Alfabetização- trabalhando com a vogal E
Dessa vez vamos pular a atividade de discriminação visual da posição da letra E, até porque essa letra em várias posições vai confundir a cabeça dos alunos.
Comece o ensino dessa letra, dizendo aos alunos que eles vão começar a trabalhar com uma letra nova, e pergunte à eles se sabem que letra é essa. Estimule a curiosidade, ouça respostas, anote as letras sugeridas no quadro-negro, faça pequenas apostas, peça para que levante a mão àquele que acha que é uma ou outra letra. E vá aumentando o suspense. Em seguida comece a traçar a letra no quadro, em partes até que termine de traça-la toda:
Escreva no ar a letra e peça para que os alunos repitam os movimentos.
Identifique oralmente junto com os alunos se existem objetos na sala de aula que comecem com a letra E.Peça para que os alunos pensem em nomes de animais que começam com a letra E e escreva no quadro-negro, em seguida realize a leitura e peça para que eles repitam.
Pergunte a eles se existem colegas na sala de aula cujos nomes comecem com essa letra, em caso positivo, escreva esses nomes no quadro-negro.
Em seguida, utilize o quadro-negro para realizar a atividade a seguir:
.Escreva várias palavras que comecem apenas com as letras A e E.
.Realize a leitura dessas palavras junto com os alunos (você lê e eles repetem).
.Chame um por um para identificar palavras com círculos, ora iniciando com uma letra, ora com outra. Bata palmas e peça para que os alunos também batam em caso de acertos, auxilie os alunos que não conseguirem mostrando que eles também podem aprender, e não deixe que haja risadas e que os alunos sejam solidários com o colega que não sabe.
.Caso queira você pode utilizar a lista de palavras abaixo, escrevendo no quadro aleatoriamente sem utilizar linhas definidas ou espaços pré-determinados, utilize o quadro todo, faça letras grandes, se tiver giz colorido, utilize várias cores, para estimular a discriminação visual de seu aluno!
Ressalte a história que a letra inicial é o
som inicial, fale em voz alta para que os alunos percebam a diferença.
Isso vai ser muito importante quando o aluno começar a escrever!
O treino ou o ato de escrever letras também é importante, mas nesse momento da alfabetização é inútil fazer os alunos copiarem uma infinidade de coisas sem sentido para eles do quadro-negro ou de qualquer lugar que seja. Porém é importante que o aluno aprenda a traçar cada letra e isso ele só vai aprender fazendo, por isso, oriente a realização da atividade abaixo para que seja feita com muita atenção e capricho:
Primeiro peça para que o aluno passe o
lápis fazendo os traços sobre as letras que estão no papel e depois
oriente para que façam sozinhos ( ou pelo menos tentem fazer) exatamente
embaixo das letras da folha.
Este tipo de atividade simples possui vários objetivos entre eles o treino da coordenação motora fina, muito importante no desenvolvimento da escrita de seu aluno.
Faça a leitura do texto abaixo para orientar a realização da atividade abaixo:
Oriente seus alunos na realização dessa
atividade. É até interessante que você vá realizando-a no quadro-negro
junto com eles. Não se esqueça que neste momento você precisa primeiro
ensinar para depois cobrar o aprendizado!
Vamos novamente começar a trabalhar com
imagens, a prática mais comum na alfabetização. Oriente seus alunos na
realização desta atividade, peça a eles para que falem em voz alta o
nome de cada figura para identificar a letra inicial:
O trabalho com figuras é super importante
na alfabetização, pois vai ampliando o vocabulário escrito e falado da
criança que muitas vezes não tem uma forma de expressão razoável devido
ao meio em que vive, à família, as condições sociais, etc. A escola visa
inserir a criança à linguagem formal e culta e nesta primeira etapa de
seu aprendizado, as figuras primeiro trabalham com a abstração, fazendo
com que a criança remeta a imagem à sua fonte original: o objeto real e
em seguida, fazendo com que aplique as regras ortográficas e gramaticais
aprendidas para se comunicar e expressar seus pensamentos.
Sempre que trabalhar atividades que contenham figuras, é importante fazer um trabalho oral com perguntas simples que levem o aluno a pensar sobre o objeto real. Isso pode ser trabalhado quando você pedir para que os alunos realizem a pintura utilizando as cores originais das figuras ou as mais aproximadas possíveis. Nas primeiras atividades assim, você poderá notar mesmo que entre os alunos o questionamento sobre a cor desta ou daquela figura.
Vamos continuar a realizar atividades:
Vá utilizando todas as oportunidades para
discutir com seus alunos a letra inicial das figuras, assim, mais
rapidamente eles irão adquirir esses conceitos e o trabalho
gradativamente irá se tornando mais fácil para você e mais proveitoso
para os alunos.
As atividades de recorte e colagem nem
sempre serão bem vindas para todos os alunos, principalmente os que
possuem maior dificuldade para aprender, mas é super importante, pois
fará com que ele remeta seus conceitos e seus aprendizados comparando e
localizando as letras pedidas pela professora. Os espaços sempre serão
consideráveis, pois sempre haverá crianças rápidas e que encontrarão uma
grande quantidade de letras num tempo muito curto, enquanto outras
encontrarão com muita dificuldade duas ou três unidades. Caberá a você
depois delimitar quantas letras as crianças mais fracas deverão
encontrar para completar a atividade, mas será impossível que você exija
de todos um número considerável. Vá observando o trabalho, cobre para
que não haja muita distração e encerre a atividade quando achar que o
número está suficiente.
O nome dos colegas deve ter as letras
pedidas independente de sua posição na palavra e deverá ser identificada
com círculo e depois pintura se você quiser aproveitar a oportunidade
para trabalhar as cores amarelo e azul ( que iniciam com a letra A) e
fixar esse conceito ou simplesmente com círculo, dependendo da
disponibilidade de tempo para a atividade.
A realização da atividade acima deve ser
acompanhada. Peça aos alunos para que recortem, coloquem as letras nos
quadrinhos certos, mas não colem antes que você veja se as letras estão
corretas porque depois será difícil trocar letras de lugar depois de
coladas.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Caso queira, ou seja necessário para ajudar na fixação realizar a atividade abaixo com crepom:
Cartaz para parede:
Alfabetização- trabalhando com a vogal E
Dessa vez vamos pular a atividade de discriminação visual da posição da letra E, até porque essa letra em várias posições vai confundir a cabeça dos alunos.
Comece o ensino dessa letra, dizendo aos alunos que eles vão começar a trabalhar com uma letra nova, e pergunte à eles se sabem que letra é essa. Estimule a curiosidade, ouça respostas, anote as letras sugeridas no quadro-negro, faça pequenas apostas, peça para que levante a mão àquele que acha que é uma ou outra letra. E vá aumentando o suspense. Em seguida comece a traçar a letra no quadro, em partes até que termine de traça-la toda:
Escreva no ar a letra e peça para que os alunos repitam os movimentos.
Identifique oralmente junto com os alunos se existem objetos na sala de aula que comecem com a letra E.Peça para que os alunos pensem em nomes de animais que começam com a letra E e escreva no quadro-negro, em seguida realize a leitura e peça para que eles repitam.
Pergunte a eles se existem colegas na sala de aula cujos nomes comecem com essa letra, em caso positivo, escreva esses nomes no quadro-negro.
Em seguida, utilize o quadro-negro para realizar a atividade a seguir:
.Escreva várias palavras que comecem apenas com as letras A e E.
.Realize a leitura dessas palavras junto com os alunos (você lê e eles repetem).
.Chame um por um para identificar palavras com círculos, ora iniciando com uma letra, ora com outra. Bata palmas e peça para que os alunos também batam em caso de acertos, auxilie os alunos que não conseguirem mostrando que eles também podem aprender, e não deixe que haja risadas e que os alunos sejam solidários com o colega que não sabe.
.Caso queira você pode utilizar a lista de palavras abaixo, escrevendo no quadro aleatoriamente sem utilizar linhas definidas ou espaços pré-determinados, utilize o quadro todo, faça letras grandes, se tiver giz colorido, utilize várias cores, para estimular a discriminação visual de seu aluno!
Ressalte a história que a letra inicial é o
som inicial, fale em voz alta para que os alunos percebam a diferença.
Isso vai ser muito importante quando o aluno começar a escrever!
O treino ou o ato de escrever letras também é importante, mas nesse momento da alfabetização é inútil fazer os alunos copiarem uma infinidade de coisas sem sentido para eles do quadro-negro ou de qualquer lugar que seja. Porém é importante que o aluno aprenda a traçar cada letra e isso ele só vai aprender fazendo, por isso, oriente a realização da atividade abaixo para que seja feita com muita atenção e capricho:
Primeiro peça para que o aluno passe o
lápis fazendo os traços sobre as letras que estão no papel e depois
oriente para que façam sozinhos ( ou pelo menos tentem fazer) exatamente
embaixo das letras da folha.
Este tipo de atividade simples possui vários objetivos entre eles o treino da coordenação motora fina, muito importante no desenvolvimento da escrita de seu aluno.
Faça a leitura do texto abaixo para orientar a realização da atividade abaixo:
Oriente seus alunos na realização dessa
atividade. É até interessante que você vá realizando-a no quadro-negro
junto com eles. Não se esqueça que neste momento você precisa primeiro
ensinar para depois cobrar o aprendizado!
Vamos novamente começar a trabalhar com
imagens, a prática mais comum na alfabetização. Oriente seus alunos na
realização desta atividade, peça a eles para que falem em voz alta o
nome de cada figura para identificar a letra inicial:
O trabalho com figuras é super importante
na alfabetização, pois vai ampliando o vocabulário escrito e falado da
criança que muitas vezes não tem uma forma de expressão razoável devido
ao meio em que vive, à família, as condições sociais, etc. A escola visa
inserir a criança à linguagem formal e culta e nesta primeira etapa de
seu aprendizado, as figuras primeiro trabalham com a abstração, fazendo
com que a criança remeta a imagem à sua fonte original: o objeto real e
em seguida, fazendo com que aplique as regras ortográficas e gramaticais
aprendidas para se comunicar e expressar seus pensamentos.
Sempre que trabalhar atividades que contenham figuras, é importante fazer um trabalho oral com perguntas simples que levem o aluno a pensar sobre o objeto real. Isso pode ser trabalhado quando você pedir para que os alunos realizem a pintura utilizando as cores originais das figuras ou as mais aproximadas possíveis. Nas primeiras atividades assim, você poderá notar mesmo que entre os alunos o questionamento sobre a cor desta ou daquela figura.
Vamos continuar a realizar atividades:
Vá utilizando todas as oportunidades para
discutir com seus alunos a letra inicial das figuras, assim, mais
rapidamente eles irão adquirir esses conceitos e o trabalho
gradativamente irá se tornando mais fácil para você e mais proveitoso
para os alunos.
As atividades de recorte e colagem nem
sempre serão bem vindas para todos os alunos, principalmente os que
possuem maior dificuldade para aprender, mas é super importante, pois
fará com que ele remeta seus conceitos e seus aprendizados comparando e
localizando as letras pedidas pela professora. Os espaços sempre serão
consideráveis, pois sempre haverá crianças rápidas e que encontrarão uma
grande quantidade de letras num tempo muito curto, enquanto outras
encontrarão com muita dificuldade duas ou três unidades. Caberá a você
depois delimitar quantas letras as crianças mais fracas deverão
encontrar para completar a atividade, mas será impossível que você exija
de todos um número considerável. Vá observando o trabalho, cobre para
que não haja muita distração e encerre a atividade quando achar que o
número está suficiente.
O nome dos colegas deve ter as letras
pedidas independente de sua posição na palavra e deverá ser identificada
com círculo e depois pintura se você quiser aproveitar a oportunidade
para trabalhar as cores amarelo e azul ( que iniciam com a letra A) e
fixar esse conceito ou simplesmente com círculo, dependendo da
disponibilidade de tempo para a atividade.
A realização da atividade acima deve ser
acompanhada. Peça aos alunos para que recortem, coloquem as letras nos
quadrinhos certos, mas não colem antes que você veja se as letras estão
corretas porque depois será difícil trocar letras de lugar depois de
coladas.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Caso queira, ou seja necessário para ajudar na fixação realizar a atividade abaixo com crepom:
Cartaz para parede:
Nenhum comentário:
Postar um comentário