Sugestão de plano de aula para maternal 3/Branca de Neve e os Sete anões
EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ
Planejamento semanal para maternal III
Metodologia:
Atividades
que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos
somos, ajudante do dia, calendário e tempo).
Acolhida:
Cantar música de Bom dia!!!.
Bom dia ,
coleguinha, como vai?
Bom dia,
coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?
Para
interagir cantar:
De
abóbora faz melão,
De melão faz melancia.
Bis :
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá
Faz doce de maracujá.
De melão faz melancia.
Bis :
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá
Faz doce de maracujá.
Bis :
Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa da Mariana...(cantar com o nome de todos os alunos)
Ela pula, ela roda,
Ela faz requebradinha.
Na rodinha:
Conversar como foi o final de semana ou o
dia anterior... Onde foram, o que fizeram (...)
Crachá: Sentados em roda, com os crachás
no centro, começar a cantar:
Se Eu Fosse Um
Peixinho....
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Assim que falar o
nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso ela confunda o seu crachá
com o do coleguinha, a professora intervirá neste momento.
Quantos somos? Ainda
com os alunos em círculo perguntar:
· Quantos alunos
vieram hoje?
· Vamos contar?
Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)
· Vieram mais
meninas ou mais meninos?
· Quantas meninas?
· Quantos meninos?
Neste momento
poderá sugerir que façam uma fila de meninos e uma de meninas de mãos dadas
...quem ficar sem o par é a maioria ( tem um a mais...dois a mais... e assim
sucessivamente) .
Calendário:
Trabalhar o dia e data de hoje...ontem foi que dia? Amanha será que dia?
Ajudante do dia: Escolher
na sala.
É
interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral
e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.Além
de se sentir útil e colaborador.
Tempo: Conversar sobre
o tempo:
· Como
está o tempo hoje?
· Está
com sol? Com chuva? É importante olhar o tempo ou pela janela ou ir lá fora e
olhar o céu.
· O
que nós vestimos quando está calor?
· E quando está frio?
Cantar
música do tempo.
Como está o tempo?
Como
está o tempo
Vou
correndo ver
Se
é sol ou vai chover...
Se
o céu está limpinho
bem
limpinho!!!
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de solzinho.
Se
o céu está com nuvem
Bem
com nuvem
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de chuvinha.
Linguagem oral e escrita.
Ler uma história de sua escolha. Geralmente trabalho com a mesma
história a semana toda. No entanto, podemos escolher textos que possui
intertextualidade (falam do mesmo assunto) com o principal.
A
branca de neve e os sete anões
- Comentar sobre o livro....as
atitudes das personagens.
- Enfocar que cada pessoa é única e tem sua própria beleza e suas qualidades.
- Enfocar que cada pessoa é única e tem sua própria beleza e suas qualidades.
-Contar os personagens: Quantas branca de neve? Madrasta, caçador...
príncipe e anões apareceram na história?
- cores das roupas das personagens...comparar com cores das roupas da
turma....etc
Explorar
o alfabeto
Falar
as letras do alfabeto, montar com letras
móvel o titulo da história.
Formação social e pessoal: Criar combinados junto com os alunos, referente a respeito e colaboração:
Recreio/Lanche:
Meu
lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Matemática:
Conhecendo melhor a turminha!!!
Conversar sobre:
ü A
idade de cada aluno ( pode usar os números para representar/ tenho 4
anos..apresente o número 4).
ü Tem
irmãos? Quantos?..
ü Quais
pessoas moram com você?
Criar condições
para que a criança perceba que ela já relaciona com os números, pois eles estão
em toda parte.
· Na
idade que temos.
· Na
quantidade de pessoas da casa ou da sala de aula.
· Nas
partes do corpo
· Nos
objetos/brinquedos
· Na
roupa nos sapatos...
Filme: Assistir ao filme "A branca de neve e os sete anões".
Fazer rodinha e conversar comparando o filme com o livro
Música e movimento .
Eu Vou
Eu vou eu vou
Para casa agora eu vou
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum
Para casa agora eu vou
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Para casa
Agora eu vou
Agora eu vou
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum
Matemática: Contando as
partes do corpo.
ü Coloque a mão no nariz..quantos nariz você tem?
ü Olhe para as mãos...quantas mãos você tem?
ü Quantos olhos..boca...etc
Representar
quantidades com tampinhas ou palitos.
Um..dois...
Orgãos dos sentidos
Explorar a visão
,audição,paladar,olfato,tato diariamente.
Branca
de neve ao olhar no espelho ela estava utilizando a visão.
Ao
fugir do caçador ela utilizou a audição para ouvir os ruídos..
Ao
se alimentar utilizou o paladar...etc
Produção de texto:
Psicomotricidade .
Dar
cambalhotas utilizando o colchão.
Rolar
no colchão
Andar
em linha reta
Andar
em zig zag
Pular
num só pé.
Pular
igual sapinho...etc
Artes/dramatização
No
pátio fazer a dramatização da história a branca de neve e os sete anões.
Brinquedos e
brincadeiras.
Brincar com os
brinquedos que trouxeram de casa... Sexta é dia do brinquedo!!
Avaliação: Avaliar a
participação, se houve interação/socialização,se reconhecem as partes básicas
do corpo... através da observação e registro feito pela professora.
IDENTIDADE
E AUTONOMIA
|
· SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS
· REGRAS DE CONVIVÊNCIA
|
MOVIMENTO/PSICOMOTRICIDADE
|
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS
CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA.
|
MÚSICA
|
· EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO
SILENCIO E DE SONS
|
ARTES
VISUAIS
|
· EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE
MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
|
· USO DA LINGUAGEM ORAL NA
COMUNICAÇÃO.
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA
LINGUAGEM.
|
NATUREZA
E SOCIEDADE
|
· MEIO AMBIENTE: NATUREZA
· TRADIÇÕES CULTURAIS
|
· NOÇÕES DE QUANTIDADE.
· CONTAGEM ORAL E REGISTRO
|
Anexos:
Sugestão de plano de aula para maternal 3/Branca de Neve e os Sete anões
EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ
Planejamento semanal para maternal III
Metodologia:
Atividades
que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos
somos, ajudante do dia, calendário e tempo).
Acolhida:
Cantar música de Bom dia!!!.
Bom dia ,
coleguinha, como vai?
Bom dia,
coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?
Para
interagir cantar:
De
abóbora faz melão,
De melão faz melancia.
Bis :
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá
Faz doce de maracujá.
De melão faz melancia.
Bis :
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá
Faz doce de maracujá.
Bis :
Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa da Mariana...(cantar com o nome de todos os alunos)
Ela pula, ela roda,
Ela faz requebradinha.
Na rodinha:
Conversar como foi o final de semana ou o
dia anterior... Onde foram, o que fizeram (...)
Crachá: Sentados em roda, com os crachás
no centro, começar a cantar:
Se Eu Fosse Um
Peixinho....
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar
Assim que falar o
nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso ela confunda o seu crachá
com o do coleguinha, a professora intervirá neste momento.
Quantos somos? Ainda
com os alunos em círculo perguntar:
· Quantos alunos
vieram hoje?
· Vamos contar?
Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)
· Vieram mais
meninas ou mais meninos?
· Quantas meninas?
· Quantos meninos?
Neste momento
poderá sugerir que façam uma fila de meninos e uma de meninas de mãos dadas
...quem ficar sem o par é a maioria ( tem um a mais...dois a mais... e assim
sucessivamente) .
Calendário:
Trabalhar o dia e data de hoje...ontem foi que dia? Amanha será que dia?
Ajudante do dia: Escolher
na sala.
É
interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral
e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.Além
de se sentir útil e colaborador.
Tempo: Conversar sobre
o tempo:
· Como
está o tempo hoje?
· Está
com sol? Com chuva? É importante olhar o tempo ou pela janela ou ir lá fora e
olhar o céu.
· O
que nós vestimos quando está calor?
· E quando está frio?
Cantar
música do tempo.
Como está o tempo?
Como
está o tempo
Vou
correndo ver
Se
é sol ou vai chover...
Se
o céu está limpinho
bem
limpinho!!!
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de solzinho.
Se
o céu está com nuvem
Bem
com nuvem
Então
o tempo nos diz
Hoje
é dia de chuvinha.
Linguagem oral e escrita.
Ler uma história de sua escolha. Geralmente trabalho com a mesma
história a semana toda. No entanto, podemos escolher textos que possui
intertextualidade (falam do mesmo assunto) com o principal.
A
branca de neve e os sete anões
- Comentar sobre o livro....as
atitudes das personagens.
- Enfocar que cada pessoa é única e tem sua própria beleza e suas qualidades.
- Enfocar que cada pessoa é única e tem sua própria beleza e suas qualidades.
-Contar os personagens: Quantas branca de neve? Madrasta, caçador...
príncipe e anões apareceram na história?
- cores das roupas das personagens...comparar com cores das roupas da
turma....etc
Explorar
o alfabeto
Falar
as letras do alfabeto, montar com letras
móvel o titulo da história.
Formação social e pessoal: Criar combinados junto com os alunos, referente a respeito e colaboração:
Recreio/Lanche:
Meu
lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Matemática:
Conhecendo melhor a turminha!!!
Conversar sobre:
ü A
idade de cada aluno ( pode usar os números para representar/ tenho 4
anos..apresente o número 4).
ü Tem
irmãos? Quantos?..
ü Quais
pessoas moram com você?
Criar condições
para que a criança perceba que ela já relaciona com os números, pois eles estão
em toda parte.
· Na
idade que temos.
· Na
quantidade de pessoas da casa ou da sala de aula.
· Nas
partes do corpo
· Nos
objetos/brinquedos
· Na
roupa nos sapatos...
Filme: Assistir ao filme "A branca de neve e os sete anões".
Fazer rodinha e conversar comparando o filme com o livro
Música e movimento .
Eu Vou
Eu vou eu vou
Para casa agora eu vou
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum
Para casa agora eu vou
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Para casa
Agora eu vou
Agora eu vou
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum
Matemática: Contando as
partes do corpo.
ü Coloque a mão no nariz..quantos nariz você tem?
ü Olhe para as mãos...quantas mãos você tem?
ü Quantos olhos..boca...etc
Representar
quantidades com tampinhas ou palitos.
Um..dois...
Orgãos dos sentidos
Explorar a visão
,audição,paladar,olfato,tato diariamente.
Branca
de neve ao olhar no espelho ela estava utilizando a visão.
Ao
fugir do caçador ela utilizou a audição para ouvir os ruídos..
Ao
se alimentar utilizou o paladar...etc
Produção de texto:
Psicomotricidade .
Dar
cambalhotas utilizando o colchão.
Rolar
no colchão
Andar
em linha reta
Andar
em zig zag
Pular
num só pé.
Pular
igual sapinho...etc
Artes/dramatização
No
pátio fazer a dramatização da história a branca de neve e os sete anões.
Brinquedos e
brincadeiras.
Brincar com os
brinquedos que trouxeram de casa... Sexta é dia do brinquedo!!
Avaliação: Avaliar a
participação, se houve interação/socialização,se reconhecem as partes básicas
do corpo... através da observação e registro feito pela professora.
IDENTIDADE
E AUTONOMIA
|
· SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS
· REGRAS DE CONVIVÊNCIA
|
MOVIMENTO/PSICOMOTRICIDADE
|
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS
CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA.
|
MÚSICA
|
· EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO
SILENCIO E DE SONS
|
ARTES
VISUAIS
|
· EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE
MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
|
· USO DA LINGUAGEM ORAL NA
COMUNICAÇÃO.
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA
LINGUAGEM.
|
NATUREZA
E SOCIEDADE
|
· MEIO AMBIENTE: NATUREZA
· TRADIÇÕES CULTURAIS
|
· NOÇÕES DE QUANTIDADE.
· CONTAGEM ORAL E REGISTRO
|
Anexos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário