Plano de aula para maternal : Chapeuzinho Vermelho

Plano de aula para maternal : Chapeuzinho Vermelho

Projeto: O Encantamento das Histórias Infantis


Planejamento Semanal/ 2013
Tema: História Chapeuzinho Vermelho

JUSTIFICATIVA


     Chapeuzinho Vermelho é uma das narrativas de referência entre os clássicos infantis. De tradição oral, foi publicada pela primeira vez no ano de 1697, pelo escritor francês Charles Perrault. Desde então, o conto é apresentado em diferentes versões, traduções e adaptações, que têm marcado a infância das crianças nos mais diferentes países e épocas. Uma das versões mais conhecidas e traduzidas, inclusive para o português, foi escrita em 1812 pelos Irmãos Grimm.
    O trabalho com a História Chapeuzinho Vermelho torna a aula muito atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, sendo possível explorar os conteúdos de forma interdisciplinar


OBJETIVOS:

           -Despertar o prazer em ouvir histórias
           - Estimular a criatividade e imaginação;
               - Desenvolver a expressão oral e corporal;
          - Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e  escrita, de maneira lúdica e criativa;
             
RECURSOS MATERIAIS:



Livro: Chapeuzinho Vermelho; fantoches ,Cartaz, materiais para seriação e classificação.
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).


DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA

1º Momento: Linguagem Oral e escrita
História Chapeuzinho Vermelho
- Apresentação do livro: capa, ilustrações.
- Ler a história toda e mostrar as figuras/imagens;


  -Conversar sobre a história, extraindo as lições, como    obedecer  a mãe, dentre outras.

Visualizando e aprendendo a cor vermelha.

- Explorar a cor vermelha e diariamente, na personagem Chapeuzinho Vermelho, nos brinquedos, objetos, alimentos e roupas das crianças.










Assistir ao Filme: Chapeuzinho Vermelho 




2° Momento: Identidade e Autonomia

Explorar as personagens da História, utilizando fantoches, falando o nome e estimulando o reconto coletivo.



 3° Momento: Produção de Texto/Cartaz


 Explorar o cartaz solicitando que as crianças apontem as personagens, falando o nome das mesmas e imitando o lobo .
Pseudoleitura: os alunos contam a história, identificam os personagens e o espaço que acontece a história.




4°Momento: Linguagem Musical e Expressão Corporal

Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"

(João de Barro)

(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...


(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...

(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta


5°Momento: Exploração do ambiente e Matemática.

Vamos passear na floresta? Essa é uma brincadeira do tempo da vovó e as crianças adoram.



Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou tomando banho
Seu lobo não pega ninguém


Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou me enxugando
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo as meias
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a cueca
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a calça
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a camisa
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou calçando os sapatos
Seu lobo não pega ninguém


Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou penteando o cabelo
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Agora eu já estou pronto
Eu vou pegar alguém( todos correm do lobo).

Orientação:

Espaço: Sala de aula ou no Pátio.

Duração: até todos terem sido “lobos”.

REGRAS: Sorteia-se uma criança para ser o “lobo”. Ela vai ficar fora da roda formada por todas as outras crianças. Uma das que estão na roda canta: “Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem. Tá pronto, seu lobo?” Aí o lobo responde: “Não, tô tomando banho” (ou fazendo qualquer outra coisa). Na quinta ou sexta vez que a pergunta for feita, o lobo responde que está pronto e aí sai correndo atrás das crianças, que desmancham a roda e correm também. O lobo tenta pegar uma delas que vai virar o lobo a seguir. Não vale se deixar pegar de propósito, a ordem é dificultar as coisas para o lobo.

6°Momento:Linguagem Matemática

Distribuir figuras das personagens no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.





Plano de aula para maternal : Chapeuzinho Vermelho

Projeto: O Encantamento das Histórias Infantis


Planejamento Semanal/ 2013
Tema: História Chapeuzinho Vermelho

JUSTIFICATIVA


     Chapeuzinho Vermelho é uma das narrativas de referência entre os clássicos infantis. De tradição oral, foi publicada pela primeira vez no ano de 1697, pelo escritor francês Charles Perrault. Desde então, o conto é apresentado em diferentes versões, traduções e adaptações, que têm marcado a infância das crianças nos mais diferentes países e épocas. Uma das versões mais conhecidas e traduzidas, inclusive para o português, foi escrita em 1812 pelos Irmãos Grimm.
    O trabalho com a História Chapeuzinho Vermelho torna a aula muito atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, sendo possível explorar os conteúdos de forma interdisciplinar


OBJETIVOS:

           -Despertar o prazer em ouvir histórias
           - Estimular a criatividade e imaginação;
               - Desenvolver a expressão oral e corporal;
          - Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e  escrita, de maneira lúdica e criativa;
             
RECURSOS MATERIAIS:



Livro: Chapeuzinho Vermelho; fantoches ,Cartaz, materiais para seriação e classificação.
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).


DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA

1º Momento: Linguagem Oral e escrita
História Chapeuzinho Vermelho
- Apresentação do livro: capa, ilustrações.
- Ler a história toda e mostrar as figuras/imagens;


  -Conversar sobre a história, extraindo as lições, como    obedecer  a mãe, dentre outras.

Visualizando e aprendendo a cor vermelha.

- Explorar a cor vermelha e diariamente, na personagem Chapeuzinho Vermelho, nos brinquedos, objetos, alimentos e roupas das crianças.










Assistir ao Filme: Chapeuzinho Vermelho 




2° Momento: Identidade e Autonomia

Explorar as personagens da História, utilizando fantoches, falando o nome e estimulando o reconto coletivo.



 3° Momento: Produção de Texto/Cartaz


 Explorar o cartaz solicitando que as crianças apontem as personagens, falando o nome das mesmas e imitando o lobo .
Pseudoleitura: os alunos contam a história, identificam os personagens e o espaço que acontece a história.




4°Momento: Linguagem Musical e Expressão Corporal

Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"

(João de Barro)

(Chapeuzinho)
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
...


(Lobo Mau)
Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego as criancinhas pra fazer mingau
Hoje estou contente, vai haver festança
Tenho um bom petisco para encher a minha pança
...

(Chapeuzinho)
O lobo mau já morreu, agora estamos em festa
Posso brincar com as crianças
E passear na floresta


5°Momento: Exploração do ambiente e Matemática.

Vamos passear na floresta? Essa é uma brincadeira do tempo da vovó e as crianças adoram.



Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou tomando banho
Seu lobo não pega ninguém


Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou me enxugando
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo as meias
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a cueca
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a calça
Seu lobo não pega ninguém

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou vestindo a camisa
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou calçando os sapatos
Seu lobo não pega ninguém


Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Estou penteando o cabelo
Seu lobo não pega ninguém

Vamos passear na floresta
Enquanto seu lobo não vem(bis refrão)

Tá pronto seu lobo
Tá pronto seu lobo
Agora eu já estou pronto
Eu vou pegar alguém( todos correm do lobo).

Orientação:

Espaço: Sala de aula ou no Pátio.

Duração: até todos terem sido “lobos”.

REGRAS: Sorteia-se uma criança para ser o “lobo”. Ela vai ficar fora da roda formada por todas as outras crianças. Uma das que estão na roda canta: “Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem. Tá pronto, seu lobo?” Aí o lobo responde: “Não, tô tomando banho” (ou fazendo qualquer outra coisa). Na quinta ou sexta vez que a pergunta for feita, o lobo responde que está pronto e aí sai correndo atrás das crianças, que desmancham a roda e correm também. O lobo tenta pegar uma delas que vai virar o lobo a seguir. Não vale se deixar pegar de propósito, a ordem é dificultar as coisas para o lobo.

6°Momento:Linguagem Matemática

Distribuir figuras das personagens no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário