Como tirar a fralda das criancas
2ª etapa Um ou dois meses depois da primeira reunião, chame os pais para conversar individualmente ou em pequenos grupos. Estabeleça decisões para dar início à retirada de fraldas de cada criança: para algumas, será o caso de manter só à noite; para outras, será preciso esperar mais.
3ª etapa Com os professores e a equipe de funcionários, realize encontros de formação para que eles compreendam como se dá o processo de abandono das fraldas. Estabeleça os principais procedimentos - o mais importante é a criação de uma rotina específica para que todos possam ir ao banheiro.
4ª etapa Na sala, o processo precisa ser flexível para respeitar as fases de cada um. A professora pode convidar a turma para ir ao banheiro, em média, a cada 30 minutos. É importante combinar essa atividade com outras para os que já utilizam o vaso normalmente. Para incentivar a troca de informações sobre essa fase, promova conversas com as crianças e escute seus comentários.
Avaliação
Observe junto com os colegas e os pais a evolução de cada criança. Acolha as que demonstram mais dificuldade, ouça suas angústias e evite que se sintam repreendidas ao deixar "escapar" um xixi ou cocô.
Faixa etária
0 a 3 anos
Conteúdo
Identidade e autonomia
Objetivos
- Favorecer um processo tranqüilo de retirada de fraldas para as crianças, respeitando ritmos e necessidades.
- Auxiliar a equipe a construir competências para o bom acompanhamento do processo.
- Promover um diálogo com as famílias, favorecendo ações em conjunto com a creche.
Tempo estimado
O ano todo.
Desenvolvimento
fonte: nova escola
Como tirar a fralda das criancas
2ª etapa Um ou dois meses depois da primeira reunião, chame os pais para conversar individualmente ou em pequenos grupos. Estabeleça decisões para dar início à retirada de fraldas de cada criança: para algumas, será o caso de manter só à noite; para outras, será preciso esperar mais.
3ª etapa Com os professores e a equipe de funcionários, realize encontros de formação para que eles compreendam como se dá o processo de abandono das fraldas. Estabeleça os principais procedimentos - o mais importante é a criação de uma rotina específica para que todos possam ir ao banheiro.
4ª etapa Na sala, o processo precisa ser flexível para respeitar as fases de cada um. A professora pode convidar a turma para ir ao banheiro, em média, a cada 30 minutos. É importante combinar essa atividade com outras para os que já utilizam o vaso normalmente. Para incentivar a troca de informações sobre essa fase, promova conversas com as crianças e escute seus comentários.
Avaliação
Observe junto com os colegas e os pais a evolução de cada criança. Acolha as que demonstram mais dificuldade, ouça suas angústias e evite que se sintam repreendidas ao deixar "escapar" um xixi ou cocô.
Faixa etária
0 a 3 anos
Conteúdo
Identidade e autonomia
Objetivos
- Favorecer um processo tranqüilo de retirada de fraldas para as crianças, respeitando ritmos e necessidades.
- Auxiliar a equipe a construir competências para o bom acompanhamento do processo.
- Promover um diálogo com as famílias, favorecendo ações em conjunto com a creche.
Tempo estimado
O ano todo.
Desenvolvimento
fonte: nova escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário