Educação Infantil - Matemática na prática 7
Peça aos alunos que dêem exemplos daquilo de que cada pessoa tenha um único ou uma única. Por exemplo, cada pessoa tem uma única boca, um único nariz, etc. Em seguida, faça o contorno do corpo de uma criança com pincel atômico em papel pardo e peça que os alunos completem o desenho com aquilo que nós temos um único ou uma única.
Agora peça aos alunos exemplos de coisas que cada pessoa na sala tem aos pares. Por exemplo, todos temos um par de orelhas, um par de braços, etc. Faça um outro contorno do corpo de uma criança em papel pardo e peça aos alunos que completem o desenho com aquilo que temos aos pares.
DIREITA – ESQUERDA
Procure explorar os conceitos de direita e esquerda com a brincadeira de pular corda com dois batedores. Os alunos podem fazer a mímica de bater corda em duplas:
a) Cada aluno da dupla pega a ponta da corda de mentirinha com a mão direita. Atenção: os dois tem de fazer os movimentos para cima e para baixo ao mesmo tempo.
b) Depois cada aluno da dupla pega a ponta da corda de mentirinha com a mão esquerda, não se esqucendo de fazer os movimentos para cima e para baixo ao mesmo tempo. Converse com os alunos sobre os possíveis acidentes que podem ocorrer quando brincamos: “Quem já sofreu algum acidente? (tombo, queda) enquanto brincava?Que cuidados devemos tomar quando estamos brincando?”
LOGO DEPOIS – ENTRE – LOGO ANTES
Explore os termos logo depois, entre e logo antes organizando os alunos sentados em fila. Faça perguntas aos alunos como por exemplo: “Quem está sentado logo depois de Maria?Qual o nome de quem está sentado entre Carlos e Rafaela? Como se chama aquele que está sentado logo antes de João?”
IGUAL – DIFERENTE
1.Desenhe dois aquários na lousa, lado a lado, e um peixinho no aquário da direita.
a) Peça aos alunos que indiquem a quantidade de peixinhos com os dedos da mão direita.
b) Na sequencia, desenhe também um peixinho no outro aquário e peça que eles indiquem a quantidade de peixinhos desse outro aquário com os dedos da outra mão.
c) Pergunte se a quantidade de peixinhos nos dois aquários é igual ou diferente.
d) Continue a desenhar peixinhos nos dois aquários até completar 5 peixinhos em cada um.
e) A cada novo peixinho, peça aos alunos que indiquem as quantidades com os dedos usando uma mão para cada aquário.
f) Prossiga questionando os alunos se a quantidade de peixes dos dois aquários é igual ou diferente.
2.Pegue duas folhas. Numa dela, desenhe dois aquários com o mesmo numero de peixinhos e escreva QUANTIDADES IGUAIS, na outra desenhe dois aquários com quantidades diferentes de peixinhos e escreva QUANTIDADES DIFERENTES. Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade. O registro incidental facilita a memorização dos conceitos.Sempre que a atividade permitir, elabore algum tipo de registro ao qual os alunos tenham acesso.
3.Aproveite o trabalho com os conceitos de igual e diferente para explorar com os alunos o jogo da memória. Construa 11 pares de cartas. Cada par deve ser formado por uma carta com um numero de zero a dez e por outra com uma quantidade de elementos correspondentes. Exemplo.
Educação Infantil - Matemática na prática 7
Peça aos alunos que dêem exemplos daquilo de que cada pessoa tenha um único ou uma única. Por exemplo, cada pessoa tem uma única boca, um único nariz, etc. Em seguida, faça o contorno do corpo de uma criança com pincel atômico em papel pardo e peça que os alunos completem o desenho com aquilo que nós temos um único ou uma única.
Agora peça aos alunos exemplos de coisas que cada pessoa na sala tem aos pares. Por exemplo, todos temos um par de orelhas, um par de braços, etc. Faça um outro contorno do corpo de uma criança em papel pardo e peça aos alunos que completem o desenho com aquilo que temos aos pares.
DIREITA – ESQUERDA
Procure explorar os conceitos de direita e esquerda com a brincadeira de pular corda com dois batedores. Os alunos podem fazer a mímica de bater corda em duplas:
a) Cada aluno da dupla pega a ponta da corda de mentirinha com a mão direita. Atenção: os dois tem de fazer os movimentos para cima e para baixo ao mesmo tempo.
b) Depois cada aluno da dupla pega a ponta da corda de mentirinha com a mão esquerda, não se esqucendo de fazer os movimentos para cima e para baixo ao mesmo tempo. Converse com os alunos sobre os possíveis acidentes que podem ocorrer quando brincamos: “Quem já sofreu algum acidente? (tombo, queda) enquanto brincava?Que cuidados devemos tomar quando estamos brincando?”
LOGO DEPOIS – ENTRE – LOGO ANTES
Explore os termos logo depois, entre e logo antes organizando os alunos sentados em fila. Faça perguntas aos alunos como por exemplo: “Quem está sentado logo depois de Maria?Qual o nome de quem está sentado entre Carlos e Rafaela? Como se chama aquele que está sentado logo antes de João?”
IGUAL – DIFERENTE
1.Desenhe dois aquários na lousa, lado a lado, e um peixinho no aquário da direita.
a) Peça aos alunos que indiquem a quantidade de peixinhos com os dedos da mão direita.
b) Na sequencia, desenhe também um peixinho no outro aquário e peça que eles indiquem a quantidade de peixinhos desse outro aquário com os dedos da outra mão.
c) Pergunte se a quantidade de peixinhos nos dois aquários é igual ou diferente.
d) Continue a desenhar peixinhos nos dois aquários até completar 5 peixinhos em cada um.
e) A cada novo peixinho, peça aos alunos que indiquem as quantidades com os dedos usando uma mão para cada aquário.
f) Prossiga questionando os alunos se a quantidade de peixes dos dois aquários é igual ou diferente.
2.Pegue duas folhas. Numa dela, desenhe dois aquários com o mesmo numero de peixinhos e escreva QUANTIDADES IGUAIS, na outra desenhe dois aquários com quantidades diferentes de peixinhos e escreva QUANTIDADES DIFERENTES. Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade. O registro incidental facilita a memorização dos conceitos.Sempre que a atividade permitir, elabore algum tipo de registro ao qual os alunos tenham acesso.
3.Aproveite o trabalho com os conceitos de igual e diferente para explorar com os alunos o jogo da memória. Construa 11 pares de cartas. Cada par deve ser formado por uma carta com um numero de zero a dez e por outra com uma quantidade de elementos correspondentes. Exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário