Práticas para Educação Infantil
Peça que acompanhem com movimentos a letra da parlenda:
Pula, pula, pipoquinha
Pula, pula sem parar
E depois dá uma voltinha
Cada um no seu lugar
Essa parlenda é excelente para trabalhar expressão corporal.
Pode-se trabalhar também com os alunos a musica Pipoca de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes.
Dentro – fora
Uma atividade para introduzir os conceitos de dentro e fora pode ser realizada ao ar livre e baseia-se na brincadeira Morto-vivo. Faça uma circunferência com giz na quadra ou emende tiras de jornal para formar um cercado no chão. Depois, brinque com os alunos dando ordens: “Quem está com alguma roupa vermelha, para dentro!Quem não está fique fora!”.”Quem tem cabelo escuro para dentro! Quem não tem fique fora!”
E, assim por diante,invente outras ordens. Os próprios alunos serão os juízes. Os alunos que se enganarem devem sair do jogo.
Pequeno – médio – grande
Explore os códigos de tamanho que aparecem nas etiquetas das roupas. Providencie com antecedência 3 camisetas – P-M-G para mostrar aos alunos. Peça que observem as etiquetas e pergunte se eles sabem o significado das letras que estão ali. Explique.
Para finalizar, entregue a cada aluno uma folha com o desenho de 3 camisetas de tamanhos diferentes. Eles devem escolher uma das letras (P,M ou G) para escrever em cada etiqueta, respeitando os tamanhos.
Antes e depois
Esta brincadeira permite ao aluno recriar uma sucessão lógica de fatos, situar-se no tempo e utilizar as noções de antes e depois.
a) Escolha uma ação que realizamos diariamente como, por exemplo, escovar os dentes pela manhã.
b) Peça aos alunos para lembrar o que aconteceu antes e o que aconteceu depois de eles terem escovado os dentes.
c) Prolongue a brincadeira recorrendo à ação que foi executada logo depois da primeira,e prossiga assim até que seja possível reconstruir com os alunos a cadeia de ações que levam à ação inicial.
Práticas para Educação Infantil
Peça que acompanhem com movimentos a letra da parlenda:
Pula, pula, pipoquinha
Pula, pula sem parar
E depois dá uma voltinha
Cada um no seu lugar
Essa parlenda é excelente para trabalhar expressão corporal.
Pode-se trabalhar também com os alunos a musica Pipoca de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes.
Dentro – fora
Uma atividade para introduzir os conceitos de dentro e fora pode ser realizada ao ar livre e baseia-se na brincadeira Morto-vivo. Faça uma circunferência com giz na quadra ou emende tiras de jornal para formar um cercado no chão. Depois, brinque com os alunos dando ordens: “Quem está com alguma roupa vermelha, para dentro!Quem não está fique fora!”.”Quem tem cabelo escuro para dentro! Quem não tem fique fora!”
E, assim por diante,invente outras ordens. Os próprios alunos serão os juízes. Os alunos que se enganarem devem sair do jogo.
Pequeno – médio – grande
Explore os códigos de tamanho que aparecem nas etiquetas das roupas. Providencie com antecedência 3 camisetas – P-M-G para mostrar aos alunos. Peça que observem as etiquetas e pergunte se eles sabem o significado das letras que estão ali. Explique.
Para finalizar, entregue a cada aluno uma folha com o desenho de 3 camisetas de tamanhos diferentes. Eles devem escolher uma das letras (P,M ou G) para escrever em cada etiqueta, respeitando os tamanhos.
Antes e depois
Esta brincadeira permite ao aluno recriar uma sucessão lógica de fatos, situar-se no tempo e utilizar as noções de antes e depois.
a) Escolha uma ação que realizamos diariamente como, por exemplo, escovar os dentes pela manhã.
b) Peça aos alunos para lembrar o que aconteceu antes e o que aconteceu depois de eles terem escovado os dentes.
c) Prolongue a brincadeira recorrendo à ação que foi executada logo depois da primeira,e prossiga assim até que seja possível reconstruir com os alunos a cadeia de ações que levam à ação inicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário