Sugestão de Plano de aula para Berçário

Sugestão de Plano de aula para Berçário


 
Planejamento semanal
            (as atividades se repetem no decorrer da semana)



Objetivos:          
  • Criar condições para que a criança  construa sua identidade gradativamente;
  • Estimular a linguagem e a imaginação criativa;
  • Interagir socialmente com os colegas.

Chegada/ acolhida: Músicas de bom dia/boa tarde!

   - Cantar músicas mencionado o nome de cada criança.

Ex:Bom dia o Bianca como vai?

Bom dia o Bianca como vai?

Faremos o possível para sermos bons amigos;

Bom dia o Bianca como vai?

 

Da abóbora faz melão

De melão faz melancia

Faz doce  Sinhá, faz doce Sinhá

Faz doce de maracujá!

 

Quem quiser aprende a dançar...

Vai à casa da Bianca...(Bis)

Ela pula

Ela roda                                  (bis)

Ela faz requebradinha!

 

Atividades pedagógicas e brincadeiras orientadas.

1º momento: Hora da história

Livro O  Sapo da Boca Grande.(Apenas leitura de imagens).

 

-   Dar ênfase a boca grande do  sapo.

Pedir para que façam a boca bem grande...depois pequena.


2º Momento: Sensações

 

Montar um mural na sala com sapinhos e outros animais em diferentes texturas. Pode ser afixado em um tecido para colocar no baixo, para as crianças passar a mãozinha e logo depois  afixar no alto. 

  - Sempre conversar com as crianças ...incentivar falar o nome dos colegas, da professora e  do animal trabalhado/ SAPO.

3º momento: Faz de conta.

Imitar sapinho e outros animais

 
4º Momento: Linguagem musical e expressão corporal.

- Usando fantoches cantar a “Música o sapo não lava o pé”.

 
 


5º Momento: Brincadeiras no pátio/Fortalecer a musculatura.
  •  Passar dentro do túnel
  • Bolas grandes para rolar para um lado e para o outro.
  • Cavalinho
  • Subir degrau no escorregador e descer escorregando...etc.

    6º Momento: Colocar DVD com a música “O sapo não lava o pé”.


- Cantar e dançar junto com os alunos, fazendo os gestos.


7º Momento: Brincar com diferentes formas e materiais.
  • Tampinhas de Toddy pequenas, médias e grandes.Elas são resistentes e encaixam uma dentro da outra (sempre peço aos pais,funcionários e vizinhos para que enviem para a escola).
  • Garrafinhas com diferentes grãos( milho, arroz, feijão...água com glitter).
  • Blocos lógicos(apenas para manusear...empilhar ou formar figuras com a ajuda da professora).

Encerramento: Na sexta feira os alunos levarão um fantoche do sapinho para casa.


Sugestão de Plano de aula para Berçário


 
Planejamento semanal
            (as atividades se repetem no decorrer da semana)



Objetivos:          
  • Criar condições para que a criança  construa sua identidade gradativamente;
  • Estimular a linguagem e a imaginação criativa;
  • Interagir socialmente com os colegas.

Chegada/ acolhida: Músicas de bom dia/boa tarde!

   - Cantar músicas mencionado o nome de cada criança.

Ex:Bom dia o Bianca como vai?

Bom dia o Bianca como vai?

Faremos o possível para sermos bons amigos;

Bom dia o Bianca como vai?

 

Da abóbora faz melão

De melão faz melancia

Faz doce  Sinhá, faz doce Sinhá

Faz doce de maracujá!

 

Quem quiser aprende a dançar...

Vai à casa da Bianca...(Bis)

Ela pula

Ela roda                                  (bis)

Ela faz requebradinha!

 

Atividades pedagógicas e brincadeiras orientadas.

1º momento: Hora da história

Livro O  Sapo da Boca Grande.(Apenas leitura de imagens).

 

-   Dar ênfase a boca grande do  sapo.

Pedir para que façam a boca bem grande...depois pequena.


2º Momento: Sensações

 

Montar um mural na sala com sapinhos e outros animais em diferentes texturas. Pode ser afixado em um tecido para colocar no baixo, para as crianças passar a mãozinha e logo depois  afixar no alto. 

  - Sempre conversar com as crianças ...incentivar falar o nome dos colegas, da professora e  do animal trabalhado/ SAPO.

3º momento: Faz de conta.

Imitar sapinho e outros animais

 
4º Momento: Linguagem musical e expressão corporal.

- Usando fantoches cantar a “Música o sapo não lava o pé”.

 
 


5º Momento: Brincadeiras no pátio/Fortalecer a musculatura.
  •  Passar dentro do túnel
  • Bolas grandes para rolar para um lado e para o outro.
  • Cavalinho
  • Subir degrau no escorregador e descer escorregando...etc.

    6º Momento: Colocar DVD com a música “O sapo não lava o pé”.


- Cantar e dançar junto com os alunos, fazendo os gestos.


7º Momento: Brincar com diferentes formas e materiais.
  • Tampinhas de Toddy pequenas, médias e grandes.Elas são resistentes e encaixam uma dentro da outra (sempre peço aos pais,funcionários e vizinhos para que enviem para a escola).
  • Garrafinhas com diferentes grãos( milho, arroz, feijão...água com glitter).
  • Blocos lógicos(apenas para manusear...empilhar ou formar figuras com a ajuda da professora).

Encerramento: Na sexta feira os alunos levarão um fantoche do sapinho para casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário