Sugestão de plano de aula para maternal 3/Branca de Neve e os Sete anões

Sugestão de plano de aula para maternal 3/Branca de Neve e os Sete anões


 

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ

 

Planejamento semanal para maternal III

Metodologia:

 

Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e tempo).

 

Acolhida: Cantar música de Bom dia!!!.

 

Bom dia , coleguinha, como vai?

Bom dia, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?

Para interagir cantar:

De abóbora faz melão,
De melão faz melancia.
Bis :
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá
Faz doce de maracujá.


Bis :


Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa da Mariana...(cantar com o nome de todos os alunos)
Ela pula, ela roda,
Ela faz requebradinha.
 

Na rodinha:

 

 Conversar como foi o final de semana  ou  o dia anterior... Onde foram, o que fizeram (...)
 

Crachá: Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:

Se Eu Fosse Um Peixinho....

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar

 

         Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora intervirá neste momento.

 
 Cantar até que todas as crianças estejam com o crachá.

 
 Explorar a letra inicial...letra final do nome...quantas letras...etc.

 

Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:

· Quantos alunos vieram hoje?

· Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)

· Vieram mais meninas ou mais meninos?

· Quantas meninas?

· Quantos meninos?

 

Neste momento poderá sugerir que façam uma fila de meninos e uma de meninas de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a maioria ( tem um a mais...dois a mais... e assim sucessivamente) .



Calendário: Trabalhar o dia e data de hoje...ontem foi que dia? Amanha  será que dia?


Ajudante do dia: Escolher na sala.

 

É interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.Além de se sentir útil e colaborador.

 

Tempo: Conversar sobre o tempo:

 

· Como está o tempo hoje?

 

· Está com sol? Com chuva? É importante olhar o tempo ou pela janela ou ir lá fora e olhar o céu.

 

· O que nós vestimos quando está calor?

 

· E quando está frio?

 

Cantar música do tempo.

 

Como está o tempo?

 

Como está o tempo

Vou correndo ver

Se é sol ou vai chover...

Se o céu está limpinho

bem limpinho!!!

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de solzinho.

Se o céu está com nuvem

Bem com nuvem

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de chuvinha.

 

 Linguagem oral e escrita.

Ler uma história de sua escolha. Geralmente trabalho com a mesma história a semana toda. No entanto, podemos escolher textos que possui intertextualidade (falam do mesmo assunto) com o principal.

 

A branca de neve e os sete anões
 
 

 

- Comentar sobre o  livro....as atitudes das personagens.
- Enfocar que cada pessoa é única  e  tem sua própria beleza   e suas qualidades.

-Contar os personagens: Quantas branca de neve? Madrasta, caçador... príncipe e anões apareceram na história?

- cores das roupas das personagens...comparar com cores das roupas da turma....etc

 

Explorar o alfabeto

 

Falar as letras do alfabeto, montar com  letras móvel o  titulo da história.

 


Formação social e pessoal:
Criar combinados junto com os alunos, referente a respeito e colaboração:

 
Recreio/Lanche:

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!

Matemática:

 

Conhecendo melhor a turminha!!!

Conversar sobre:

ü A idade de cada aluno ( pode usar os números para representar/ tenho 4 anos..apresente o número 4).

ü Tem irmãos? Quantos?..

ü Quais pessoas moram com você?

Criar condições para que a criança perceba que ela já relaciona com os números, pois eles estão em toda parte.

 

· Na idade que temos.

· Na quantidade de pessoas da casa ou da sala de aula.

· Nas partes do corpo

· Nos objetos/brinquedos

· Na roupa nos sapatos...

 




Filme: Assistir ao filme "A branca de neve e os sete anões".




Fazer rodinha e conversar comparando o filme com o livro


Música e movimento .

Eu Vou


Eu vou eu vou
Para casa agora eu vou
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum

Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou

Para casa
Agora eu vou

Parara-tim-bum
Parara-tim-bum


Matemática: Contando as partes do corpo.

ü Coloque a mão no nariz..quantos nariz você tem?
ü Olhe para as mãos...quantas mãos você tem?
ü Quantos olhos..boca...etc
Representar quantidades com tampinhas ou palitos.
Um..dois...
Orgãos dos sentidos

Explorar a visão ,audição,paladar,olfato,tato diariamente.

Branca de neve ao olhar no espelho ela estava utilizando a visão.

Ao fugir do caçador ela utilizou a audição para ouvir os ruídos..

Ao se alimentar utilizou o paladar...etc


Produção de texto:


Reconto da história através de cenas/história muda.

 
 

Psicomotricidade .

 

Dar cambalhotas utilizando o colchão.

Rolar no colchão

Andar em linha reta

Andar em zig zag

Pular num só pé.

Pular igual sapinho...etc

 

Artes/dramatização

No pátio fazer a dramatização da história a branca de neve e os sete anões.


Brinquedos e brincadeiras.


Brincar com os brinquedos que trouxeram de casa... Sexta é dia do brinquedo!!

Avaliação: Avaliar a participação, se houve interação/socialização,se reconhecem as partes básicas do corpo... através da observação e registro feito pela professora.

 
Anexos:





 

 
Rotina para a semana.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
· SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS
· REGRAS DE CONVIVÊNCIA
MOVIMENTO/PSICOMOTRICIDADE
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA.
MÚSICA
· EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS
ARTES VISUAIS
· EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
· USO DA LINGUAGEM ORAL NA COMUNICAÇÃO.
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM.
NATUREZA E SOCIEDADE
·    MEIO AMBIENTE: NATUREZA
·    TRADIÇÕES CULTURAIS
·     NOÇÕES DE QUANTIDADE.
·   CONTAGEM ORAL  E REGISTRO

 Anexos:














Sugestão de plano de aula para maternal 3/Branca de Neve e os Sete anões


 

EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ

 

Planejamento semanal para maternal III

Metodologia:

 

Atividades que repetem diariamente. (acolhimento, rodinha com entrega de crachá, quantos somos, ajudante do dia, calendário e tempo).

 

Acolhida: Cantar música de Bom dia!!!.

 

Bom dia , coleguinha, como vai?

Bom dia, coleguinha, como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos
Bom dia, coleguinha, como vai?

Para interagir cantar:

De abóbora faz melão,
De melão faz melancia.
Bis :
Faz doce, sinhá, faz doce, sinhá
Faz doce de maracujá.


Bis :


Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa da Mariana...(cantar com o nome de todos os alunos)
Ela pula, ela roda,
Ela faz requebradinha.
 

Na rodinha:

 

 Conversar como foi o final de semana  ou  o dia anterior... Onde foram, o que fizeram (...)
 

Crachá: Sentados em roda, com os crachás no centro, começar a cantar:

Se Eu Fosse Um Peixinho....

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Tirava a Maria
Lá do fundo do mar

 

         Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar o seu crachá; caso ela confunda o seu crachá com o do coleguinha, a professora intervirá neste momento.

 
 Cantar até que todas as crianças estejam com o crachá.

 
 Explorar a letra inicial...letra final do nome...quantas letras...etc.

 

Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:

· Quantos alunos vieram hoje?

· Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)

· Vieram mais meninas ou mais meninos?

· Quantas meninas?

· Quantos meninos?

 

Neste momento poderá sugerir que façam uma fila de meninos e uma de meninas de mãos dadas ...quem ficar sem o par é a maioria ( tem um a mais...dois a mais... e assim sucessivamente) .



Calendário: Trabalhar o dia e data de hoje...ontem foi que dia? Amanha  será que dia?


Ajudante do dia: Escolher na sala.

 

É interessante a escolha do ajudante, para a criança desenvolver a linguagem oral e autonomia ...buscar objetos, dar recados...entre outras eventualidades.Além de se sentir útil e colaborador.

 

Tempo: Conversar sobre o tempo:

 

· Como está o tempo hoje?

 

· Está com sol? Com chuva? É importante olhar o tempo ou pela janela ou ir lá fora e olhar o céu.

 

· O que nós vestimos quando está calor?

 

· E quando está frio?

 

Cantar música do tempo.

 

Como está o tempo?

 

Como está o tempo

Vou correndo ver

Se é sol ou vai chover...

Se o céu está limpinho

bem limpinho!!!

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de solzinho.

Se o céu está com nuvem

Bem com nuvem

Então o tempo nos diz

Hoje é dia de chuvinha.

 

 Linguagem oral e escrita.

Ler uma história de sua escolha. Geralmente trabalho com a mesma história a semana toda. No entanto, podemos escolher textos que possui intertextualidade (falam do mesmo assunto) com o principal.

 

A branca de neve e os sete anões
 
 

 

- Comentar sobre o  livro....as atitudes das personagens.
- Enfocar que cada pessoa é única  e  tem sua própria beleza   e suas qualidades.

-Contar os personagens: Quantas branca de neve? Madrasta, caçador... príncipe e anões apareceram na história?

- cores das roupas das personagens...comparar com cores das roupas da turma....etc

 

Explorar o alfabeto

 

Falar as letras do alfabeto, montar com  letras móvel o  titulo da história.

 


Formação social e pessoal:
Criar combinados junto com os alunos, referente a respeito e colaboração:

 
Recreio/Lanche:

Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!

Matemática:

 

Conhecendo melhor a turminha!!!

Conversar sobre:

ü A idade de cada aluno ( pode usar os números para representar/ tenho 4 anos..apresente o número 4).

ü Tem irmãos? Quantos?..

ü Quais pessoas moram com você?

Criar condições para que a criança perceba que ela já relaciona com os números, pois eles estão em toda parte.

 

· Na idade que temos.

· Na quantidade de pessoas da casa ou da sala de aula.

· Nas partes do corpo

· Nos objetos/brinquedos

· Na roupa nos sapatos...

 




Filme: Assistir ao filme "A branca de neve e os sete anões".




Fazer rodinha e conversar comparando o filme com o livro


Música e movimento .

Eu Vou


Eu vou eu vou
Para casa agora eu vou
Parara-tim-bum
Parara-tim-bum

Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou
Eu vou

Para casa
Agora eu vou

Parara-tim-bum
Parara-tim-bum


Matemática: Contando as partes do corpo.

ü Coloque a mão no nariz..quantos nariz você tem?
ü Olhe para as mãos...quantas mãos você tem?
ü Quantos olhos..boca...etc
Representar quantidades com tampinhas ou palitos.
Um..dois...
Orgãos dos sentidos

Explorar a visão ,audição,paladar,olfato,tato diariamente.

Branca de neve ao olhar no espelho ela estava utilizando a visão.

Ao fugir do caçador ela utilizou a audição para ouvir os ruídos..

Ao se alimentar utilizou o paladar...etc


Produção de texto:


Reconto da história através de cenas/história muda.

 
 

Psicomotricidade .

 

Dar cambalhotas utilizando o colchão.

Rolar no colchão

Andar em linha reta

Andar em zig zag

Pular num só pé.

Pular igual sapinho...etc

 

Artes/dramatização

No pátio fazer a dramatização da história a branca de neve e os sete anões.


Brinquedos e brincadeiras.


Brincar com os brinquedos que trouxeram de casa... Sexta é dia do brinquedo!!

Avaliação: Avaliar a participação, se houve interação/socialização,se reconhecem as partes básicas do corpo... através da observação e registro feito pela professora.

 
Anexos:





 

 
Rotina para a semana.
IDENTIDADE E AUTONOMIA
· SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS
· REGRAS DE CONVIVÊNCIA
MOVIMENTO/PSICOMOTRICIDADE
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA.
MÚSICA
· EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS
ARTES VISUAIS
· EXPLORAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
· USO DA LINGUAGEM ORAL NA COMUNICAÇÃO.
· EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM.
NATUREZA E SOCIEDADE
·    MEIO AMBIENTE: NATUREZA
·    TRADIÇÕES CULTURAIS
·     NOÇÕES DE QUANTIDADE.
·   CONTAGEM ORAL  E REGISTRO

 Anexos:















Nenhum comentário:

Postar um comentário