Vamos falar de cultura, vamos falar de folclore.
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier).
O professor deve saber
aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte
inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Um trabalho
significativo com o folclore deverá ser desenvolvido através da
parceria com a comunidade escolar... isto mesmo as crianças e suas a
famílias, estendendo-se à vizinhança são peças fundamentais para uma
aprendizagem significativa do assunto. Desta maneira, o trabalho pode
ser regionalizado, valorizando as manifestações culturais do local em
que o aluno vive.
Saci, Iara, curupira... E
as lendas da localidade em que o aluno está inserido? E a culinária
típica da sua comunidade? E as danças regionais?
Não estou dizendo aqui
que conhecer de maneira macro a cultura não seja importante. Mais sim,
que às vezes o aluno passa por anos de escolarização sem ao menos
conhecer as manifestações culturais do seu entorno. E claro,
valorizá-las tal e qual elas merecem. Este trabalho é fundamental para
que o aluno sinta que ele também é produtor de uma cultura.
Para quem mora no Vale do Aço, segue abaixo links com acesso a alguns materias sobre o folclore da região:
Depois postarei aqui algumas sugestões de brincadeiras e jogos folclóricos que achei bem bacana para ser trabalhado em sala.
Abraços e até...
Vamos falar de cultura, vamos falar de folclore.
"Folclore é o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou". ( Xavier).
O professor deve saber
aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte
inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Um trabalho
significativo com o folclore deverá ser desenvolvido através da
parceria com a comunidade escolar... isto mesmo as crianças e suas a
famílias, estendendo-se à vizinhança são peças fundamentais para uma
aprendizagem significativa do assunto. Desta maneira, o trabalho pode
ser regionalizado, valorizando as manifestações culturais do local em
que o aluno vive.
Saci, Iara, curupira... E
as lendas da localidade em que o aluno está inserido? E a culinária
típica da sua comunidade? E as danças regionais?
Não estou dizendo aqui
que conhecer de maneira macro a cultura não seja importante. Mais sim,
que às vezes o aluno passa por anos de escolarização sem ao menos
conhecer as manifestações culturais do seu entorno. E claro,
valorizá-las tal e qual elas merecem. Este trabalho é fundamental para
que o aluno sinta que ele também é produtor de uma cultura.
Para quem mora no Vale do Aço, segue abaixo links com acesso a alguns materias sobre o folclore da região:
Depois postarei aqui algumas sugestões de brincadeiras e jogos folclóricos que achei bem bacana para ser trabalhado em sala.
Abraços e até...
Nenhum comentário:
Postar um comentário