Plano de aula/ Brincando e conhecendo cores e formas Sugestão de plano de aula/Cores e Forma PROFESSORA IVANI FERREIRA Tema: Brincando com Cores e Formas É muito interessante o trabalho com as cores na educação infantil, no entanto, devemos ser cautelosos e observar que a cor está inserida num contexto ,por isso é importante trabalhar o relacionamento entre as cores e não só uma cor isoladamente. Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação . Objetivos: • Conhecer as cores primárias e as formas geométricas. • Reconhecer existência de formas e cores do mundo. • Apreciar as artes visuais e ampliar vocabulário Linguagem oral e escrita. - Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores que os cercam... desenhos na parede, roupas e sapatos dos alunos. No dia a dia, reconhecer as cores primárias e suas variações de tonalidade a partir frutos, legumes, vegetais, minerais, objetos, roupas, revistas,livros etc.). Contar a história "Bom dia Todas as Cores" de Ruth Rocha. BOM DIA A TODAS AS CORES Neste livro, Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, no dia seguinte ele usou só cor-de-rosa. No caso do maternal 1, os alunos ficam atentos às imagens, então é interssante falar várias vezes as cores...assim eles vão aprendendo lentamente. Livro Bom Dia Todas as Cores- Ruth Rocha Poesia "As Cores". Música Arco íris(Xuxa) - Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando a coreografia e observando as cores. Artes visuais. - Registrar com tinta de cores citadas na música/ fazer um arco íris...árvores...borboletas, carimbando com as mãozinhas e afixar na sala. Matemática. Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem com as peças. Sempre aproveitando para mencionar as cores e formas. Depois de apresentar as cores primárias,trabalhei com a música o pintinho amarelinho, dando ênfase na cor amarela. Os alunos cantam a música, diariamente, fazendo gestos. Aproveitamos também o piu piu de pelúcia, que o aluno trouxe de casa para trabalhar a cor. Separamos/agrupamos pela cor as pecinhas dos blocos lógicos.As crianças gostam de manusear as peças e falar a cor. Trabalhamos também as cores das frutas no livrinho de pano. Anexos/Ideias para trabalhar com outras turmas. Plano de aula dona baratinha http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/10/plano-de-aula-dona-baratinha-2-periodo.html plano de aula Consciência negra http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2015/10/plano-de-aula-consciencia-negra.html Cores Primárias e secundárias Esse vídeo ensina sobre as cores primárias e secundárias. Um redondo pode ser quadrado?


Plano de aula/ Brincando e conhecendo cores e formas

Sugestão de plano de aula/Cores e Forma

PROFESSORA IVANI FERREIRA 



Tema: Brincando com Cores e Formas

É muito interessante o trabalho com as cores na educação infantil, no entanto, devemos ser cautelosos e observar que a cor está inserida num contexto ,por isso é importante trabalhar o relacionamento entre as cores e não só uma cor isoladamente.
Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem.
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação .

Objetivos:

• Conhecer as cores primárias e as formas geométricas.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Apreciar as artes visuais e ampliar vocabulário
 Linguagem oral e escrita.


- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores  que os cercam... desenhos na parede, roupas  e sapatos dos alunos.




No dia a dia, reconhecer as cores primárias e suas variações de tonalidade a partir frutos, legumes, vegetais, minerais, objetos, roupas, revistas,livros etc.).

Contar a história "Bom dia Todas as Cores" de Ruth Rocha.



BOM DIA A TODAS AS CORES


Neste livro, Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, no dia seguinte ele usou só cor-de-rosa.



 No caso do maternal 1, os alunos ficam atentos às imagens, então é interssante  falar várias vezes as cores...assim eles vão aprendendo lentamente.


Livro Bom Dia Todas as Cores- Ruth Rocha






































Poesia  "As Cores".









Música Arco íris(Xuxa)

- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando a coreografia e observando as cores.








Artes visuais.



- Registrar com tinta de cores citadas na  música/ fazer um arco íris...árvores...borboletas,  carimbando com as mãozinhas e afixar na sala.

Matemática.


Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem  com as peças. Sempre aproveitando para mencionar as cores e  formas.
Depois de apresentar as cores primárias,trabalhei com a música o pintinho amarelinho, dando ênfase na cor amarela.
 Os alunos cantam a música, diariamente, fazendo gestos.
Aproveitamos também o piu piu de pelúcia, que o aluno trouxe de casa para trabalhar a cor.

Separamos/agrupamos pela cor as pecinhas dos blocos lógicos.As crianças gostam de manusear as peças e falar a cor.

Trabalhamos também as cores das frutas no livrinho de pano.


Anexos/Ideias para trabalhar com outras turmas.
Plano de aula dona baratinha 

Cores Primárias e secundárias



Esse vídeo  ensina sobre as cores primárias e secundárias.




Um redondo pode  ser quadrado?








Plano de aula/ Brincando e conhecendo cores e formas

Sugestão de plano de aula/Cores e Forma

PROFESSORA IVANI FERREIRA 



Tema: Brincando com Cores e Formas

É muito interessante o trabalho com as cores na educação infantil, no entanto, devemos ser cautelosos e observar que a cor está inserida num contexto ,por isso é importante trabalhar o relacionamento entre as cores e não só uma cor isoladamente.
Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem.
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação .

Objetivos:

• Conhecer as cores primárias e as formas geométricas.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Apreciar as artes visuais e ampliar vocabulário
 Linguagem oral e escrita.


- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores  que os cercam... desenhos na parede, roupas  e sapatos dos alunos.




No dia a dia, reconhecer as cores primárias e suas variações de tonalidade a partir frutos, legumes, vegetais, minerais, objetos, roupas, revistas,livros etc.).

Contar a história "Bom dia Todas as Cores" de Ruth Rocha.



BOM DIA A TODAS AS CORES


Neste livro, Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, no dia seguinte ele usou só cor-de-rosa.



 No caso do maternal 1, os alunos ficam atentos às imagens, então é interssante  falar várias vezes as cores...assim eles vão aprendendo lentamente.


Livro Bom Dia Todas as Cores- Ruth Rocha






































Poesia  "As Cores".









Música Arco íris(Xuxa)

- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando a coreografia e observando as cores.








Artes visuais.



- Registrar com tinta de cores citadas na  música/ fazer um arco íris...árvores...borboletas,  carimbando com as mãozinhas e afixar na sala.

Matemática.


Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem  com as peças. Sempre aproveitando para mencionar as cores e  formas.
Depois de apresentar as cores primárias,trabalhei com a música o pintinho amarelinho, dando ênfase na cor amarela.
 Os alunos cantam a música, diariamente, fazendo gestos.
Aproveitamos também o piu piu de pelúcia, que o aluno trouxe de casa para trabalhar a cor.

Separamos/agrupamos pela cor as pecinhas dos blocos lógicos.As crianças gostam de manusear as peças e falar a cor.

Trabalhamos também as cores das frutas no livrinho de pano.


Anexos/Ideias para trabalhar com outras turmas.
Plano de aula dona baratinha 

Cores Primárias e secundárias



Esse vídeo  ensina sobre as cores primárias e secundárias.




Um redondo pode  ser quadrado?








Nenhum comentário:

Postar um comentário