Plano de aula para a Semana Mundial do Meio Ambiente- Os Guardiões do planeta
Nossos pequenos guardiões do planeta💚💚
"Todos fazemos parte do meio ambiente, e por isso, temos responsabilidades com ele. Não podemos apenas esperar uma ação dos outros, é preciso agir, participar, se envolver na causa. Nesse sentido, é importante que desde a infância se trabalhe e desenvolva a consciência ambiental."
Objetivos:
- Valorizar o meio ambiente e conscientizar quanto a sua importância.
- Incentivar o uso consciente da água , atitudes de jogar o lixo na lixeira e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como garrafas plásticas e papel).
- Desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de interpretação e análise, senso de responsabilidade, percepção visual, tátil e auditiva.
Desenvolvimento:
1º Momento:
Realizar um passeio pelos arredores da escola visando a observação dos espaços(árvores, pássaros, lixo...).
- Sentir o tronco das árvores(alguns são asperos, outros lisos,observar alguns espinhosos)
- Observar as folhas e seus diversos formatos (comprida, grande, pequena,formato de coração...)
- Ouvir os ruídos vindo da natureza e do espaço escolar (o que é bom de se ouvir o que é ruím/desagradável.
- Puxar o ar e sentir aromas das flores...do ambiente...
- Observar se tem lixo espalhado, recolher em um saco de lixo e fazer o descarte correto na lixeira (utilizando luvas).
Em sala fazer uma roda de conversa.
- O que vimos em nosso passeio?
- O que foi bom de se ver e sentir?
- O que foi ruím?
- O que podemos fazer para melhorar os pontos negativos?
2º Momento:
História: Um mundinho de paz
O que devemos fazer para ter paz...
- Em casa
- Na escola
- No mundo....
Preparar/ treinar a apresentação para a festa da família!
Música: As Mãos de Patati Patatá
A PAZ DEPENDE DE CADA UM DE NÓS!
(Está em nossas mãos a união, o amor e a paz)
3º Momento:
Artes: Artes carimbando com as mãos e tinta guache
4º Momento:
Vídeos educativos:
Mostrando a reciclagem, ensinando a separar e como reaproveitar e construir brinquedos ou utensílios com material reciclado;
https://www.youtube.com/watch?v=0lzp7Eha1Eo
Música: Quem fez o grande sol
Cantar durante a semana , fazendo gestos...
Quem fez o grande sol?
Quem fez as árvores?
Quem fez os passarinhos?
Quem me fez? (bis)
Deus fez o grande sol para brilhar,
Deus fez as árvores pra descansar,
Deus fez os passarinhos pra voar
e Deus me fez pra te amar.
Música: Quem fez o grande sol
Cantar durante a semana , fazendo gestos...
Quem fez o grande sol?
Quem fez as árvores?
Quem fez os passarinhos?
Quem me fez? (bis)
Deus fez o grande sol para brilhar,
Deus fez as árvores pra descansar,
Deus fez os passarinhos pra voar
e Deus me fez pra te amar.
4º Momento:
Matemática
- Trabalhar com contagem e recitação de número até 5.
Utilizar tampinha de pet como material de contagem
- Quantas garrafas descartáveis pet, usamos usamos para fabricar um carrinho?
- Quantas rodas?
- Vamos contar os materiais utilizados?
5º Momento:Recreação!
Com Marcineia Machado e os Jovens aprendizes.
Os jovens aprendizes utilizaram caixas de papelão, garrafas pet, tampinhas para
Os jovens aprendizes utilizaram caixas de papelão, garrafas pet, tampinhas para
transformar em brinquedos, para serem usados em uma manhã de recreação,
https://www.facebook.com/emei.conceicaodeitagua/posts/2197528983808232
Avaliação:
A
avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e
execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o
portfólio do aluno.
Plano de aula para a Semana Mundial do Meio Ambiente- Os Guardiões do planeta
Nossos pequenos guardiões do planeta💚💚
"Todos fazemos parte do meio ambiente, e por isso, temos responsabilidades com ele. Não podemos apenas esperar uma ação dos outros, é preciso agir, participar, se envolver na causa. Nesse sentido, é importante que desde a infância se trabalhe e desenvolva a consciência ambiental."
Objetivos:
- Valorizar o meio ambiente e conscientizar quanto a sua importância.
- Incentivar o uso consciente da água , atitudes de jogar o lixo na lixeira e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como garrafas plásticas e papel).
- Desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de interpretação e análise, senso de responsabilidade, percepção visual, tátil e auditiva.
Desenvolvimento:
1º Momento:
Realizar um passeio pelos arredores da escola visando a observação dos espaços(árvores, pássaros, lixo...).
- Sentir o tronco das árvores(alguns são asperos, outros lisos,observar alguns espinhosos)
- Observar as folhas e seus diversos formatos (comprida, grande, pequena,formato de coração...)
- Ouvir os ruídos vindo da natureza e do espaço escolar (o que é bom de se ouvir o que é ruím/desagradável.
- Puxar o ar e sentir aromas das flores...do ambiente...
- Observar se tem lixo espalhado, recolher em um saco de lixo e fazer o descarte correto na lixeira (utilizando luvas).
Em sala fazer uma roda de conversa.
- O que vimos em nosso passeio?
- O que foi bom de se ver e sentir?
- O que foi ruím?
- O que podemos fazer para melhorar os pontos negativos?
2º Momento:
História: Um mundinho de paz
O que devemos fazer para ter paz...
- Em casa
- Na escola
- No mundo....
Preparar/ treinar a apresentação para a festa da família!
Música: As Mãos de Patati Patatá
A PAZ DEPENDE DE CADA UM DE NÓS!
(Está em nossas mãos a união, o amor e a paz)
3º Momento:
Artes: Artes carimbando com as mãos e tinta guache
4º Momento:
Vídeos educativos:
Mostrando a reciclagem, ensinando a separar e como reaproveitar e construir brinquedos ou utensílios com material reciclado;
https://www.youtube.com/watch?v=0lzp7Eha1Eo
Música: Quem fez o grande sol
Cantar durante a semana , fazendo gestos...
Quem fez o grande sol?
Quem fez as árvores?
Quem fez os passarinhos?
Quem me fez? (bis)
Deus fez o grande sol para brilhar,
Deus fez as árvores pra descansar,
Deus fez os passarinhos pra voar
e Deus me fez pra te amar.
Música: Quem fez o grande sol
Cantar durante a semana , fazendo gestos...
Quem fez o grande sol?
Quem fez as árvores?
Quem fez os passarinhos?
Quem me fez? (bis)
Deus fez o grande sol para brilhar,
Deus fez as árvores pra descansar,
Deus fez os passarinhos pra voar
e Deus me fez pra te amar.
4º Momento:
Matemática
- Trabalhar com contagem e recitação de número até 5.
Utilizar tampinha de pet como material de contagem
- Quantas garrafas descartáveis pet, usamos usamos para fabricar um carrinho?
- Quantas rodas?
- Vamos contar os materiais utilizados?
5º Momento:Recreação!
Com Marcineia Machado e os Jovens aprendizes.
Os jovens aprendizes utilizaram caixas de papelão, garrafas pet, tampinhas para
Os jovens aprendizes utilizaram caixas de papelão, garrafas pet, tampinhas para
transformar em brinquedos, para serem usados em uma manhã de recreação,
https://www.facebook.com/emei.conceicaodeitagua/posts/2197528983808232
Avaliação:
A
avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e
execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o
portfólio do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário