INTRODUÇÃO:
Uma das
funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na
sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica em seu dia-a-dia
valores, costumes, conhecimentos que levaram o aluno a adquirir condições para
efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos na escola e
comunidade, projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também,
ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses
conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento cultural e
intelectual.
Dessa
forma, consiste a importância do referente projeto. Não só comemorar uma data
cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar municipal, mas antes,
informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o
aluno e sua comunidade cresça em conhecimentos e valores.
2. JUSTIFICATIVA:
O “Projeto
Escolar: A Escola proclamando a Independência do Brasil”, tem por justificativa
a necessidade de valorizar, junto aos alunos e comunidade o Brasil como um país
diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais,
sua história de “Independência” sobre os olhares críticos e construtores de
novos conhecimentos, além do que o livro didático pode oferecer, mas
reconhecendo tal diversidade no próprio aluno, na sua família, sua comunidade,
sua cidade, seu estado e, finalmente, seu país. O tema “ A Escola proclamando a
Independência do Brasil”, pretende refletir sobre a independência a partir do
lugar onde o aluno está, sua escola, seus valores, seus costumes, suas práticas
sociais, e inclusive, o Brasil não só da independência, mas o Brasil dos dias
atuais. Fato que não foge à história, nem ao objetivo principal dessa data
cívica tão importante para os brasileiros, em sua participação como sujeitos
desse país, seja no campo, nas cidades ou e outros lugares.
3. OBJETIVO
GERAL:
Comemorar a
Independência do Brasil, assim como, refletir sobre as mudanças ocorridas nesse
período aos dias atuais, que afetam ou não o aluno, a escola e sua comunidade.
3.1 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Levar o
aluno a conhecer a história do Brasil antes e depois do dia 7 de Setembro de
1822;
Cantar o
hino Nacional todos os dias da execução do projeto;
Explicar aos
alunos a importância do Hino Nacional e realizar um trabalho de interpretação e
entendimento da mensagem do Hino;
Cultivar no
aluno o sentimento de patriotismo tanto através da história do país, como da
sua própria;
Envolver a
comunidade na comemoração dessa data;
Realizar a
culminância do projeto no dia 7 de Setembro. (Desfile)
4. DESENVOLVIMENTO:
O
desenvolvimento desse projeto consistirá na realização das atividades
propostas. Atividades de registro sobre o tema, a execução dos objetivos
específicos, a produção de textos, poesias, paródias e outros que deveram está
expostos na sala de aula para o dia da culminância.
5. AVALIAÇÃO:
Os alunos
serão avaliados no decorrer do projeto através da participação, presença,
realização das atividades e apresentação na culminância do projeto.
6. SUGESTÕES:
Segue em
anexo sugestões de atividades a serem trabalhadas pelos alunos, também, uma
sugestão de teatro sobre o tema.
ATIVIDADES
INTRODUÇÃO:
Uma das
funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na
sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica em seu dia-a-dia
valores, costumes, conhecimentos que levaram o aluno a adquirir condições para
efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos na escola e
comunidade, projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também,
ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses
conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento cultural e
intelectual.
Dessa
forma, consiste a importância do referente projeto. Não só comemorar uma data
cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar municipal, mas antes,
informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o
aluno e sua comunidade cresça em conhecimentos e valores.
2. JUSTIFICATIVA:
O “Projeto
Escolar: A Escola proclamando a Independência do Brasil”, tem por justificativa
a necessidade de valorizar, junto aos alunos e comunidade o Brasil como um país
diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais,
sua história de “Independência” sobre os olhares críticos e construtores de
novos conhecimentos, além do que o livro didático pode oferecer, mas
reconhecendo tal diversidade no próprio aluno, na sua família, sua comunidade,
sua cidade, seu estado e, finalmente, seu país. O tema “ A Escola proclamando a
Independência do Brasil”, pretende refletir sobre a independência a partir do
lugar onde o aluno está, sua escola, seus valores, seus costumes, suas práticas
sociais, e inclusive, o Brasil não só da independência, mas o Brasil dos dias
atuais. Fato que não foge à história, nem ao objetivo principal dessa data
cívica tão importante para os brasileiros, em sua participação como sujeitos
desse país, seja no campo, nas cidades ou e outros lugares.
3. OBJETIVO
GERAL:
Comemorar a
Independência do Brasil, assim como, refletir sobre as mudanças ocorridas nesse
período aos dias atuais, que afetam ou não o aluno, a escola e sua comunidade.
3.1 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Levar o
aluno a conhecer a história do Brasil antes e depois do dia 7 de Setembro de
1822;
Cantar o
hino Nacional todos os dias da execução do projeto;
Explicar aos
alunos a importância do Hino Nacional e realizar um trabalho de interpretação e
entendimento da mensagem do Hino;
Cultivar no
aluno o sentimento de patriotismo tanto através da história do país, como da
sua própria;
Envolver a
comunidade na comemoração dessa data;
Realizar a
culminância do projeto no dia 7 de Setembro. (Desfile)
4. DESENVOLVIMENTO:
O
desenvolvimento desse projeto consistirá na realização das atividades
propostas. Atividades de registro sobre o tema, a execução dos objetivos
específicos, a produção de textos, poesias, paródias e outros que deveram está
expostos na sala de aula para o dia da culminância.
5. AVALIAÇÃO:
Os alunos
serão avaliados no decorrer do projeto através da participação, presença,
realização das atividades e apresentação na culminância do projeto.
6. SUGESTÕES:
Segue em
anexo sugestões de atividades a serem trabalhadas pelos alunos, também, uma
sugestão de teatro sobre o tema.
ATIVIDADES
Nenhum comentário:
Postar um comentário