Vamos
encarar a realidade: os alunos (e também os adultos) ficam frustrados
quando não compreendem, ou não sabem o que vem a seguir. Assim, tanto
para os alunos, como para os adultos, esta frustração acaba desembocando
em problemas de disciplina.
Assim, é
de suma importância que os professores saibam antecipar e evitar
qualquer possibilidade de confusão “ antes” que os problemas apareçam.
Lembre-se, o gerenciamento efetivo da sala de aula requer um professor
que seja proativo.
Uma
maneira de evitar a confusão do aluno é ser consistente. Sua aula,
jamais deverá ser uma surpresa para os alunos. Por exemplo, tenha sempre
definido a sequência, ou ordem da sua aula especificado logo no início
para os alunos. O roteiro do que acontecerá na aula não deve ser um
mistério para os seus alunos.
Você
pode fazer isso, colocando no canto superior direito do quadro negro a
seqüência de atividades que ocorrerão naquela aula, bem como o tempo
para cada uma delas.
Informe
também qual é o objetivo daquela lição, o que você espera que eles
aprendam. Você não acha que seria uma boa idéia seus alunos também saber
o que se espera deles ?
Uma
outra estratégia de aprendizado muito simples que reduz
consideravelmente a confusão dos alunos é checar o entendimento deles ao
longo da aula. Simplesmente pergunte a um ou dois alunos (escolha
aleatoriamente) para repetir o entendimento do que você acabou de
ensinar. Você pode usar esta estratégia quer seja na hora da explicação
de algo novo, nas orientações para um trabalho em grupo, ou até mesmo no
estabelecimento dos combinados da sala.
Fazendo
isso várias vezes ao longo da aula você constatará cada vez menos
confusão dos alunos e por conseguinte menos problemas de gerenciamento
da sala.
As
dicas de hoje parecem ser simplistas, entretanto, muitas vezes são as
estratégias mais simples que resultam em maior sucesso.
Ensinar não tem que ser uma experiência penosa, desde que você conheça as estratégias mais eficientes para usar.
Previna a confusão
Vamos
encarar a realidade: os alunos (e também os adultos) ficam frustrados
quando não compreendem, ou não sabem o que vem a seguir. Assim, tanto
para os alunos, como para os adultos, esta frustração acaba desembocando
em problemas de disciplina.
Assim, é
de suma importância que os professores saibam antecipar e evitar
qualquer possibilidade de confusão “ antes” que os problemas apareçam.
Lembre-se, o gerenciamento efetivo da sala de aula requer um professor
que seja proativo.
Uma
maneira de evitar a confusão do aluno é ser consistente. Sua aula,
jamais deverá ser uma surpresa para os alunos. Por exemplo, tenha sempre
definido a sequência, ou ordem da sua aula especificado logo no início
para os alunos. O roteiro do que acontecerá na aula não deve ser um
mistério para os seus alunos.
Você
pode fazer isso, colocando no canto superior direito do quadro negro a
seqüência de atividades que ocorrerão naquela aula, bem como o tempo
para cada uma delas.
Informe
também qual é o objetivo daquela lição, o que você espera que eles
aprendam. Você não acha que seria uma boa idéia seus alunos também saber
o que se espera deles ?
Uma
outra estratégia de aprendizado muito simples que reduz
consideravelmente a confusão dos alunos é checar o entendimento deles ao
longo da aula. Simplesmente pergunte a um ou dois alunos (escolha
aleatoriamente) para repetir o entendimento do que você acabou de
ensinar. Você pode usar esta estratégia quer seja na hora da explicação
de algo novo, nas orientações para um trabalho em grupo, ou até mesmo no
estabelecimento dos combinados da sala.
Fazendo
isso várias vezes ao longo da aula você constatará cada vez menos
confusão dos alunos e por conseguinte menos problemas de gerenciamento
da sala.
As
dicas de hoje parecem ser simplistas, entretanto, muitas vezes são as
estratégias mais simples que resultam em maior sucesso.
Ensinar não tem que ser uma experiência penosa, desde que você conheça as estratégias mais eficientes para usar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário