Segundo os psicólogos da Unidade de Desenvolvimento Psicológico e
Educativo de San Salvador, por ética, só uma pessoa especializada, como
alguns psicólogos, pode interpretar os desenhos, seguindo protocolos
estabelecidos para esse fim.
O especialista deve levar em conta a condição biográfica e familiar da
pessoa que desenhou, bem como sua história pessoal, que servirá como
marco de referência de quem está fazendo o desenho. Além disso, é
necessário levar em conta que um desenho é importante, mas não define
tudo. É uma expressão de sentimentos e de desejos que podem ajudar a
saber, por exemplo, como se sente a criança a respeito da sua família,
sua escola, etc.
Através dos desenhos das crianças, pode-se observar detalhes que para
uma pessoa adulta pode passar despercebido. O desenho pode ser, na
infância, um canal de comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A
primeira porta que a criança abre o seu interior.
Formas de interpretação do desenho infantil
Existem algumas pistas que podem orientar os pais sobre o que diz
o desenho do seu filho. No entanto, são puramente orientações. Segundo a
especialista canadense, Nicole Bédard, o desenho diz muitas coisas.
Exemplos:
Posição do desenho –
Todo desenho na parte superior do papel, está relacionado com a cabeça,
o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas
novas. A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades
físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica
pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao
futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento
atual.
Dimensões do desenho -
Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de
formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam
de pouco espaço para se expressar. Podem também sugerir uma criança
reflexiva, ou com falta de confiança.
Traços do desenho -
Os contínuos, sem interrupções, parecem denotar um espírito dócil,
enquanto o apagado ou falhado, pode revelar uma criança um pouco
insegura e impulsiva.
A pressão do desenho -
Uma boa pressão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o
desenho, mais agressividade existirá, enquanto as mais superficiais
demonstra falta de vontade ou fadiga física.
As cores do desenho –
O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo; o amarelo, a
curiosidade e alegria de viver; o laranja, necessidade de contato social
e público, impaciência; o azul, a paz e a tranquilidade; o verde, certa
maturidade, sensibilidade e intuição; o negro representa o
inconsciente; o marrom, a segurança e planejamento. É necessário
acrescentar que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta
de motivação.
Esses tipos de interpretação, são apenas uma pincelada dentro do grande
mundo que é o desenho infantil. Não devemos generalizá-los. Cada criança
é um mundo, assim como as regras de interpretação do desenho infantil.
Se alguma coisa te preocupa no seu filho, e se for necessário, busque um
especialista.
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Fonte: guiainfantil.com
Segundo os psicólogos da Unidade de Desenvolvimento Psicológico e
Educativo de San Salvador, por ética, só uma pessoa especializada, como
alguns psicólogos, pode interpretar os desenhos, seguindo protocolos
estabelecidos para esse fim.
O especialista deve levar em conta a condição biográfica e familiar da
pessoa que desenhou, bem como sua história pessoal, que servirá como
marco de referência de quem está fazendo o desenho. Além disso, é
necessário levar em conta que um desenho é importante, mas não define
tudo. É uma expressão de sentimentos e de desejos que podem ajudar a
saber, por exemplo, como se sente a criança a respeito da sua família,
sua escola, etc.
Através dos desenhos das crianças, pode-se observar detalhes que para
uma pessoa adulta pode passar despercebido. O desenho pode ser, na
infância, um canal de comunicação entre a criança e seu mundo exterior. A
primeira porta que a criança abre o seu interior.
Formas de interpretação do desenho infantil
Existem algumas pistas que podem orientar os pais sobre o que diz
o desenho do seu filho. No entanto, são puramente orientações. Segundo a
especialista canadense, Nicole Bédard, o desenho diz muitas coisas.
Exemplos:
Posição do desenho –
Todo desenho na parte superior do papel, está relacionado com a cabeça,
o intelecto, a imaginação, a curiosidade e o desejo de descobrir coisas
novas. A parte inferior do papel nos informa sobre as necessidades
físicas e materiais que pode ter a criança. O lado esquerdo indica
pensamentos que giram em torno ao passado, enquanto o lado direito, ao
futuro. Se o desenho se situa no centro do papel, representa o momento
atual.
Dimensões do desenho -
Os desenhos com formas grandes mostram certa segurança, enquanto os de
formas pequenas parecem ser feitas por crianças que normalmente precisam
de pouco espaço para se expressar. Podem também sugerir uma criança
reflexiva, ou com falta de confiança.
Traços do desenho -
Os contínuos, sem interrupções, parecem denotar um espírito dócil,
enquanto o apagado ou falhado, pode revelar uma criança um pouco
insegura e impulsiva.
A pressão do desenho -
Uma boa pressão indica entusiasmo e vontade. Quanto mais forte seja o
desenho, mais agressividade existirá, enquanto as mais superficiais
demonstra falta de vontade ou fadiga física.
As cores do desenho –
O vermelho representa a vida, o ardor, o ativo; o amarelo, a
curiosidade e alegria de viver; o laranja, necessidade de contato social
e público, impaciência; o azul, a paz e a tranquilidade; o verde, certa
maturidade, sensibilidade e intuição; o negro representa o
inconsciente; o marrom, a segurança e planejamento. É necessário
acrescentar que o desenho de uma só cor, pode denotar preguiça ou falta
de motivação.
Esses tipos de interpretação, são apenas uma pincelada dentro do grande
mundo que é o desenho infantil. Não devemos generalizá-los. Cada criança
é um mundo, assim como as regras de interpretação do desenho infantil.
Se alguma coisa te preocupa no seu filho, e se for necessário, busque um
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Fonte: guiainfantil.com
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