Plano de aula para o e 2º ano. A casa sonolenta
Plano de aula
Tema: Livro A Casa Sonolenta
Objetivos:
- Conhecer o livro: A casa sonolenta;
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Favorecer o contato com textos de qualidade literária;
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
Desenvolvimento:
Com as propostas de escrita e interpretação, tanto orais como escritas, abordamos as questões de linguagem.
Além disso, exploramos nos jogos a reciprocidade da vida em grupo, a construção das regras e todas as relações já citadas.
Nos relatórios, a abordagem interdisciplinar se evidência na produção artística, dobraduras, escrita espontânea de palavras, frases e textos e a representação gráfica da quantidade visando à apropriação da linguagem dos signos matemáticos e das operações.
Apresentamos o mapa conceitual evidenciando as relações entre os diversos conceitos:
- Desmontar o texto em parágrafos e os alunos, individualmente ou em duplas, devem remontar;
- Numerar o texto e sortear os números. Cada aluno deve ler o parágrafo que está relacionado ao seu número (atenção e seriação).
- Trazer o texto desmontado para que cada aluno leia um dos parágrafos a fim de desenhá-lo. Após, o grupo remonta o texto baseado na escrita e nos desenhos.
- Montar com dobradura a casa sonolenta. Colar tirinhas enroladas de papel crepom dentro da casa, as quais representarão as personagens, e desenhar a cama aconchegante onde todos estavam dormindo. Podem escrever o texto, colocar o nome das personagens. (noções espaciais, de ordem e de série, tamanho, noções dentro/fora, em cima embaixo, etc).
A casa sonolenta (História com acumulação)
Tema: Livro A Casa Sonolenta
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual
Dramatização
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual
Dramatização
Objetivos:
- Conhecer o livro: A casa sonolenta;
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Favorecer o contato com textos de qualidade literária;
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
Desenvolvimento:
Com as propostas de escrita e interpretação, tanto orais como escritas, abordamos as questões de linguagem.
Além disso, exploramos nos jogos a reciprocidade da vida em grupo, a construção das regras e todas as relações já citadas.
Nos relatórios, a abordagem interdisciplinar se evidência na produção artística, dobraduras, escrita espontânea de palavras, frases e textos e a representação gráfica da quantidade visando à apropriação da linguagem dos signos matemáticos e das operações.
Apresentamos o mapa conceitual evidenciando as relações entre os diversos conceitos:
- Desmontar o texto em parágrafos e os alunos, individualmente ou em duplas, devem remontar;
- Numerar o texto e sortear os números. Cada aluno deve ler o parágrafo que está relacionado ao seu número (atenção e seriação).
- Trazer o texto desmontado para que cada aluno leia um dos parágrafos a fim de desenhá-lo. Após, o grupo remonta o texto baseado na escrita e nos desenhos.
- Montar com dobradura a casa sonolenta. Colar tirinhas enroladas de papel crepom dentro da casa, as quais representarão as personagens, e desenhar a cama aconchegante onde todos estavam dormindo. Podem escrever o texto, colocar o nome das personagens. (noções espaciais, de ordem e de série, tamanho, noções dentro/fora, em cima embaixo, etc).
A casa sonolenta (História com acumulação)
A Casa Sonolenta
"Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma cama, uma cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma avó, uma avó roncando, numa cama aconchegante,numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima dessa avó tinha um menino, um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta,onde todos viviam dormindo.
Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando,em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando,numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse cachorro, tinha um gato. Um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó rocando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta,onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha um rato, um rato dormitando, em cima de um gato ressonando, em cima do um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó rocando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha uma pulga....
Seria possível?
Uma pulga acordada, em cima de um rato dormitando, um gato ressonando,em cima do um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando,em cima de uma avó rocando, numa casa aconchegante,numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Uma pulga acordada que picou o rato, que assustou o gato,
que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, que deu um susto na avó, que quebrou a cama, numa casa sonolenta,onde ninguém mais estava dormindo.
Plano de aula para o e 2º ano. A casa sonolenta
Plano de aula
Tema: Livro A Casa Sonolenta
Objetivos:
- Conhecer o livro: A casa sonolenta;
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Favorecer o contato com textos de qualidade literária;
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
Desenvolvimento:
Com as propostas de escrita e interpretação, tanto orais como escritas, abordamos as questões de linguagem.
Além disso, exploramos nos jogos a reciprocidade da vida em grupo, a construção das regras e todas as relações já citadas.
Nos relatórios, a abordagem interdisciplinar se evidência na produção artística, dobraduras, escrita espontânea de palavras, frases e textos e a representação gráfica da quantidade visando à apropriação da linguagem dos signos matemáticos e das operações.
Apresentamos o mapa conceitual evidenciando as relações entre os diversos conceitos:
- Desmontar o texto em parágrafos e os alunos, individualmente ou em duplas, devem remontar;
- Numerar o texto e sortear os números. Cada aluno deve ler o parágrafo que está relacionado ao seu número (atenção e seriação).
- Trazer o texto desmontado para que cada aluno leia um dos parágrafos a fim de desenhá-lo. Após, o grupo remonta o texto baseado na escrita e nos desenhos.
- Montar com dobradura a casa sonolenta. Colar tirinhas enroladas de papel crepom dentro da casa, as quais representarão as personagens, e desenhar a cama aconchegante onde todos estavam dormindo. Podem escrever o texto, colocar o nome das personagens. (noções espaciais, de ordem e de série, tamanho, noções dentro/fora, em cima embaixo, etc).
A casa sonolenta (História com acumulação)
Tema: Livro A Casa Sonolenta
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual
Dramatização
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual
Dramatização
Objetivos:
- Conhecer o livro: A casa sonolenta;
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Favorecer o contato com textos de qualidade literária;
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
Desenvolvimento:
Com as propostas de escrita e interpretação, tanto orais como escritas, abordamos as questões de linguagem.
Além disso, exploramos nos jogos a reciprocidade da vida em grupo, a construção das regras e todas as relações já citadas.
Nos relatórios, a abordagem interdisciplinar se evidência na produção artística, dobraduras, escrita espontânea de palavras, frases e textos e a representação gráfica da quantidade visando à apropriação da linguagem dos signos matemáticos e das operações.
Apresentamos o mapa conceitual evidenciando as relações entre os diversos conceitos:
- Desmontar o texto em parágrafos e os alunos, individualmente ou em duplas, devem remontar;
- Numerar o texto e sortear os números. Cada aluno deve ler o parágrafo que está relacionado ao seu número (atenção e seriação).
- Trazer o texto desmontado para que cada aluno leia um dos parágrafos a fim de desenhá-lo. Após, o grupo remonta o texto baseado na escrita e nos desenhos.
- Montar com dobradura a casa sonolenta. Colar tirinhas enroladas de papel crepom dentro da casa, as quais representarão as personagens, e desenhar a cama aconchegante onde todos estavam dormindo. Podem escrever o texto, colocar o nome das personagens. (noções espaciais, de ordem e de série, tamanho, noções dentro/fora, em cima embaixo, etc).
A casa sonolenta (História com acumulação)
A Casa Sonolenta
"Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma cama, uma cama aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Nessa casa tinha uma avó, uma avó roncando, numa cama aconchegante,numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima dessa avó tinha um menino, um menino sonhando, em cima de uma avó roncando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta,onde todos viviam dormindo.
Em cima desse menino tinha um cachorro, um cachorro cochilando,em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó roncando,numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse cachorro, tinha um gato. Um gato ressonando, em cima de um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó rocando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta,onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha um rato, um rato dormitando, em cima de um gato ressonando, em cima do um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando, em cima de uma avó rocando, numa casa aconchegante, numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Em cima desse gato tinha uma pulga....
Seria possível?
Uma pulga acordada, em cima de um rato dormitando, um gato ressonando,em cima do um cachorro cochilando, em cima de um menino sonhando,em cima de uma avó rocando, numa casa aconchegante,numa casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.
Uma pulga acordada que picou o rato, que assustou o gato,
que arranhou o cachorro, que caiu sobre o menino, que deu um susto na avó, que quebrou a cama, numa casa sonolenta,onde ninguém mais estava dormindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário