Muitos professores de creche têm escrito para o Espaço Educar
perguntando se é necessário montar um "Cantinho da Leitura" na salinha
da creche. Sim! A resposta é que o contato com os livros deve ser
incentivado desde sempre. É importante organizar um espaço onde as
crianças possam ver, tocar e por que não morder os livros? (falo de
livros plásticos ou de borracha). Sem falar nos livros de tecido, livros
de texturas, que podem desenvolver percepção tátil e proporcionar
experiências sensoriais novas.
Organize um espaço forrado, onde elas possam engatinhar, andar,
rolar, sem perigo e sem cair e deixe os livros onde possam pegar, tocar,
brincar (por que não?) observar gravuras, sentir texturas, mostrar ao
colega, ao professor, pedir que leia, um local aconchegante, onde possam
desde já associar leitura ao prazer. E que seja colorido, bonito,
enfeitado, um verdadeiro "cantinho mágico" onde ela realmente goste de
estar!
De acordo com a psicolinguista Emilia Ferreiro, as crianças, mesmo
não alfabetizadas, devem ter contato com a linguagem escrita.
O contato com os livros abre um leque de possibilidades,
convivência, toque, linguagem oral, percepção tátil, observação de
semelhanças e diferenças de acordo com as gravuras, conhecimento de
mundo, pois as histórias tratão para elas experiências diferentes
daquelas que vivem ou conhecem. Sem contar que o desenvolvimento da
linguagem oral estará presente todo o tempo, pois a criança desejará
partilhar com o colega o livro que gostou, mesmo que seja através de
balbucios, ela irá apontar gravuras, e quando o adulto responsável
estiver lendo deve demonstrar emoções, sentimentos, ler vivenciando.
Enfim, mãos a obra! Vamos preparar o cantinho da leitura dos
pequenos da creche e colocar nele muitos livrinhos coloridos, alegres e
de acordo com a faixa etária destes pequeninos.
Veja abaixo algumas sugestões para organizar o Cantinho da Leitura em sua escola:
Pode haver um mural de tecido com bolsinhos como o abaixo, onde ficam os livrinhos, em fácil acessoa e é fácil de confeccionar.
Muitos professores de creche têm escrito para o Espaço Educar
perguntando se é necessário montar um "Cantinho da Leitura" na salinha
da creche. Sim! A resposta é que o contato com os livros deve ser
incentivado desde sempre. É importante organizar um espaço onde as
crianças possam ver, tocar e por que não morder os livros? (falo de
livros plásticos ou de borracha). Sem falar nos livros de tecido, livros
de texturas, que podem desenvolver percepção tátil e proporcionar
experiências sensoriais novas.
Organize um espaço forrado, onde elas possam engatinhar, andar,
rolar, sem perigo e sem cair e deixe os livros onde possam pegar, tocar,
brincar (por que não?) observar gravuras, sentir texturas, mostrar ao
colega, ao professor, pedir que leia, um local aconchegante, onde possam
desde já associar leitura ao prazer. E que seja colorido, bonito,
enfeitado, um verdadeiro "cantinho mágico" onde ela realmente goste de
estar!
De acordo com a psicolinguista Emilia Ferreiro, as crianças, mesmo
não alfabetizadas, devem ter contato com a linguagem escrita.
O contato com os livros abre um leque de possibilidades,
convivência, toque, linguagem oral, percepção tátil, observação de
semelhanças e diferenças de acordo com as gravuras, conhecimento de
mundo, pois as histórias tratão para elas experiências diferentes
daquelas que vivem ou conhecem. Sem contar que o desenvolvimento da
linguagem oral estará presente todo o tempo, pois a criança desejará
partilhar com o colega o livro que gostou, mesmo que seja através de
balbucios, ela irá apontar gravuras, e quando o adulto responsável
estiver lendo deve demonstrar emoções, sentimentos, ler vivenciando.
Enfim, mãos a obra! Vamos preparar o cantinho da leitura dos
pequenos da creche e colocar nele muitos livrinhos coloridos, alegres e
de acordo com a faixa etária destes pequeninos.
Veja abaixo algumas sugestões para organizar o Cantinho da Leitura em sua escola:
Pode haver um mural de tecido com bolsinhos como o abaixo, onde ficam os livrinhos, em fácil acessoa e é fácil de confeccionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário