Plano de aula :O Nariz da zebrinha Listradinha (Higiene do nariz)

Plano de aula :O Nariz da zebrinha Listradinha (Higiene do nariz)

                         Planejamento Semanal para maternal 2 e 3
  Tema: Corpo e Higiene ( assoar o nariz)

Objetivos:-Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário infantil;
 -Identificar e nomear partes básicas do corpo, em especial o nariz.
   -Ter cuidados com a limpeza do nariz.
   - Identificar cheiros .
   - Contagem e recitação de números.
2ª feira: Leitura do Livro de Gina Borges “ O Nariz da Zebrinha Listradinha”.
Ø Falar sobre os cuidados com o corpo, em especial com o nariz.
Ø Comentar sobre a história...O que  a Zebrinha não fazia?
Ø O que ela aprendeu?
Ø Você usa um lencinho de  papel (papel toalha) para limpar o narizinho.
_ Quem sabe assoprar pelo nariz? Ensinar que assim o nariz ficará mais limpinho e eliminará a secreção.
          Lembrar também de lavar as mãos, sempre que limpar o nariz.
           Incentivar a autonomia das crianças!!!
Cantar: Eu contei uma história
                    De uma Zebrinha infeliz
                    Era uma Zebrinha sapeca
                    Que não limpava o nariz...
3ª Feira: Contagem e recitação de Números.
Ø Relembrar/recontar a história da Zebrinha Listradinha.

Cantar  após a história!!!

Ø Perguntar quantas Zebrinhas  fazem parte da história.

Ø  Trabalhar a quantidade 1
          1 Zebrinha
·    Utilizar partes do corpo.

Ø Quantos narizinhos você tem ?
Ø Quantas bocas?
Ø Quantos umbigos....
Cantar:  Boneca de lata
A minha boneca de lata
Bateu o nariz no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui...desamassa ai...
Desamassa aqui pra ficar boa!
4ª Feira: Olfato
Nós sentimos os cheirinhos das coisas através do nariz(olfato).
      Vamos sentir um cheirinho bem gostoso?
·       Passar um pouquinho de colônia no pulso de cada criança para eles apreciarem o cheirinho.
·       Que cheirinho gostoso!
Cantar a música dos sentidos.
Meus olhinhos são para ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca pra comer
Meus ouvidos para escutar
Completando os sentidos
Tem as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos para  os coleguinhas abraçar....
Quebra cabeça:
Montar o quebra cabeça do rostinho (trabalho individual)
Observar: onde fica a boca...os olhos...o nariz...e a orelha.
5ª Feira:  Música “Ai meu nariz”
Ai meu nariz!!!
Ai meu nariz!!!
Ele parece muito mais um chafariz (bis)
Comentar sobre as semelhança e diferenças entre as pessoas.
Ø Algumas são de nariz arredondados...outros compridos.
Ø Algumas pessoas são brancas, outras são morenas...outras negras.

Observação: Explorar diariamente a higiene do nariz...mãos... ambiente...
Após observar uns aos outros, distribuir revistas para  que cada criança escolha uma gravura/foto de uma pessoa.
Ø Recortar a gravura e montar um mural(na altura da criança) para que observem as semelhanças e diferenças.

Ø Solicitar que apontem as partes do corpo(olhos, boca,nariz....).ASSIM A CRIANÇA VAI FAMILIARIZANDO COM A DIVERSIDADE.
  Feira: Teatro com fantoche “Zebra”
Ø Livro “O Nariz da Zebrinha Listradinha”.
Ø Cada aluno receberá uma máscara da Zebrinha para levar para casa.
Ø Cantar músicas diversas...
Avaliação: a avaliação será realizada pela professora, através da observação e registro das atividades propostas.

Anexo:
Dicas para os pais!
O livro trabalhado!!!












Plano de aula :O Nariz da zebrinha Listradinha (Higiene do nariz)

                         Planejamento Semanal para maternal 2 e 3
  Tema: Corpo e Higiene ( assoar o nariz)

Objetivos:-Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário infantil;
 -Identificar e nomear partes básicas do corpo, em especial o nariz.
   -Ter cuidados com a limpeza do nariz.
   - Identificar cheiros .
   - Contagem e recitação de números.
2ª feira: Leitura do Livro de Gina Borges “ O Nariz da Zebrinha Listradinha”.
Ø Falar sobre os cuidados com o corpo, em especial com o nariz.
Ø Comentar sobre a história...O que  a Zebrinha não fazia?
Ø O que ela aprendeu?
Ø Você usa um lencinho de  papel (papel toalha) para limpar o narizinho.
_ Quem sabe assoprar pelo nariz? Ensinar que assim o nariz ficará mais limpinho e eliminará a secreção.
          Lembrar também de lavar as mãos, sempre que limpar o nariz.
           Incentivar a autonomia das crianças!!!
Cantar: Eu contei uma história
                    De uma Zebrinha infeliz
                    Era uma Zebrinha sapeca
                    Que não limpava o nariz...
3ª Feira: Contagem e recitação de Números.
Ø Relembrar/recontar a história da Zebrinha Listradinha.

Cantar  após a história!!!

Ø Perguntar quantas Zebrinhas  fazem parte da história.

Ø  Trabalhar a quantidade 1
          1 Zebrinha
·    Utilizar partes do corpo.

Ø Quantos narizinhos você tem ?
Ø Quantas bocas?
Ø Quantos umbigos....
Cantar:  Boneca de lata
A minha boneca de lata
Bateu o nariz no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui...desamassa ai...
Desamassa aqui pra ficar boa!
4ª Feira: Olfato
Nós sentimos os cheirinhos das coisas através do nariz(olfato).
      Vamos sentir um cheirinho bem gostoso?
·       Passar um pouquinho de colônia no pulso de cada criança para eles apreciarem o cheirinho.
·       Que cheirinho gostoso!
Cantar a música dos sentidos.
Meus olhinhos são para ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca pra comer
Meus ouvidos para escutar
Completando os sentidos
Tem as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos para  os coleguinhas abraçar....
Quebra cabeça:
Montar o quebra cabeça do rostinho (trabalho individual)
Observar: onde fica a boca...os olhos...o nariz...e a orelha.
5ª Feira:  Música “Ai meu nariz”
Ai meu nariz!!!
Ai meu nariz!!!
Ele parece muito mais um chafariz (bis)
Comentar sobre as semelhança e diferenças entre as pessoas.
Ø Algumas são de nariz arredondados...outros compridos.
Ø Algumas pessoas são brancas, outras são morenas...outras negras.

Observação: Explorar diariamente a higiene do nariz...mãos... ambiente...
Após observar uns aos outros, distribuir revistas para  que cada criança escolha uma gravura/foto de uma pessoa.
Ø Recortar a gravura e montar um mural(na altura da criança) para que observem as semelhanças e diferenças.

Ø Solicitar que apontem as partes do corpo(olhos, boca,nariz....).ASSIM A CRIANÇA VAI FAMILIARIZANDO COM A DIVERSIDADE.
  Feira: Teatro com fantoche “Zebra”
Ø Livro “O Nariz da Zebrinha Listradinha”.
Ø Cada aluno receberá uma máscara da Zebrinha para levar para casa.
Ø Cantar músicas diversas...
Avaliação: a avaliação será realizada pela professora, através da observação e registro das atividades propostas.

Anexo:
Dicas para os pais!
O livro trabalhado!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário