Como trabalhar com blocos lógicos?
Explorando os Blocos
lógicos.
Blocos Lógicos são um conjunto de pequenas
peças geométricas divididas em quadrados, retângulos, triângulos e círculos e
tem por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças na educação infantil.
Os blocos lógicos são eficientes para que as
crianças exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.
Constituem um material extraordinário para
estimular na criança, a análise, o raciocínio e o julgamento, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem.
Os blocos lógicos constituem-se de caixas contendo
48 peças divididas em:
1. círculos, quadrados, triângulos e
retângulos;
2. três cores (amarelo, azul e
vermelho);
3. dois tamanhos (grande e pequeno);
4. duas espessuras (fino e grosso).
Os blocos lógicos possuem uma grande
aplicabilidade, pois permite que a criança desenvolva as primeiras noções de
operações lógicas e suas relações como correspondência e classificação, imprescindíveis na formação
de conceitos de matemática. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre
quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O
lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em
mãos (raciocínio abstrato)", é de vital importância no desenvolvimento cognitivo da criança.
Explorando as figuras geométricas:
Objetivos –
• Compreender e desenvolver as noções básicas das
figuras geométricas.
• Desenvolver conceitos, semelhanças e diferenças,
comparações, identificações das formas
• Sequência de cores e formas.
Desenvolvimento –
1ª etapa - Fazer a apresentação em roda dos blocos lógicos, mostrando as formas, nomeando e
manuseando as formas para fazer o reconhecimento.
Fazer um levantamento de informações, fazendo
perguntas: explorando cor, forma e espessura.
2ª etapa – Entregar uma caixa de blocos lógicos
para cada mesa e propor um desafio. Construir a torre mais
alta possível com o material disponível, e que a torre não pode cair.
3ª etapa – Para refletir sobre a etapa anterior,
propor que a turma examine as construções. Na torre anterior que tipos de peças
foram usadas? Por que ela ficou mais alta? Se uma das torres tiver caído, levar
a classe a entender o porquê?
4ª etapa – Reunir novamente os objetos e organizar
um novo jogo. Agora um dos grupos terá de pegar a figura no menor tempo
possível, a figura descrita pelo outro grupo.
5ª etapa – Propor agora as crianças que observem as
cores dos blocos e pinte a sequência de acordo com as cores.
Ex: caracol com quadrado azul, triangulo amarelo, disco vermelho...
Sugestões....
1 - BINGO
Material: cartela com os desenhos dos blocos
lógicos, escolhidos pelas crianças.
Cada criança recebe uma cartela e desenha e pinta as
peças que quiser. Após a professora sorteia uma peça do bloco lógico e
as crianças marcam um "x" caso tenham a peça desenhada na cartela.
2 - SOPÃO
Material: Uma vasilha (panelão) e os blocos lógicos
As crianças sentam em volta do panelão, para
preparar a sopa. A professora vai dando instruções sobre qual ingredientes
precisa para a sopa, exemplo: "quem tem um nabo grande e amarelo?",
"quem tem um pimentão vermelho e pequeno?", e assim por diante. O
aluno que tiver as peças pedidas vai colocando no panelão, a professora mexe e
prova a sopa, sempre pedindo mais ingrediente até que todos participem.
3 - O MESTRE MANDOU...
Material: uma peça de bloco lógico para cada criança
As crianças sentam em círculo. Distribuir uma peça
do bloco lógico para os alunos. A professora deve sentar no centro do círculo e
solicitar que os alunos que tiverem a peça pedida também sente. Pode-se começar
com um atributo e depois ir dificultando mais, exemplo: venha para o círculo
quem tiver uma peça azul, venha para o círculo quem tiver um quadrado azul e
assim por diante.
4-JOGO LIVRE
Primeiramente, os alunos reconhecerão o material.
Formarão desenhos com as formas dos blocos lógicos, observando e comparando as
cores, os tamanhos e as formas. Esse trabalho poderá ser feito em grupo, pois os alunos,
através de diálogos, enriquecerão o conhecimento das características físicas de
cada bloco.
5- EMPILHANDO PEÇAS
Peças do material espalhadas pela mesa (ou pelo
chão). Cada aluno deverá pegar uma peça e colocar no centro do grupo, de modo
que as peças serão empilhadas uma a uma. O aluno deverá fazer de tudo para a
“torre” não cair. Para isso os alunos terão que pensar nas peças mais adequadas
para a base, meio ou topo da torre deixando as “piores” para o companheiro
seguinte. Nesta atividade os alunos desenvolverão a capacidade de
discernimento, raciocínio lógico e motricidade.
6- JOGO DA CLASSIFICAÇÃO
Apresentar um quadro às crianças para que
classifiquem os blocos. Criar junto com os alunos os atributos que serão dados
para os tipos de blocos existentes. Exemplos: a) as quatro formas: círculo,
quadrado, retângulo e triângulo b) as duas espessuras: grosso e fino c) os dois
tamanhos: pequeno e grande d) as cores: amarelo, azul e vermelho Fazer em
cartolina um quadro. Escolher alguns atributos e pedir aos alunos que separem
os blocos de acordo com os atributos escolhidos. Primeiramente, escolher apenas
um atributo (quadrada). Exemplo: separar apenas as peças quadradas. Depois, ir
acrescentando atributos (vermelha, fina, pequena). Os alunos irão completar o
quadro com a peça quadrada, pequena, fina e vermelha.
7-O JOGO DAS DIFERENÇAS
Neste
jogo os alunos observarão três peças sobre o quadro. Exemplo: 1- triângulo,
amarelo, grosso e grande; 2- quadrado, amarelo, grosso e grande; 3- retângulo,
amarelo, grosso e grande; Eles deverão escolher aquarta peça (círculo, amarelo, grosso e grande)
observando que, entre ela e sua vizinha, deverá haver o mesmo número de
diferenças existente entre as outras duas peças do quadro (a diferença na
forma). As peças serão colocadas pela professora de forma que, em primeiro
lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e, por fim, quatro
diferenças entre as peças. Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas
quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições.
Como trabalhar com blocos lógicos?
Explorando os Blocos
lógicos.
Blocos Lógicos são um conjunto de pequenas
peças geométricas divididas em quadrados, retângulos, triângulos e círculos e
tem por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças na educação infantil.
Os blocos lógicos são eficientes para que as
crianças exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.
Constituem um material extraordinário para
estimular na criança, a análise, o raciocínio e o julgamento, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem.
Os blocos lógicos constituem-se de caixas contendo
48 peças divididas em:
1. círculos, quadrados, triângulos e
retângulos;
2. três cores (amarelo, azul e
vermelho);
3. dois tamanhos (grande e pequeno);
4. duas espessuras (fino e grosso).
Os blocos lógicos possuem uma grande
aplicabilidade, pois permite que a criança desenvolva as primeiras noções de
operações lógicas e suas relações como correspondência e classificação, imprescindíveis na formação
de conceitos de matemática. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre
quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O
lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em
mãos (raciocínio abstrato)", é de vital importância no desenvolvimento cognitivo da criança.
Explorando as figuras geométricas:
Objetivos –
• Compreender e desenvolver as noções básicas das
figuras geométricas.
• Desenvolver conceitos, semelhanças e diferenças,
comparações, identificações das formas
• Sequência de cores e formas.
Desenvolvimento –
1ª etapa - Fazer a apresentação em roda dos blocos lógicos, mostrando as formas, nomeando e
manuseando as formas para fazer o reconhecimento.
Fazer um levantamento de informações, fazendo
perguntas: explorando cor, forma e espessura.
2ª etapa – Entregar uma caixa de blocos lógicos
para cada mesa e propor um desafio. Construir a torre mais
alta possível com o material disponível, e que a torre não pode cair.
3ª etapa – Para refletir sobre a etapa anterior,
propor que a turma examine as construções. Na torre anterior que tipos de peças
foram usadas? Por que ela ficou mais alta? Se uma das torres tiver caído, levar
a classe a entender o porquê?
4ª etapa – Reunir novamente os objetos e organizar
um novo jogo. Agora um dos grupos terá de pegar a figura no menor tempo
possível, a figura descrita pelo outro grupo.
5ª etapa – Propor agora as crianças que observem as
cores dos blocos e pinte a sequência de acordo com as cores.
Ex: caracol com quadrado azul, triangulo amarelo, disco vermelho...
Sugestões....
1 - BINGO
Material: cartela com os desenhos dos blocos
lógicos, escolhidos pelas crianças.
Cada criança recebe uma cartela e desenha e pinta as
peças que quiser. Após a professora sorteia uma peça do bloco lógico e
as crianças marcam um "x" caso tenham a peça desenhada na cartela.
2 - SOPÃO
Material: Uma vasilha (panelão) e os blocos lógicos
As crianças sentam em volta do panelão, para
preparar a sopa. A professora vai dando instruções sobre qual ingredientes
precisa para a sopa, exemplo: "quem tem um nabo grande e amarelo?",
"quem tem um pimentão vermelho e pequeno?", e assim por diante. O
aluno que tiver as peças pedidas vai colocando no panelão, a professora mexe e
prova a sopa, sempre pedindo mais ingrediente até que todos participem.
3 - O MESTRE MANDOU...
Material: uma peça de bloco lógico para cada criança
As crianças sentam em círculo. Distribuir uma peça
do bloco lógico para os alunos. A professora deve sentar no centro do círculo e
solicitar que os alunos que tiverem a peça pedida também sente. Pode-se começar
com um atributo e depois ir dificultando mais, exemplo: venha para o círculo
quem tiver uma peça azul, venha para o círculo quem tiver um quadrado azul e
assim por diante.
4-JOGO LIVRE
Primeiramente, os alunos reconhecerão o material.
Formarão desenhos com as formas dos blocos lógicos, observando e comparando as
cores, os tamanhos e as formas. Esse trabalho poderá ser feito em grupo, pois os alunos,
através de diálogos, enriquecerão o conhecimento das características físicas de
cada bloco.
5- EMPILHANDO PEÇAS
Peças do material espalhadas pela mesa (ou pelo
chão). Cada aluno deverá pegar uma peça e colocar no centro do grupo, de modo
que as peças serão empilhadas uma a uma. O aluno deverá fazer de tudo para a
“torre” não cair. Para isso os alunos terão que pensar nas peças mais adequadas
para a base, meio ou topo da torre deixando as “piores” para o companheiro
seguinte. Nesta atividade os alunos desenvolverão a capacidade de
discernimento, raciocínio lógico e motricidade.
6- JOGO DA CLASSIFICAÇÃO
Apresentar um quadro às crianças para que
classifiquem os blocos. Criar junto com os alunos os atributos que serão dados
para os tipos de blocos existentes. Exemplos: a) as quatro formas: círculo,
quadrado, retângulo e triângulo b) as duas espessuras: grosso e fino c) os dois
tamanhos: pequeno e grande d) as cores: amarelo, azul e vermelho Fazer em
cartolina um quadro. Escolher alguns atributos e pedir aos alunos que separem
os blocos de acordo com os atributos escolhidos. Primeiramente, escolher apenas
um atributo (quadrada). Exemplo: separar apenas as peças quadradas. Depois, ir
acrescentando atributos (vermelha, fina, pequena). Os alunos irão completar o
quadro com a peça quadrada, pequena, fina e vermelha.
7-O JOGO DAS DIFERENÇAS
Neste
jogo os alunos observarão três peças sobre o quadro. Exemplo: 1- triângulo,
amarelo, grosso e grande; 2- quadrado, amarelo, grosso e grande; 3- retângulo,
amarelo, grosso e grande; Eles deverão escolher aquarta peça (círculo, amarelo, grosso e grande)
observando que, entre ela e sua vizinha, deverá haver o mesmo número de
diferenças existente entre as outras duas peças do quadro (a diferença na
forma). As peças serão colocadas pela professora de forma que, em primeiro
lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e, por fim, quatro
diferenças entre as peças. Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas
quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições.
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