Uma
forma que os professores podem reduzir a confusão do aluno em sala de
aula está em “ ser específico “ com as orientações que der. Por exemplo, há uma grande diferença entre estas duas orientações:
- Darei alguns minutos para que vocês respondam estas questões
e
- Darei 3 minutos para que escrevam as respostas das questões 1 até a 5.
Você vê
a diferença ? Reparou que estipulei um tempo preciso como limite para a
conclusão da tarefa? Isto é muito importante. Por isso, sempre que você
solicitar uma tarefa aos alunos, estabeleça o tempo exato que a mesma
deve ser finalizada. Fazendo assim, além de gerenciar melhor a sala,
você já está ensinando gerenciamento de tempo a todos eles.
Agora,
claro, o próximo passo é fazer a checagem do entendimento das instruções
que os alunos receberam. Assim, peça para que um diga, quanto tempo foi
dado para responder as questões, peça a outro que repita quais questões
foram solicitadas.
Se a
tarefa será realizada em grupo, defina a quantidade de participantes por
grupo e o sistema de seleção de cada participante. Uma maneira é
distribuir fichas coloridas e todos que tiverem a mesma cor de ficha
formarão um grupo. Desta forma controla quem estará no grupo de quem e
evita os habituais tumultos quando esta questão é deixada para que os
alunos resolvam.
Seja Específica
Uma
forma que os professores podem reduzir a confusão do aluno em sala de
aula está em “ ser específico “ com as orientações que der. Por exemplo, há uma grande diferença entre estas duas orientações:
- Darei alguns minutos para que vocês respondam estas questões
e
- Darei 3 minutos para que escrevam as respostas das questões 1 até a 5.
Você vê
a diferença ? Reparou que estipulei um tempo preciso como limite para a
conclusão da tarefa? Isto é muito importante. Por isso, sempre que você
solicitar uma tarefa aos alunos, estabeleça o tempo exato que a mesma
deve ser finalizada. Fazendo assim, além de gerenciar melhor a sala,
você já está ensinando gerenciamento de tempo a todos eles.
Agora,
claro, o próximo passo é fazer a checagem do entendimento das instruções
que os alunos receberam. Assim, peça para que um diga, quanto tempo foi
dado para responder as questões, peça a outro que repita quais questões
foram solicitadas.
Se a
tarefa será realizada em grupo, defina a quantidade de participantes por
grupo e o sistema de seleção de cada participante. Uma maneira é
distribuir fichas coloridas e todos que tiverem a mesma cor de ficha
formarão um grupo. Desta forma controla quem estará no grupo de quem e
evita os habituais tumultos quando esta questão é deixada para que os
alunos resolvam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário