Plano de aula "Esquema Coporal"

Plano de aula "Esquema Coporal"



PLANO DE AULA 1
- CONTEÚDO:
·         Partes do corpo
·         Funções do corpo
- OBJETIVOS:
                 Levar as crianças a refletirem sobre a importância de cada parte do corpo e que é preciso cuidar dele com respeito,
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
                   Solicitar que as crianças se assentem no chão, em roda. Apresentar um boneco de madeira (material para o trabalho com o esquema corporal). Perguntar sobre o que eles estavam vendo. Pedi que eles descrevam o boneco.
                   Conversar com as crianças sobre as partes dos corpo do boneco, deixar que eles nomeiem livremente cada parte. Depois, ir conversando sobre a função de cada parte, levando as crianças a compreender que cada parte tem um papel importante no nosso corpo.
                   Durante a conversa, solicitar que cada criança toque o seu próprio corpo, e que de frente a um espelho ir nomeando cada parte. Da mesma forma tocar o colega.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Boneco de madeira e espelho.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO:
·         Articulações do nosso corpo
·         Trabalhar a motricidade: levantar, sentar, arrastar, agachar
·         Nomes dos dedos
- OBJETIVOS:
                 Compreender a importância das articulações para a nossa locomoção.
- DURAÇÃO:  4 horas
- METODOLOGIA:
                   Primeiramente pedir que as crianças observem o colega enquanto ele pula: o que vocês observam? Como a perna fica: esticada ou dobrada? Se a perna não dobrasse o que deixaríamos de fazer. Ouvir as crianças e isntigar mais perguntas e reflexões.
                   Mostrar a importância do joelho para a nossa locomoção, para que seja possível andar, pular, sentar, levantar e agachar. Brincar com as crianças de morto e vivo.
                   Trabalhar com as mãos e os dedos, mostrar as articulações dos dedos que permite abrimos e fecharmos aos mãos. Ensinar as crianças nomear os dedos, cantar a música “polegares” da Eliana.
                       
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                 Música “Polegares” Eliana
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                 A avaliação acontecerá por meio de registro da evolução da criança em diário de bordo.

PLANO DE AULA 3
- CONTEÚDO:
·         Sentidos: audição tato
- OBJETIVOS:
                   Explorar os cinco sentidos das crianças, a partir de atividades lúdicas.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Nessa aula será proposta uma reflexão acerca dos sentidos: audição e tato. Primeiramente cobrir os olhos da criança para que ela consiga identificar o outro colega, apenas com o tato.
Depois, ainda de olhos vendados, brincar com as crianças de “gato mia”, uma criança imita o miado de um gato e a que está de olhos vendados terá que adivinhar qual coleguinha é o gato que está “miando”. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Venda para cobrir os olhos das crianças.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 4
- CONTEÚDO:
·         Sentidos: paladar, olfato e visão
- OBJETIVOS:
                   Trabalhar os sentidos paladar, olfato e visão.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Ainda de olhos vendados colocar na boca das crianças um alimento (açucar, mel, sal, leite, maça, banana) para que através do paladar descubra o alimento. Trazer alguns alimentos que possuem cheiro comum para as crianças (chocolate, laranja, limão, bala de maça) para que através do olfato descrubra qual é o alimento.
Dividir as crianças em grupo, dispor para que cada grupo observe: vários objetos em cima da mesa. Deixe que o grupo observe por 1 minuto, depois, sem que as crianças percebam, o professor deve retirar um objeto. O grupo precisa descobrir qual objeto foi retirado.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Venda para cobrir os olhos das crianças, objetos (bolsinha de lápis, apagador de quadro, pincel, livro, diário do professor, lápis de cor).
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 5
- CONTEÚDO:
                   Conceitos que envolvem a lateralidade: subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- OBJETIVOS:
                   Trabalhar os conceitos da psicomotricidade: subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
                   As crianças serão convidadas a brincar livremente. Depois, irão brincar no pátio numa prova de obstáculos organizada com objetos simples: cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
                   As crianças, deverão utilizar os objetos do circuito criado e durante toda a atividade o professor dará os comandos para os alunos: as crianças deverão subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO:
                   Corpo humano masculino e feminino
- OBJETIVOS:
Conhecer as partes do corpo humano da meninas e do meninos.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Será realizado o contorno do corpo de uma criança e depois as crianças deverão acrescentar as partes do corpo, no contorno do boneco. Elas utilizaram tinta, pincel, lápis de cera para completar as partes do boneco. Depois, com a ajuda das crianças será escrito o nome de cada parte do boneco e o cartaz será exposto na sala de aula.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Kraft, tinta, pincel, lápis de cera.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.


Plano de aula "Esquema Coporal"



PLANO DE AULA 1
- CONTEÚDO:
·         Partes do corpo
·         Funções do corpo
- OBJETIVOS:
                 Levar as crianças a refletirem sobre a importância de cada parte do corpo e que é preciso cuidar dele com respeito,
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
                   Solicitar que as crianças se assentem no chão, em roda. Apresentar um boneco de madeira (material para o trabalho com o esquema corporal). Perguntar sobre o que eles estavam vendo. Pedi que eles descrevam o boneco.
                   Conversar com as crianças sobre as partes dos corpo do boneco, deixar que eles nomeiem livremente cada parte. Depois, ir conversando sobre a função de cada parte, levando as crianças a compreender que cada parte tem um papel importante no nosso corpo.
                   Durante a conversa, solicitar que cada criança toque o seu próprio corpo, e que de frente a um espelho ir nomeando cada parte. Da mesma forma tocar o colega.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Boneco de madeira e espelho.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 2
- CONTEÚDO:
·         Articulações do nosso corpo
·         Trabalhar a motricidade: levantar, sentar, arrastar, agachar
·         Nomes dos dedos
- OBJETIVOS:
                 Compreender a importância das articulações para a nossa locomoção.
- DURAÇÃO:  4 horas
- METODOLOGIA:
                   Primeiramente pedir que as crianças observem o colega enquanto ele pula: o que vocês observam? Como a perna fica: esticada ou dobrada? Se a perna não dobrasse o que deixaríamos de fazer. Ouvir as crianças e isntigar mais perguntas e reflexões.
                   Mostrar a importância do joelho para a nossa locomoção, para que seja possível andar, pular, sentar, levantar e agachar. Brincar com as crianças de morto e vivo.
                   Trabalhar com as mãos e os dedos, mostrar as articulações dos dedos que permite abrimos e fecharmos aos mãos. Ensinar as crianças nomear os dedos, cantar a música “polegares” da Eliana.
                       
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                 Música “Polegares” Eliana
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                 A avaliação acontecerá por meio de registro da evolução da criança em diário de bordo.

PLANO DE AULA 3
- CONTEÚDO:
·         Sentidos: audição tato
- OBJETIVOS:
                   Explorar os cinco sentidos das crianças, a partir de atividades lúdicas.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Nessa aula será proposta uma reflexão acerca dos sentidos: audição e tato. Primeiramente cobrir os olhos da criança para que ela consiga identificar o outro colega, apenas com o tato.
Depois, ainda de olhos vendados, brincar com as crianças de “gato mia”, uma criança imita o miado de um gato e a que está de olhos vendados terá que adivinhar qual coleguinha é o gato que está “miando”. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Venda para cobrir os olhos das crianças.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 4
- CONTEÚDO:
·         Sentidos: paladar, olfato e visão
- OBJETIVOS:
                   Trabalhar os sentidos paladar, olfato e visão.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Ainda de olhos vendados colocar na boca das crianças um alimento (açucar, mel, sal, leite, maça, banana) para que através do paladar descubra o alimento. Trazer alguns alimentos que possuem cheiro comum para as crianças (chocolate, laranja, limão, bala de maça) para que através do olfato descrubra qual é o alimento.
Dividir as crianças em grupo, dispor para que cada grupo observe: vários objetos em cima da mesa. Deixe que o grupo observe por 1 minuto, depois, sem que as crianças percebam, o professor deve retirar um objeto. O grupo precisa descobrir qual objeto foi retirado.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
                   Venda para cobrir os olhos das crianças, objetos (bolsinha de lápis, apagador de quadro, pincel, livro, diário do professor, lápis de cor).
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
                   Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 5
- CONTEÚDO:
                   Conceitos que envolvem a lateralidade: subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- OBJETIVOS:
                   Trabalhar os conceitos da psicomotricidade: subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
                   As crianças serão convidadas a brincar livremente. Depois, irão brincar no pátio numa prova de obstáculos organizada com objetos simples: cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
                   As crianças, deverão utilizar os objetos do circuito criado e durante toda a atividade o professor dará os comandos para os alunos: as crianças deverão subir, descer, rastejar, rolar, para frente, para traz, para a direita, para esquerda.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Cadeiras, tapetes, colchonete, pneus.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.

PLANO DE AULA 6
- CONTEÚDO:
                   Corpo humano masculino e feminino
- OBJETIVOS:
Conhecer as partes do corpo humano da meninas e do meninos.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA:
Será realizado o contorno do corpo de uma criança e depois as crianças deverão acrescentar as partes do corpo, no contorno do boneco. Elas utilizaram tinta, pincel, lápis de cera para completar as partes do boneco. Depois, com a ajuda das crianças será escrito o nome de cada parte do boneco e o cartaz será exposto na sala de aula.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Kraft, tinta, pincel, lápis de cera.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO:
Observar a participação das crianças e a compreensão das partes que foram trabalhadas. Anotar as observações no diário de bordo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário