Atividade de matemática números romanos – 4º ou 5º ano

exercício de matemática: Números romanos - 4º ou 5º ano
    Esta é uma atividade de matemática proposta a alunos do quarto ou quinto ano, nesta atividade temos exercícios de leitura e escrita de números romanos.
    Você pode fazer o download desta atividade em Word modelo que pode ser editado, em PDF pronto para impressão e a atividade respondida.





Faça o donwload desta atividade em:

ESCOLA:                                                                                                        DATA:
PROF:                                                                                                             TURMA:
NOME:
SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA
     OS SÍMBOLOS I, X, C, E M PODEM SER REPETIDOS ATÉ TRÊS VEZES, INDICANDO ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO. QUANDO ELES ESTÃO A DIREITA DE UM OUTRO DE MAIOR VALOR, SOMAMOS. SE ESTIVEREM A ESQUERDA DE UM NÚMERO MAIOR, SUBTRAÍMOS.
    EX.: XI = 10 + 1
IX = 10 – 1
OS NÚMEROS ROMANOS SÃO OS SEGUINTES:
I = 1
V = 5
X = 10
L = 50
C = 100
D = 500
M = 1000

EXERCÍCIOS
1)    REPRESENTE OS NÚMEROS ABAIXO POR MEIO DE NÚMEROS ROMANOS:
A)   27 = ___________________________
B)   48 = ___________________________
C)   76 = ___________________________
D)   189 = __________________________
E)   251 = __________________________
F)   325 = __________________________
G)   400 = __________________________
H)   443 = __________________________
I)     574 = __________________________
J)    790 = __________________________
K)   832 = __________________________
L)    999 = __________________________
M)  1.376 = ________________________
N)   2.682 = ________________________

2)    PASSE OS NÚMEROS ROMANOS PARA NÚMEROS INDO-ARÁBICOS:
A)   CCXLIX = ______________________
B)   CDXVII = ______________________
C)   DLXVIII = ______________________
D)   CMLXXIX = _____________________
E)   MDCLI = _______________________
F)   MMDLXXXVI = __________________

3)    LIGUE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES:

MD                                                                                                               1.555
MDV                                                                                                            1.055
MDLV                                                                                                         1.500
MV                                                                                                               1.505
MLV                                                                                                            1.005
4)    REPRESENTE COM NÚMEROS ROMANOS, CONFORME O EXEMPLO:
QUATROCENTOS E SETENTA E SEIS = CDLXXXVI
A)   OITOCENTOS E OITENTA E OITO = __________________________________________
B)   DOIS MIL, SETECENTOS E QUATRO = ________________________________________
C)   TRÊS  MIL, NOVECENTOS E DEZ = __________________________________________
D)   MIL, SEISCENTOS E TRINTA E NOVE = _______________________________________
E)   MIL E QUINHENTOS = _____________________________________________________
F)   QUATROCENTOS E NOVENTA = ____________________________________________
G)   SETENTA E QUATRO = ____________________________________________________
H)   TRÊS MIL E QUATROCENTOS E DEZ = _______________________________________
I)     DOIS MIL E OITOCENTOS = ________________________________________________

Fonte: http://www.acessaber.com.br/
exercício de matemática: Números romanos - 4º ou 5º ano
    Esta é uma atividade de matemática proposta a alunos do quarto ou quinto ano, nesta atividade temos exercícios de leitura e escrita de números romanos.
    Você pode fazer o download desta atividade em Word modelo que pode ser editado, em PDF pronto para impressão e a atividade respondida.





Faça o donwload desta atividade em:

ESCOLA:                                                                                                        DATA:
PROF:                                                                                                             TURMA:
NOME:
SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA
     OS SÍMBOLOS I, X, C, E M PODEM SER REPETIDOS ATÉ TRÊS VEZES, INDICANDO ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO. QUANDO ELES ESTÃO A DIREITA DE UM OUTRO DE MAIOR VALOR, SOMAMOS. SE ESTIVEREM A ESQUERDA DE UM NÚMERO MAIOR, SUBTRAÍMOS.
    EX.: XI = 10 + 1
IX = 10 – 1
OS NÚMEROS ROMANOS SÃO OS SEGUINTES:
I = 1
V = 5
X = 10
L = 50
C = 100
D = 500
M = 1000

EXERCÍCIOS
1)    REPRESENTE OS NÚMEROS ABAIXO POR MEIO DE NÚMEROS ROMANOS:
A)   27 = ___________________________
B)   48 = ___________________________
C)   76 = ___________________________
D)   189 = __________________________
E)   251 = __________________________
F)   325 = __________________________
G)   400 = __________________________
H)   443 = __________________________
I)     574 = __________________________
J)    790 = __________________________
K)   832 = __________________________
L)    999 = __________________________
M)  1.376 = ________________________
N)   2.682 = ________________________

2)    PASSE OS NÚMEROS ROMANOS PARA NÚMEROS INDO-ARÁBICOS:
A)   CCXLIX = ______________________
B)   CDXVII = ______________________
C)   DLXVIII = ______________________
D)   CMLXXIX = _____________________
E)   MDCLI = _______________________
F)   MMDLXXXVI = __________________

3)    LIGUE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES:

MD                                                                                                               1.555
MDV                                                                                                            1.055
MDLV                                                                                                         1.500
MV                                                                                                               1.505
MLV                                                                                                            1.005
4)    REPRESENTE COM NÚMEROS ROMANOS, CONFORME O EXEMPLO:
QUATROCENTOS E SETENTA E SEIS = CDLXXXVI
A)   OITOCENTOS E OITENTA E OITO = __________________________________________
B)   DOIS MIL, SETECENTOS E QUATRO = ________________________________________
C)   TRÊS  MIL, NOVECENTOS E DEZ = __________________________________________
D)   MIL, SEISCENTOS E TRINTA E NOVE = _______________________________________
E)   MIL E QUINHENTOS = _____________________________________________________
F)   QUATROCENTOS E NOVENTA = ____________________________________________
G)   SETENTA E QUATRO = ____________________________________________________
H)   TRÊS MIL E QUATROCENTOS E DEZ = _______________________________________
I)     DOIS MIL E OITOCENTOS = ________________________________________________

Fonte: http://www.acessaber.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário