PLANEJAMENTO
Coordenação Pedagógica
Ciclo de Estudos Básicos
25/02 a07/03
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIAS:
- Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão;
- Construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e seqüência lógica.
HABILIDADES:
- Expõe sua suas idéias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma seqüência lógica de pensamento;
- Antecipa conteúdo de um texto;
- Reconhece letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
- Identifica a escrita do próprio nome;
- Escreve com e sem modelo o próprio nome;
- Diferencia letra de outros tipos de sinais gráficos;
- Reconhece a vogal em estudo no seu nome e nos textos trabalhados;
- Faz descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas.
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS:
- Estabelece relação de semelhança e diferença representando-a de forma diversificada;
- Reconhecimento da estrutura do SND através de material concreto.
HABILIDADES:
- Identifica elementos semelhantes e diferentes;
- Percebe a diferença de tamanho e espessura dos elementos;
- Localiza objetos a partir de instruções dadas;
- Faz relação número quantidade;
- Associa o numeral a sua escrita;
- Grafa os nomes dos numerais.
HISTÓRIA
COMPETÊNCIAS:
- Identifica-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;
- Percepção da história como um processo que se constrói a partir das relações no tempo e no espaço.
HABILIDADES:
- Usa seu nome como forma de identificação;
- Reconhece o direito das pessoas terem um nome;
- Valoriza a diversidade humana;
- Percebe a sucessão de acontecimentos no tempo e registra sua própria história.
VEJA TAMBÉM
CIÊNCIAS
COMPETÊNCIAS:
· Representação do corpo humano como instrumento de expressão e comunicação;
· Identificação e observação de algumas transformações do corpo e dos hábitos dos seres humanos, nas diversas fases da vida.
HABILIDADES:
- Identifica o corpo como constituído por partes com funções diversas;
- Nomeia as principais partes do corpo;
- Reconhece que cada ser humano tem suas particularidades, destacando as características físicas e culturais.
GEOGRAFIA
COMPETÊNCIAS:
- Estabelecimento de algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelece;
- Percepção de si e suas relações casa/ escola.
HABILIDADES:
- Percebe a casa como abrigo das pessoas;
- Reconhece e representa o espaço da própria moradia;
- Descreve diferentes tipos de casa e o material usado na sua construção;
- Identifica as partes que compõe ima casa.
ARTES
COMPETÊNCIAS:
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.
HABILIDADES:
- Criação de desenhos e pintura a partir de seu próprio repertório;
- Valorização de suas próprias produções e dos seus colegas;
- Confecção de atividades com dobraduras e maquetes.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPETÊNCIAS:
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
HABILIDADES:
- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e suas brincadeiras.
ATIVIDADES
SEGUNDA –FEIRA 25/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdo
-Nome
-Eu , minha Identidade
- Metodologia
-Apresentação do título do poema de Pedro Bandeira “Nome da Gente”,levantamento de hipóteses a partir do título;
-Perguntar o que as crianças entendem pela expressão “coitadinho” no contexto do poema;
-Levantar
o questionamento sobre a última estrofe do poema, retratando a
importância do nome como identidade e sua funcionalidade no convívio
social;
-A
pró expõe para turma uma certidão de nascimento verificando o
conhecimento prévio que cada um tem a cerca da certidão,pede para que os
alunos listem oralmente(e ela registra no quadro)em que situações se
fazem necessário a certidão e sua importância;
-
Após a discussão sugerir que os alunos identifiquem todo seu material
com a escrita do seu nome nos mesmos ou construir a lista de chamada
da classe.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA 26/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdo
-Corpo humano e suas partes;
-Relação de semelhança e diferença;
-Número e quantidade
· Metodologia
- Apresentação de uma música falando sobre o corpo(anexo)
-Quando
a pró estiver trabalhando com o corpo e suas parte já vai estimulando
os alunos a identificarem questões de: maior/ menor, comprido/ curto,
leve/pesado;
-Aplicação
do jogo do boliche(com garrafa pet) ,o aluno joga a bola,derruba a
garrafa diz qual foi o número que tinha nela registra no quadro e
desenha sua respectiva quantidade;
QUARTA-FEIRA 27/02
· Acolhida
· Leitura
· Conteúdo
-Moradia e tipo de moradia;
-Apresentação do alfabeto e destaque para as vogais, identificando-as no nome de cada um.
- Metodologia
-Leitura do
poema de José Paulo Paes( A casa e seu dono), deixar que os alunos
completem a rima escrevendo o nome do animal(2° ano) ou fazendo o
desenho(1° ano).
-fazer
questionamentos a cerca do poema e relacionando-o com a temática em
estudo,pedir que os alunos desenhe e escrevam como é sua casa(guardar os desenhos para trabalhar o texto descritivo no dia seguinte).
-Canto
de uma música sobre o alfabeto, exposição do mesmo e destaque para as
vogais trabalhando apenas com o traçado e identificação da vogal
“O”,lembrando sempre de explorar o crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
QUINTA-FEIRA 28/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Texto descritivo;
- Escrita do nome do numeral
- Metodologia
-Apresentar
gravuras de vários tipos de moradia, a pró escolhe uma e faz a descrição
chama alguns alunos para fazer o mesmo. Depois distribui os desenhos
feitos no dia anterior e pede p/ cada um fazer a descrição da sua casa
1° ano(oral podendo solicitar que escreva o nome de algumas partes da
casa) e 2° ano(faz a descrição oral e escrita).
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
SEXTA-FEIRA 29/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Identidade
-Vogal O (1° ano)
-Revisão do alfabeto (2° ano)
-História ginasticada anexo)
- Metodologia
-Conversa
informal sobre as características físicas e psicológicas de cada um ,
gostos, preferências,herança genética,valorização de si e do outro;
-Confecção do auto-retrato de cada um .
SEGUNDA –FEIRA 03/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Linha do tempo
-Nome
- Metodologia
-Pesquisar
figuras de crianças em diferentes fases da vida colar num cartaz e
descrever com auxílio da professora as características de cada fase(1°
ano descrição oral e 2° ano oral e escrita) .
- O
professor escolhe um crachá e vai dando pistas através das
características da pessoa até os alunos descobrirem quem é, o professor
mostra o crachá e a pessoa vem a frente pega outro crachá e faz o mesmo
procedimento.
-Distribuir entre os alunos os crachás trocado, cada um deverá procurar o dono da crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA 04/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Partes do corpo
-Número e quantidade
- Metodologias
-Dividir a classe em equipes, cada equipe escolhe um colega para
deitar no papel metro enquanto outro risca e recorta o contorno do
corpo depois de pronto a equipe deve nomear as partes do corpo, escrever
o nome do colega que teve seu corpo contornado e apresentar para turma
descrevendo algumas características desse colega.
-Em
círculo cada aluno deverá dizer seu nome e fazer um gesto repetindo-o a
quantidade de vezes que representa sua idade, os colegas deverão dizer
que idade foi representada e registrar no quadro o número e sua
respectiva quantidade.
QUARTA-FEIRA 05/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Função da moradia e as partes que a compõe;
-Maquete ou dobradura.
- Metodologia
-Canto e exploração da letra da música de Vinícius de Moraes (Era uma Casa muito Engraçada);
-Exploração do título (o que será que tem nessa casa para ser muito engraçada?)
-Perguntar se é possível morar numa casa como a que a música descreve,falar sobre as pessoas que não tem casa etc.
-Observar quantos colegas tem o nome começados com a mesma letra da palavra casa
-Circular na música a vogal em estudo;
- Confecção de maquetes ou dobradura representando os diferentes tipos de casa e as partes que a compõe.
QUINTA-FEIRA 06/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Produção oral e escrita de um texto descritivo
-Relação número/escrita
- Metodologia
-Desenhar e descrever o caminho de casa para a escola
-Distribuição
e orientação do jogo(dominó número/ quantidade) os alunos do 2° ano
poderá confeccionar seu dominó com auxílio da professora.
SEXTA-FEIRA 07/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Vogal (1° ano)
-Alfabeto(2° ano)
-Brincadeira da garrafa (anexo)
- Metodologias
Pesquisa em
livros e revistas de palavras começadas pelas letras em estudo, colagem e
exposição das mesmas, seguido da leitura das palavras pela professora
que poderá juntamente com os alunos eleger alguma palavra para buscar o
significado no dicionário, para formar frase etc.
-Explicação da brincadeira.
de:
PLANEJAMENTO
Coordenação Pedagógica
Ciclo de Estudos Básicos
25/02 a07/03
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPETÊNCIAS:
- Ampliação gradativa de suas possibilidades de comunicação e expressão;
- Construção de textos orais e escrito a partir de um gênero textual/descritivo, expressando clareza e seqüência lógica.
HABILIDADES:
- Expõe sua suas idéias com clareza, ainda que com ajuda ,obedecendo uma seqüência lógica de pensamento;
- Antecipa conteúdo de um texto;
- Reconhece letras iniciais de seu nome, fazendo seleções, comparações, refletindo no processo de aquisição da escrita;
- Identifica a escrita do próprio nome;
- Escreve com e sem modelo o próprio nome;
- Diferencia letra de outros tipos de sinais gráficos;
- Reconhece a vogal em estudo no seu nome e nos textos trabalhados;
- Faz descrição a partir de observações diretas ou indiretas livres ou dirigidas.
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS:
- Estabelece relação de semelhança e diferença representando-a de forma diversificada;
- Reconhecimento da estrutura do SND através de material concreto.
HABILIDADES:
- Identifica elementos semelhantes e diferentes;
- Percebe a diferença de tamanho e espessura dos elementos;
- Localiza objetos a partir de instruções dadas;
- Faz relação número quantidade;
- Associa o numeral a sua escrita;
- Grafa os nomes dos numerais.
HISTÓRIA
COMPETÊNCIAS:
- Identifica-se como ser social, construtor de sua identidade pessoal;
- Percepção da história como um processo que se constrói a partir das relações no tempo e no espaço.
HABILIDADES:
- Usa seu nome como forma de identificação;
- Reconhece o direito das pessoas terem um nome;
- Valoriza a diversidade humana;
- Percebe a sucessão de acontecimentos no tempo e registra sua própria história.
VEJA TAMBÉM
CIÊNCIAS
COMPETÊNCIAS:
· Representação do corpo humano como instrumento de expressão e comunicação;
· Identificação e observação de algumas transformações do corpo e dos hábitos dos seres humanos, nas diversas fases da vida.
HABILIDADES:
- Identifica o corpo como constituído por partes com funções diversas;
- Nomeia as principais partes do corpo;
- Reconhece que cada ser humano tem suas particularidades, destacando as características físicas e culturais.
GEOGRAFIA
COMPETÊNCIAS:
- Estabelecimento de algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelece;
- Percepção de si e suas relações casa/ escola.
HABILIDADES:
- Percebe a casa como abrigo das pessoas;
- Reconhece e representa o espaço da própria moradia;
- Descreve diferentes tipos de casa e o material usado na sua construção;
- Identifica as partes que compõe ima casa.
ARTES
COMPETÊNCIAS:
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,da pintura, da construção, desenvolvendo o gosto e o cuidado pelo processo de produção e criação.
HABILIDADES:
- Criação de desenhos e pintura a partir de seu próprio repertório;
- Valorização de suas próprias produções e dos seus colegas;
- Confecção de atividades com dobraduras e maquetes.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPETÊNCIAS:
- Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
HABILIDADES:
- Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e suas brincadeiras.
ATIVIDADES
SEGUNDA –FEIRA 25/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdo
-Nome
-Eu , minha Identidade
- Metodologia
-Apresentação do título do poema de Pedro Bandeira “Nome da Gente”,levantamento de hipóteses a partir do título;
-Perguntar o que as crianças entendem pela expressão “coitadinho” no contexto do poema;
-Levantar
o questionamento sobre a última estrofe do poema, retratando a
importância do nome como identidade e sua funcionalidade no convívio
social;
-A
pró expõe para turma uma certidão de nascimento verificando o
conhecimento prévio que cada um tem a cerca da certidão,pede para que os
alunos listem oralmente(e ela registra no quadro)em que situações se
fazem necessário a certidão e sua importância;
-
Após a discussão sugerir que os alunos identifiquem todo seu material
com a escrita do seu nome nos mesmos ou construir a lista de chamada
da classe.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA 26/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdo
-Corpo humano e suas partes;
-Relação de semelhança e diferença;
-Número e quantidade
· Metodologia
- Apresentação de uma música falando sobre o corpo(anexo)
-Quando
a pró estiver trabalhando com o corpo e suas parte já vai estimulando
os alunos a identificarem questões de: maior/ menor, comprido/ curto,
leve/pesado;
-Aplicação
do jogo do boliche(com garrafa pet) ,o aluno joga a bola,derruba a
garrafa diz qual foi o número que tinha nela registra no quadro e
desenha sua respectiva quantidade;
QUARTA-FEIRA 27/02
· Acolhida
· Leitura
· Conteúdo
-Moradia e tipo de moradia;
-Apresentação do alfabeto e destaque para as vogais, identificando-as no nome de cada um.
- Metodologia
-Leitura do
poema de José Paulo Paes( A casa e seu dono), deixar que os alunos
completem a rima escrevendo o nome do animal(2° ano) ou fazendo o
desenho(1° ano).
-fazer
questionamentos a cerca do poema e relacionando-o com a temática em
estudo,pedir que os alunos desenhe e escrevam como é sua casa(guardar os desenhos para trabalhar o texto descritivo no dia seguinte).
-Canto
de uma música sobre o alfabeto, exposição do mesmo e destaque para as
vogais trabalhando apenas com o traçado e identificação da vogal
“O”,lembrando sempre de explorar o crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
QUINTA-FEIRA 28/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Texto descritivo;
- Escrita do nome do numeral
- Metodologia
-Apresentar
gravuras de vários tipos de moradia, a pró escolhe uma e faz a descrição
chama alguns alunos para fazer o mesmo. Depois distribui os desenhos
feitos no dia anterior e pede p/ cada um fazer a descrição da sua casa
1° ano(oral podendo solicitar que escreva o nome de algumas partes da
casa) e 2° ano(faz a descrição oral e escrita).
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
SEXTA-FEIRA 29/02
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Identidade
-Vogal O (1° ano)
-Revisão do alfabeto (2° ano)
-História ginasticada anexo)
- Metodologia
-Conversa
informal sobre as características físicas e psicológicas de cada um ,
gostos, preferências,herança genética,valorização de si e do outro;
-Confecção do auto-retrato de cada um .
SEGUNDA –FEIRA 03/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Linha do tempo
-Nome
- Metodologia
-Pesquisar
figuras de crianças em diferentes fases da vida colar num cartaz e
descrever com auxílio da professora as características de cada fase(1°
ano descrição oral e 2° ano oral e escrita) .
- O
professor escolhe um crachá e vai dando pistas através das
características da pessoa até os alunos descobrirem quem é, o professor
mostra o crachá e a pessoa vem a frente pega outro crachá e faz o mesmo
procedimento.
-Distribuir entre os alunos os crachás trocado, cada um deverá procurar o dono da crachá.
Sistematização de toda discussão com atividades de leitura e escrita referente ao tema trabalhado.
TERÇA-FEIRA 04/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Partes do corpo
-Número e quantidade
- Metodologias
-Dividir a classe em equipes, cada equipe escolhe um colega para
deitar no papel metro enquanto outro risca e recorta o contorno do
corpo depois de pronto a equipe deve nomear as partes do corpo, escrever
o nome do colega que teve seu corpo contornado e apresentar para turma
descrevendo algumas características desse colega.
-Em
círculo cada aluno deverá dizer seu nome e fazer um gesto repetindo-o a
quantidade de vezes que representa sua idade, os colegas deverão dizer
que idade foi representada e registrar no quadro o número e sua
respectiva quantidade.
QUARTA-FEIRA 05/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Função da moradia e as partes que a compõe;
-Maquete ou dobradura.
- Metodologia
-Canto e exploração da letra da música de Vinícius de Moraes (Era uma Casa muito Engraçada);
-Exploração do título (o que será que tem nessa casa para ser muito engraçada?)
-Perguntar se é possível morar numa casa como a que a música descreve,falar sobre as pessoas que não tem casa etc.
-Observar quantos colegas tem o nome começados com a mesma letra da palavra casa
-Circular na música a vogal em estudo;
- Confecção de maquetes ou dobradura representando os diferentes tipos de casa e as partes que a compõe.
QUINTA-FEIRA 06/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Produção oral e escrita de um texto descritivo
-Relação número/escrita
- Metodologia
-Desenhar e descrever o caminho de casa para a escola
-Distribuição
e orientação do jogo(dominó número/ quantidade) os alunos do 2° ano
poderá confeccionar seu dominó com auxílio da professora.
SEXTA-FEIRA 07/03
- Acolhida
- Leitura
- Conteúdos
-Vogal (1° ano)
-Alfabeto(2° ano)
-Brincadeira da garrafa (anexo)
- Metodologias
Pesquisa em
livros e revistas de palavras começadas pelas letras em estudo, colagem e
exposição das mesmas, seguido da leitura das palavras pela professora
que poderá juntamente com os alunos eleger alguma palavra para buscar o
significado no dicionário, para formar frase etc.
-Explicação da brincadeira.
de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário