Plano de aula - esquema corporal
Plano de aula semanal/ Maternal 1
EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ- MARÇO DE 2013
Conhecendo o meu corpinho...
Objetivos:- Conhecer e nomear as partes básicas do corpo;
- Ter consciência de si mesmo.
- Fortalecer a musculatura.
1º Momento: Linguagem musical e expressão corporal
# Cantar músicas diversas que mencione partes do corpo- Cabeça, ombro, joelho e pé...(Xuxa)
- Fui ao mercado (Formiguinha)
2º Momento: Hora da Leitura/Desenvolvimento da linguagem
Livro: Pedrinho , Cadê você?- Explorar bastante as imagens do livro;
- Instigar as crianças a interagir com a história, mostrando as partes do corpo.
- Encorajar as descobertas das crianças.
3º Momento: Identidade e autonomia.
- Cantar música que mencione o nome de cada criança.
De abóbora faz melão (Bia Bedran)
De abóbora faz melão
De melão faz melancia (bis)
Faz doce, Sinhá, faz doce, Sinhá
Faz doce, Sinhá Maria(bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa da Maria (bis)
Ela pula,
De melão faz melancia (bis)
Faz doce, Sinhá, faz doce, Sinhá
Faz doce, Sinhá Maria(bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa da Maria (bis)
Ela pula,
ela roda,
Ela faz requebradinha (bis)
Ela faz requebradinha (bis)
- Encorajar a participação das crianças...pulando...rodando...fazendo requebradinha.
Atividade com espelho
Utilizar um espelho para que a criança observe a si mesma.
- Faça caretas
- observe a si própria e aos colegas
- veja sua imagem refletida no espelho .
4º Momento: Exploração do ambiente e matemática
- Contar os coleguinhas
- Quantas meninas?
- Quantos meninos?
- Contar partes do corpo.
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem...
5º Momento:
Contorno corpo...
- Fazer o contorno do corpo de uma criança.
- Colocar olhos, boca, cabelos, nariz, orelha...
- Observar os detalhes do corpo no cartaz
- Afixar o cartaz na sala de aula, para ser observado diariamente.
6º Momento: Desafios corporais
- Brincar de serra, serra, serrador
Como brincar...
Coloque a criança no colo. Segure os bracinhos dela
estendidos e faça movimentos para frente e para trás cantando:
“Serra, serra, serrador
Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma, duas, três!”
Dica: quando chegar ao "três", faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto.
No parquinho: Brincar diariamente no escorregador, túnel, balanços, cavalinhos...etc“Serra, serra, serrador
Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma, duas, três!”
Dica: quando chegar ao "três", faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto.
Avaliação: Avaliar se todas as crianças reconhecem as partes básicas(externas) do corpo humano, se participam das atividades...ou se tem algumas com medo ou que ficam muito tímida. Observar e registrar no caderno de observações.
Plano de aula - esquema corporal
Plano de aula semanal/ Maternal 1
EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ- MARÇO DE 2013
Conhecendo o meu corpinho...
Objetivos:- Conhecer e nomear as partes básicas do corpo;
- Ter consciência de si mesmo.
- Fortalecer a musculatura.
1º Momento: Linguagem musical e expressão corporal
# Cantar músicas diversas que mencione partes do corpo- Cabeça, ombro, joelho e pé...(Xuxa)
- Fui ao mercado (Formiguinha)
2º Momento: Hora da Leitura/Desenvolvimento da linguagem
Livro: Pedrinho , Cadê você?- Explorar bastante as imagens do livro;
- Instigar as crianças a interagir com a história, mostrando as partes do corpo.
- Encorajar as descobertas das crianças.
3º Momento: Identidade e autonomia.
- Cantar música que mencione o nome de cada criança.
De abóbora faz melão (Bia Bedran)
De abóbora faz melão
De melão faz melancia (bis)
Faz doce, Sinhá, faz doce, Sinhá
Faz doce, Sinhá Maria(bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa da Maria (bis)
Ela pula,
De melão faz melancia (bis)
Faz doce, Sinhá, faz doce, Sinhá
Faz doce, Sinhá Maria(bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa da Maria (bis)
Ela pula,
ela roda,
Ela faz requebradinha (bis)
Ela faz requebradinha (bis)
- Encorajar a participação das crianças...pulando...rodando...fazendo requebradinha.
Atividade com espelho
Utilizar um espelho para que a criança observe a si mesma.
- Faça caretas
- observe a si própria e aos colegas
- veja sua imagem refletida no espelho .
4º Momento: Exploração do ambiente e matemática
- Contar os coleguinhas
- Quantas meninas?
- Quantos meninos?
- Contar partes do corpo.
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem...
5º Momento:
Contorno corpo...
- Fazer o contorno do corpo de uma criança.
- Colocar olhos, boca, cabelos, nariz, orelha...
- Observar os detalhes do corpo no cartaz
- Afixar o cartaz na sala de aula, para ser observado diariamente.
6º Momento: Desafios corporais
- Brincar de serra, serra, serrador
Como brincar...
Coloque a criança no colo. Segure os bracinhos dela
estendidos e faça movimentos para frente e para trás cantando:
“Serra, serra, serrador
Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma, duas, três!”
Dica: quando chegar ao "três", faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto.
No parquinho: Brincar diariamente no escorregador, túnel, balanços, cavalinhos...etc“Serra, serra, serrador
Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma, duas, três!”
Dica: quando chegar ao "três", faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto.
Avaliação: Avaliar se todas as crianças reconhecem as partes básicas(externas) do corpo humano, se participam das atividades...ou se tem algumas com medo ou que ficam muito tímida. Observar e registrar no caderno de observações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário