Material que pode ser confeccionado da maneira que melhor convir ao
professor, mas que possui uma grande importância para desmistificar a
questão do lugar que o algarismo ocupa, porém, esta abordagem jamais
deve representar algo mecânico e tão pouco ser o único recurso utilizado
pelo professor para ensinar.
Como instrumento de apoio, sugiro utilizar palitos de picolé,
canudinhos, lápis de cor dos alunos, ou o próprio material dourado, para
que eles percebam a construção da dezena e que 10 dezenas formam 1
centena. Após o aluno já haver se apropriado de tal conhecimento, partir
para as trocas, onde os palitos coloridos representam valores
referentes a dezena e a centena (isto evitara o acumulo de palitos e
possível escassez do material, mas lembrando, somente seguir com a
troca, após boa parte dos alunos já conseguirem associar que o palito
colorido possui o mesmo valor que 10 amarradinhos de 10 cada um (1
centena).
Este troca-troca também pode ser realizado com fichas coloridas
Material que pode ser confeccionado da maneira que melhor convir ao
professor, mas que possui uma grande importância para desmistificar a
questão do lugar que o algarismo ocupa, porém, esta abordagem jamais
deve representar algo mecânico e tão pouco ser o único recurso utilizado
pelo professor para ensinar.
Como instrumento de apoio, sugiro utilizar palitos de picolé,
canudinhos, lápis de cor dos alunos, ou o próprio material dourado, para
que eles percebam a construção da dezena e que 10 dezenas formam 1
centena. Após o aluno já haver se apropriado de tal conhecimento, partir
para as trocas, onde os palitos coloridos representam valores
referentes a dezena e a centena (isto evitara o acumulo de palitos e
possível escassez do material, mas lembrando, somente seguir com a
troca, após boa parte dos alunos já conseguirem associar que o palito
colorido possui o mesmo valor que 10 amarradinhos de 10 cada um (1
centena).
Este troca-troca também pode ser realizado com fichas coloridas
Nenhum comentário:
Postar um comentário