CIRANDA LITERÁRIA / DICA DE LIVRO PARA LEITURA / SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Hoje trago uma dica de livro para leitura com sequência didática e sugestão de uma ciranda literária.
Dica de livro:
Sinopse - FREDERICO GODOFREDO - Liana Leão, Márcia Széliga
Em
uma sociedade baseada no consumo, que valoriza a posse das coisas,
Frederico Godofredo é um menino diferente. Para ele, "SER" é muito mais
importante do que "TER". O boné e o tênis da moda não são importantes. O
que ele valoriza é a imaginação, capaz de trazer a estrela mais
distante do céu ao alcance de sua mão. estar no mundo é, para ele, a
felicidade.
FREDERICO GODOFREDO - Liana Leão, Márcia Széliga
FREDERICO GODOFREDO - Liana Leão, Márcia Széliga
Frederico Godofredo é
um livro lindo, não apenas pela singeleza do texto de Liana Leão, mas
pelo excelente projeto gráfico que destaca a maestria da ilustradora Márcia Széliga,
que, através de desenhos (apurados no uso preciso de lápis de cor) e de
colagens (reciclando diversos materiais), nos presenteia com imagens
belíssimas, ricas em detalhes e sedução.
(...) “As coisas usadas, que para as outras crianças não tinham serventia, para ele eram matéria-prima de invenção: fazia jangadas com palitos de sorvete e, com panos velhos, fazia as velas. Depois enchia uma bacia e soprava forte. Seu sopro virava vento.”
Frederico Godofredo é
um menino que adora dar asas à imaginação. Ele está sempre
reaproveitando, em suas mágicas criações, o que lhe cai nas mãos ou que
encontra pelo caminho. A sua inventividade não tem limites e, com graça e
beleza, o que parece inútil vira novo (de novo): brinquedos velhos e
quebrados, objetos estranhos e até mesmo papeis usados. Para Frederico,
tudo tem utilidade, num mundo de constante aprendizado (e mudanças).
Liana trabalha, de maneira lúdica e convincente, a questão da
reciclagem. A sua narrativa, poética e inteligente, não subestima a
capacidade inventiva das crianças e, sabiamente, não encerra nenhuma
lição de moral (piegas). Todavia, em suas entrelinhas, há um sutil
ensinamento vital sobre a importância de cada coisa ao nosso redor. O
texto é gostoso, fluido e acessível pra qualquer idade. A autora mostra
como é possível falar de felicidade, filosofar com as crianças, sem ser
chata e, muito menos, didática.
(créditos: http://falasaoacaso.blogspot.com.br/2010/10/literatura-frederico-godofredo.html).
Sequência didática.
para salvar clique nas imagens. Os créditos estão na primeira imagem.
Ciranda literária.
Vamos agora falar um pouco sobre um recurso muito importante para a nossa prática.
Quando lemos um livro que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência, pois certas narrativas nos são tão significativas que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a mesma leitura. Com as crianças, não é diferente. À medida que se envolvem num contexto intenso de leitura, gostam de ouvir novamente, solicitar outras histórias, com temas de bruxas, fadas, etc., e também apreciam compartilhar na escola ou em outros lugares as leituras que lhe chamaram mais a atenção.
Dessa maneira iremos propor uma Ciranda Literária como sugestão para os educadores de plantão, pois acreditamos ser um recurso importante para a aprendizagem dos alunos. Não daremos uma "receita" mas daremos sugestões para que a Ciranda Literária ocorra. Para isso fizemos uma lista de Livros como sugestão inicial para atividades.
Lista de livros sugeridos:
Quando lemos um livro que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência, pois certas narrativas nos são tão significativas que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a mesma leitura. Com as crianças, não é diferente. À medida que se envolvem num contexto intenso de leitura, gostam de ouvir novamente, solicitar outras histórias, com temas de bruxas, fadas, etc., e também apreciam compartilhar na escola ou em outros lugares as leituras que lhe chamaram mais a atenção.
Dessa maneira iremos propor uma Ciranda Literária como sugestão para os educadores de plantão, pois acreditamos ser um recurso importante para a aprendizagem dos alunos. Não daremos uma "receita" mas daremos sugestões para que a Ciranda Literária ocorra. Para isso fizemos uma lista de Livros como sugestão inicial para atividades.
Lista de livros sugeridos:
·O Príncipe sem sonhos;
·A Aranha Bordadeira;
·O caso da Lagarta que Tomou um Chá de
Sumiço;
·
A verdadeira História da Chapeuzinho
Vermelho;
·O Caso das Bananas;
·Lilás;
·Frederico Godofredo;
·O Pintinho que Nasceu Quadrado;
·O Tesouro Perdido do Gigante
Gigantesco;
·As Três Perguntas;
·Quem tem medo de quê?- Ruth
Rocha;
·
Um passarinho me contou- José Paulo
Paes;
·O Pote Vazio- Martins Fontes;
·O Lugar das Coisas- Silvana
Javano;
·Ana Levada Brega-Maria de Lourdes
Krieger;
·Conversa para Pai Dormir- Ilan
Brenman;
·
Como Começar? Silvana Javano;
·
Quem tem medo do ridículo? Ruth
Rocha;
·A interessante ilha- Marcelo Cipis;
·O convidado da Raposela- Alex T.
Smith;
·O pequeno Polegar- Maurício de Sousa;
·O que cabe no meu Mundo PRUDÊNCIA,
Brejo, Janaina Alves;
·O Morcego Bobo- Jeanne Willis e Tony Ross.
Sugestão para a realização da
atividade:
1.
Toda a semana cada aluno deverá ler
um livro;
2.
Após ler o livro, o professor
solicitará a realização de uma atividade sobre o livro que leu para
compartilhar com a turma ou com o Ano (Série) diferente da criança. A atividade
pode ser um jogo da memória, uma televisão de papel, um reconto da história em papéis
grande de papel Canson, cartazes, criação de uma música, poemas, trilhas,
teatro, quadrinhas etc.
3.
Ou até mesmo leitura desse livro para crianças menores (séries 1º ao 3º
ano), ou seja, cada semana um aluno lê a história nas salas descrita
acima. Uma boa sugestão para que eles treinem a leitura, entrem no mundo
de sonhos, imaginação e também incentive aos outros mostrando o seu
interesse pela leitura.
Eu
vou adotar isso na minha sala e vou propor para todos os alunos, onde
não vou obrigar aqueles que não quiserem, vou deixar para aqueles
interessados e conversar com a coordenadora para fazer essa sequência de
leituras toda semana.
A
criança que for escolhida para a leitura vai levar o livro para casa
para se apropriar da leitura, conhecer a historia para poder fazer a
leitura para os pequenos. Espero que dê certo e incentive os outros da
turma (aqueles que não tem interesse) Podendo também a professora adotar
algumas atividades de acordo com o o livro lido na sala.
Espero
que vocês tenham gostado de mais uma sugestão do blog amiga da educação
que tem a Educação como seu objetivo principal para a melhoria do
mundo... bjs. Joelma Couto.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/projeto-ciranda-literaria-troca-indicacoes-581372.shtml.
LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICA DE LEITURA, ATIVIDADES 1º AO 5º ANO., SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CIRANDA LITERÁRIA, Atividades.,
CIRANDA LITERÁRIA / DICA DE LIVRO PARA LEITURA / SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Hoje trago uma dica de livro para leitura com sequência didática e sugestão de uma ciranda literária.
Dica de livro:
Sinopse - FREDERICO GODOFREDO - Liana Leão, Márcia Széliga
Em
uma sociedade baseada no consumo, que valoriza a posse das coisas,
Frederico Godofredo é um menino diferente. Para ele, "SER" é muito mais
importante do que "TER". O boné e o tênis da moda não são importantes. O
que ele valoriza é a imaginação, capaz de trazer a estrela mais
distante do céu ao alcance de sua mão. estar no mundo é, para ele, a
felicidade.
FREDERICO GODOFREDO - Liana Leão, Márcia Széliga
FREDERICO GODOFREDO - Liana Leão, Márcia Széliga
Frederico Godofredo é
um livro lindo, não apenas pela singeleza do texto de Liana Leão, mas
pelo excelente projeto gráfico que destaca a maestria da ilustradora Márcia Széliga,
que, através de desenhos (apurados no uso preciso de lápis de cor) e de
colagens (reciclando diversos materiais), nos presenteia com imagens
belíssimas, ricas em detalhes e sedução.
(...) “As coisas usadas, que para as outras crianças não tinham serventia, para ele eram matéria-prima de invenção: fazia jangadas com palitos de sorvete e, com panos velhos, fazia as velas. Depois enchia uma bacia e soprava forte. Seu sopro virava vento.”
Frederico Godofredo é
um menino que adora dar asas à imaginação. Ele está sempre
reaproveitando, em suas mágicas criações, o que lhe cai nas mãos ou que
encontra pelo caminho. A sua inventividade não tem limites e, com graça e
beleza, o que parece inútil vira novo (de novo): brinquedos velhos e
quebrados, objetos estranhos e até mesmo papeis usados. Para Frederico,
tudo tem utilidade, num mundo de constante aprendizado (e mudanças).
Liana trabalha, de maneira lúdica e convincente, a questão da
reciclagem. A sua narrativa, poética e inteligente, não subestima a
capacidade inventiva das crianças e, sabiamente, não encerra nenhuma
lição de moral (piegas). Todavia, em suas entrelinhas, há um sutil
ensinamento vital sobre a importância de cada coisa ao nosso redor. O
texto é gostoso, fluido e acessível pra qualquer idade. A autora mostra
como é possível falar de felicidade, filosofar com as crianças, sem ser
chata e, muito menos, didática.
(créditos: http://falasaoacaso.blogspot.com.br/2010/10/literatura-frederico-godofredo.html).
Sequência didática.
para salvar clique nas imagens. Os créditos estão na primeira imagem.
Ciranda literária.
Vamos agora falar um pouco sobre um recurso muito importante para a nossa prática.
Quando lemos um livro que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência, pois certas narrativas nos são tão significativas que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a mesma leitura. Com as crianças, não é diferente. À medida que se envolvem num contexto intenso de leitura, gostam de ouvir novamente, solicitar outras histórias, com temas de bruxas, fadas, etc., e também apreciam compartilhar na escola ou em outros lugares as leituras que lhe chamaram mais a atenção.
Dessa maneira iremos propor uma Ciranda Literária como sugestão para os educadores de plantão, pois acreditamos ser um recurso importante para a aprendizagem dos alunos. Não daremos uma "receita" mas daremos sugestões para que a Ciranda Literária ocorra. Para isso fizemos uma lista de Livros como sugestão inicial para atividades.
Lista de livros sugeridos:
Quando lemos um livro que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência, pois certas narrativas nos são tão significativas que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a mesma leitura. Com as crianças, não é diferente. À medida que se envolvem num contexto intenso de leitura, gostam de ouvir novamente, solicitar outras histórias, com temas de bruxas, fadas, etc., e também apreciam compartilhar na escola ou em outros lugares as leituras que lhe chamaram mais a atenção.
Dessa maneira iremos propor uma Ciranda Literária como sugestão para os educadores de plantão, pois acreditamos ser um recurso importante para a aprendizagem dos alunos. Não daremos uma "receita" mas daremos sugestões para que a Ciranda Literária ocorra. Para isso fizemos uma lista de Livros como sugestão inicial para atividades.
Lista de livros sugeridos:
·O Príncipe sem sonhos;
·A Aranha Bordadeira;
·O caso da Lagarta que Tomou um Chá de
Sumiço;
·
A verdadeira História da Chapeuzinho
Vermelho;
·O Caso das Bananas;
·Lilás;
·Frederico Godofredo;
·O Pintinho que Nasceu Quadrado;
·O Tesouro Perdido do Gigante
Gigantesco;
·As Três Perguntas;
·Quem tem medo de quê?- Ruth
Rocha;
·
Um passarinho me contou- José Paulo
Paes;
·O Pote Vazio- Martins Fontes;
·O Lugar das Coisas- Silvana
Javano;
·Ana Levada Brega-Maria de Lourdes
Krieger;
·Conversa para Pai Dormir- Ilan
Brenman;
·
Como Começar? Silvana Javano;
·
Quem tem medo do ridículo? Ruth
Rocha;
·A interessante ilha- Marcelo Cipis;
·O convidado da Raposela- Alex T.
Smith;
·O pequeno Polegar- Maurício de Sousa;
·O que cabe no meu Mundo PRUDÊNCIA,
Brejo, Janaina Alves;
·O Morcego Bobo- Jeanne Willis e Tony Ross.
Sugestão para a realização da
atividade:
1.
Toda a semana cada aluno deverá ler
um livro;
2.
Após ler o livro, o professor
solicitará a realização de uma atividade sobre o livro que leu para
compartilhar com a turma ou com o Ano (Série) diferente da criança. A atividade
pode ser um jogo da memória, uma televisão de papel, um reconto da história em papéis
grande de papel Canson, cartazes, criação de uma música, poemas, trilhas,
teatro, quadrinhas etc.
3.
Ou até mesmo leitura desse livro para crianças menores (séries 1º ao 3º
ano), ou seja, cada semana um aluno lê a história nas salas descrita
acima. Uma boa sugestão para que eles treinem a leitura, entrem no mundo
de sonhos, imaginação e também incentive aos outros mostrando o seu
interesse pela leitura.
Eu
vou adotar isso na minha sala e vou propor para todos os alunos, onde
não vou obrigar aqueles que não quiserem, vou deixar para aqueles
interessados e conversar com a coordenadora para fazer essa sequência de
leituras toda semana.
A
criança que for escolhida para a leitura vai levar o livro para casa
para se apropriar da leitura, conhecer a historia para poder fazer a
leitura para os pequenos. Espero que dê certo e incentive os outros da
turma (aqueles que não tem interesse) Podendo também a professora adotar
algumas atividades de acordo com o o livro lido na sala.
Espero
que vocês tenham gostado de mais uma sugestão do blog amiga da educação
que tem a Educação como seu objetivo principal para a melhoria do
mundo... bjs. Joelma Couto.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/projeto-ciranda-literaria-troca-indicacoes-581372.shtml.
LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICA DE LEITURA, ATIVIDADES 1º AO 5º ANO., SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CIRANDA LITERÁRIA, Atividades.,
Nenhum comentário:
Postar um comentário