Diário de aula
O ano novo está indo a todo vapor e com certeza muito de nós já conhecemos nossos alunos, realizamos as atividades diagnósticas e estamos nos organizando para mais um ano letivo.
Dentre tantos pontos de nossa organização surge um fator importantíssimo... A AVALIAÇÃO.
O que fazer com os resultados das avaliações diagnósticas? Como
recordar fatos que ocorrerão durante as aulas e pautá-los nos
relatórios, ou até mesmo à pedido dos pais, supervisores e orientadores?
A dica é simples, mas exige disposição. Veja:
>>DIÁRIO DE AULA <<
O diário de aula não é um recurso novo, pois também já foi e, é ,
conhecido como diário de bordo, caderno de registro, agenda enfim...
A questão relevante, e importante, nos Diários de aula é a prioridade que dão ao registro do professor.
À liberdade que dá aos docentes para escrever suas impressões sobre as
aulas, seus alunos e ainda questionar-se sobre seu trabalho.
Zabalza (2004) destaca como contribuição dos diários de aula:
- A riqueza informativa
- A sistematização das observações recolhidas e acima de tudo,
- A análise da evolução dos fatos.
- Além de tornar-se um valioso procedimento de avaliação.
- Levam a refletir, voltar atrás, por meio da função narradora do que aconteceu;
- Levam-nos a escrever!!
- Proporcionam feedback imediato e permanente
- facilitam o compartilhamento de experiências
- São compatíveis com as formas variadas de trabalho (portfólios, trabalhos em grupos...) complementando-as.
>> COMO FAZER?<<
- Escolha um caderno e decore-o à sua maneira. De forma que se sinta bem com ele;
- Escreva semanalmente ou quinzenalmente no seu diário, fatos que lhe chamaram a atenção, dificuldades ou avanços de alguns aluno; questionando-se sobre o resultados das atividades desenvolvidas; lançando desafios;
- Reflita sobre o que escreveu;
- Não tenha medo de escrever o que vier à mente ( lembre-se que o registro é seu);
- Mantenha uma certa linha de continuidade nos registros.
Lembre-se que a "simples prática não melhora substancialmente a
qualidade do exercício profissional." É preciso ir além. Como bem nos
diz a Patrícia Porto.
Faço hoje a releitura de uma professora em formação que, quanto
mais ensina, mais aprende sobre o que faz. Releio a minha história
com os olhos de quem aprende na lida, na labuta. Ainda há muito
por fazer e muito para compreender da escola e da vida!
Fonte: MIRANDA. Cláudia Queiroz. Construção da avaliação formativa nos anos iniciais: a experiência de uma professora pesquisadora in VILLAS BOAS. Maria de Freitas (org.). Avaliação formativa: Práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.
Um bom ano letivo para todos nós!
Profª Vanessa Vieira
Diário de aula
O ano novo está indo a todo vapor e com certeza muito de nós já conhecemos nossos alunos, realizamos as atividades diagnósticas e estamos nos organizando para mais um ano letivo.
Dentre tantos pontos de nossa organização surge um fator importantíssimo... A AVALIAÇÃO.
O que fazer com os resultados das avaliações diagnósticas? Como
recordar fatos que ocorrerão durante as aulas e pautá-los nos
relatórios, ou até mesmo à pedido dos pais, supervisores e orientadores?
A dica é simples, mas exige disposição. Veja:
>>DIÁRIO DE AULA <<
O diário de aula não é um recurso novo, pois também já foi e, é ,
conhecido como diário de bordo, caderno de registro, agenda enfim...
A questão relevante, e importante, nos Diários de aula é a prioridade que dão ao registro do professor.
À liberdade que dá aos docentes para escrever suas impressões sobre as
aulas, seus alunos e ainda questionar-se sobre seu trabalho.
Zabalza (2004) destaca como contribuição dos diários de aula:
- A riqueza informativa
- A sistematização das observações recolhidas e acima de tudo,
- A análise da evolução dos fatos.
- Além de tornar-se um valioso procedimento de avaliação.
- Levam a refletir, voltar atrás, por meio da função narradora do que aconteceu;
- Levam-nos a escrever!!
- Proporcionam feedback imediato e permanente
- facilitam o compartilhamento de experiências
- São compatíveis com as formas variadas de trabalho (portfólios, trabalhos em grupos...) complementando-as.
>> COMO FAZER?<<
- Escolha um caderno e decore-o à sua maneira. De forma que se sinta bem com ele;
- Escreva semanalmente ou quinzenalmente no seu diário, fatos que lhe chamaram a atenção, dificuldades ou avanços de alguns aluno; questionando-se sobre o resultados das atividades desenvolvidas; lançando desafios;
- Reflita sobre o que escreveu;
- Não tenha medo de escrever o que vier à mente ( lembre-se que o registro é seu);
- Mantenha uma certa linha de continuidade nos registros.
Lembre-se que a "simples prática não melhora substancialmente a
qualidade do exercício profissional." É preciso ir além. Como bem nos
diz a Patrícia Porto.
Faço hoje a releitura de uma professora em formação que, quanto
mais ensina, mais aprende sobre o que faz. Releio a minha história
com os olhos de quem aprende na lida, na labuta. Ainda há muito
por fazer e muito para compreender da escola e da vida!
Fonte: MIRANDA. Cláudia Queiroz. Construção da avaliação formativa nos anos iniciais: a experiência de uma professora pesquisadora in VILLAS BOAS. Maria de Freitas (org.). Avaliação formativa: Práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus, 2011.
Um bom ano letivo para todos nós!
Profª Vanessa Vieira
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