Esta é uma atividade de
matemática proposta a alunos do quarto ou quinto ano, nesta atividade
temos exercícios de leitura e escrita de números romanos.
Você pode fazer o download desta
atividade em Word modelo que pode ser editado, em PDF pronto para
impressão e a atividade respondida.
Faça o donwload desta atividade em:
- Word: Atividade de matemática números romanos – 4º ou 5º ano – Modelo
- PDF: Atividade de matemática números romanos – 4º ou 5º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Atividade de matemática números romanos – 4º ou 5º ano – Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA
OS SÍMBOLOS I, X, C, E M
PODEM SER REPETIDOS ATÉ TRÊS VEZES, INDICANDO ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO.
QUANDO ELES ESTÃO A DIREITA DE UM OUTRO DE MAIOR VALOR, SOMAMOS. SE
ESTIVEREM A ESQUERDA DE UM NÚMERO MAIOR, SUBTRAÍMOS.
EX.: XI = 10 + 1IX = 10 – 1
OS NÚMEROS ROMANOS SÃO OS SEGUINTES:
I = 1
V = 5
X = 10
L = 50
C = 100
D = 500
M = 1000
EXERCÍCIOS
1) REPRESENTE OS NÚMEROS ABAIXO POR MEIO DE NÚMEROS ROMANOS:A) 27 = ___________________________
B) 48 = ___________________________
C) 76 = ___________________________
D) 189 = __________________________
E) 251 = __________________________
F) 325 = __________________________
G) 400 = __________________________
H) 443 = __________________________
I) 574 = __________________________
J) 790 = __________________________
K) 832 = __________________________
L) 999 = __________________________
M) 1.376 = ________________________
N) 2.682 = ________________________
2) PASSE OS NÚMEROS ROMANOS PARA NÚMEROS INDO-ARÁBICOS:
A) CCXLIX = ______________________
B) CDXVII = ______________________
C) DLXVIII = ______________________
D) CMLXXIX = _____________________
E) MDCLI = _______________________
F) MMDLXXXVI = __________________
3) LIGUE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES:
MD 1.555
MDV 1.055
MDLV 1.500
MV 1.505
MLV 1.005
4) REPRESENTE COM NÚMEROS ROMANOS, CONFORME O EXEMPLO:
QUATROCENTOS E SETENTA E SEIS = CDLXXXVI
A) OITOCENTOS E OITENTA E OITO = __________________________________________
B) DOIS MIL, SETECENTOS E QUATRO = ________________________________________
C) TRÊS MIL, NOVECENTOS E DEZ = __________________________________________
D) MIL, SEISCENTOS E TRINTA E NOVE = _______________________________________
E) MIL E QUINHENTOS = _____________________________________________________
F) QUATROCENTOS E NOVENTA = ____________________________________________
G) SETENTA E QUATRO = ____________________________________________________
H) TRÊS MIL E QUATROCENTOS E DEZ = _______________________________________
I) DOIS MIL E OITOCENTOS = ________________________________________________
Fonte: http://www.acessaber.com.br/
Esta é uma atividade de
matemática proposta a alunos do quarto ou quinto ano, nesta atividade
temos exercícios de leitura e escrita de números romanos.
Você pode fazer o download desta
atividade em Word modelo que pode ser editado, em PDF pronto para
impressão e a atividade respondida.
Faça o donwload desta atividade em:
- Word: Atividade de matemática números romanos – 4º ou 5º ano – Modelo
- PDF: Atividade de matemática números romanos – 4º ou 5º ano – Pronto para imprimir
- Gabarito: Atividade de matemática números romanos – 4º ou 5º ano – Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA
OS SÍMBOLOS I, X, C, E M
PODEM SER REPETIDOS ATÉ TRÊS VEZES, INDICANDO ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO.
QUANDO ELES ESTÃO A DIREITA DE UM OUTRO DE MAIOR VALOR, SOMAMOS. SE
ESTIVEREM A ESQUERDA DE UM NÚMERO MAIOR, SUBTRAÍMOS.
EX.: XI = 10 + 1IX = 10 – 1
OS NÚMEROS ROMANOS SÃO OS SEGUINTES:
I = 1
V = 5
X = 10
L = 50
C = 100
D = 500
M = 1000
EXERCÍCIOS
1) REPRESENTE OS NÚMEROS ABAIXO POR MEIO DE NÚMEROS ROMANOS:A) 27 = ___________________________
B) 48 = ___________________________
C) 76 = ___________________________
D) 189 = __________________________
E) 251 = __________________________
F) 325 = __________________________
G) 400 = __________________________
H) 443 = __________________________
I) 574 = __________________________
J) 790 = __________________________
K) 832 = __________________________
L) 999 = __________________________
M) 1.376 = ________________________
N) 2.682 = ________________________
2) PASSE OS NÚMEROS ROMANOS PARA NÚMEROS INDO-ARÁBICOS:
A) CCXLIX = ______________________
B) CDXVII = ______________________
C) DLXVIII = ______________________
D) CMLXXIX = _____________________
E) MDCLI = _______________________
F) MMDLXXXVI = __________________
3) LIGUE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES:
MD 1.555
MDV 1.055
MDLV 1.500
MV 1.505
MLV 1.005
4) REPRESENTE COM NÚMEROS ROMANOS, CONFORME O EXEMPLO:
QUATROCENTOS E SETENTA E SEIS = CDLXXXVI
A) OITOCENTOS E OITENTA E OITO = __________________________________________
B) DOIS MIL, SETECENTOS E QUATRO = ________________________________________
C) TRÊS MIL, NOVECENTOS E DEZ = __________________________________________
D) MIL, SEISCENTOS E TRINTA E NOVE = _______________________________________
E) MIL E QUINHENTOS = _____________________________________________________
F) QUATROCENTOS E NOVENTA = ____________________________________________
G) SETENTA E QUATRO = ____________________________________________________
H) TRÊS MIL E QUATROCENTOS E DEZ = _______________________________________
I) DOIS MIL E OITOCENTOS = ________________________________________________
Fonte: http://www.acessaber.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário