir os olhos da criança para que ela consiga
identificar o outro colega, apenas com o tato.
Depois, ainda de olhos vendados, brincar com as crianças de “gato mia”,
uma criança imita o miado de um gato e a que está de olhos vendados terá
que adivinhar qual coleguinha é o gato que está “miando”.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Venda para cobrir os olhos das crianças.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão
das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de
bordo.
PLANO DE AULA 4
- CONTEÚDO:
· Sentidos: paladar, olfato e visão
- OBJETIVOS:
Trabalhar os sentidos paladar, olfato e visão.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Ainda de olhos vendados colocar na boca das crianças um alimento
(açucar, mel, sal, leite, maça, banana) para que através do paladar
descubra o alimento. Trazer alguns alimentos que possuem cheiro comum
para as crianças (chocolate, laranja, limão, bala de maça) para que
através do olfato descrubra qual é o alimento.
Dividir as crianças em grupo, dispor para que cada grupo observe: vários
objetos em cima da mesa. Deixe que o grupo observe por 1 minuto,
depois, sem que as crianças percebam, o professor deve retirar um
objeto. O grupo precisa descobrir qual objeto foi retirado.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Venda para cobrir os olhos das crianças, objetos
(bolsinha de lápis, apagador de quadro, pincel, livro, diário do
professor, lápis de cor).
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão
das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de
bordo.
PLANO DE AULA 5
- CONTEÚDO:
Conceitos que envolvem a lateralidade: subir, descer,
rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- OBJETIVOS:
Trabalhar
os conceitos da psicomotricidade: subir, descer, rastejar, rolar, para
frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
As crianças serão convidadas a brincar livremente.
Depois, irão brincar no pátio numa prova de obstáculos organizada com
objetos simples: cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
As crianças, deverão utilizar os objetos do circuito
criado e durante toda a atividade o professor dará os comandos para os
alunos: as crianças deverão subir, descer, rastejar, rolar, para frente,
para traz, para a direita, para esquerda.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.
PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO:
Corpo humano masculino e feminino
- OBJETIVOS:
Conhecer as partes do corpo humano da meninas e do meninos.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Será realizado o contorno do corpo de
uma criança e depois as crianças deverão acrescentar as partes do corpo,
no contorno do boneco. Elas utilizaram tinta, pincel, lápis de cera
para completar as partes do boneco. Depois, com a ajuda das crianças
será escrito o nome de cada parte do boneco e o cartaz será exposto na
sala de aula.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Kraft, tinta, pincel, lápis de cera.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário