Plano de aula : Dia dos Pais! Educação infantil/Maternal 3
Tema: Dia dos pais!
O Homem que Amava Caixas...
Esta é a história de um pai que amava seu
filho mas tinha muita dificuldade em expressar seus sentimentos. Então, para demonstrar
seu afeto, o pai decide construir brinquedos com suas preciosas caixas, fazendo
a alegria diariamente do filho. E assim, mesmo sem palavras, pai e filho trocam
amor e carinho através das caixas de brinquedo. Assim, o filho, que também
amava muito seu pai, compreende seu amor e sente segurança nessa relação.
História linda e ótima para ser explorada
próximo ao dia dos pais!
Objetivos:
ü
Ouvir
diferentes histórias;
ü
Incentivar
a afetividade paterna;
ü
Construir
objetos/brinquedos com materiais recicláveis e reutilizáveis;
ü
Brincar
com brinquedos alternativos.
Conteúdos:
MATEMÁTICA: Sólidos geométricos
(planificação de caixas, e atividades relacionadas).
Identificação de propriedades
geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados
retos.
LINGUAGENS-Apresentação dos trabalhos
para o grande grupo. (Expressão oral, exposição de ideias, leitura, interpretação
de textos e imagens).
ARTES - os procedimentos para montar,
dar acabamento, brinquedos.
Desenvolvimento:
1º
MOMENTO:
Hora da história!
APRESENTE O LIVRO.
- Apresentar o livro, o autor e o ilustrador.
- Contar a história “O Homem que amava Caixas”
Esse livro conta a história de um
homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que,
como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava e aproveitava
sua arte com as caixas para demonstrar seu afeto.
Conversa
sobre o livro/Perguntas:
a) De acordo com a história, o que o homem colecionava?
a) De acordo com a história, o que o homem colecionava?
b)
Para que usamos caixas?
c)
Quais brinquedos podem ser confeccionados com caixas?
2º
MOMENTO: Explorando caixas de diversos tamanhos!
·
Usando
caixas de diferentes tamanhos, perguntar:
·
O
que cabe nesta caixa?
·
Qual
é mais pesada? Mais leve?
·
Qual
é a forma? Redonda...quadrada...retangular...
·
E se fosse um sentimento (AMOR Pela família,
mãe, pai, irmãos) caberia na caixa menor? E na caixa maior? Estimular o aluno
falar e a imaginar tudo que ele poderia colocar na caixa.
·
Deixar
as crianças manusear, entrar dentro das caixas.
Artes
com caixas!
Confeccionar alguns brinquedos em sala de aula.
Durante todo o processo de construção
dos brinquedos, podemos desenvolver vários conceitos:
- Matemática - Quando trabalhamos conceitos de leve, pesado, grande, pequeno, formas geométricas, pesos, medidas, comprimento e volume, estimativas das quantidades de caixas necessárias; cálculos mentais simples, comparações de diversas grandezas; exploração e identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos.
- Artes - Os procedimentos para montar, dar acabamento, pintar, decorar ....
- Linguagem oral e escrita – Conversar sobre o que será feito, nomes dos brinquedos, dos objetos/materiais gastos na construção dos brinquedos;
Depois de pronta é só brincar e se
divertir com os colegas da escola e com as crianças que também amam caixas.
3º
MOMENTO: Atividade em família!
Incentivar
a leitura e confecção de um brinquedo junto aos pais.
A
criança levará o livro para casa. Após ler a história, pais e filhos
confeccionarão um brinquedo feito com caixas de papelão.
Avião confeccionado por Luciana Nascimento
4º
MOMENTO: Músicas diversas!
5º
MOMENTO: Cartão para o papai.
Avaliação
Avaliar a participação individual e
familiar (atividades com os pais).
Registro para o portfólio do aluno.
Outras sugestões!
Sugestões de cartões e lembrancinhas.
Sugestões de histórias/livros que abordam a figura paterna
(Nos links abaixo).
O homem que amava caixas.
https://www.youtube.com/watch?v=UJ1tnReCF74
Todos os pais são diferentes.
https://pt.slideshare.net/marcelafigueiredo/todos-os-pais-so-diferentes-12016809
Meu pai é uma figura
https://www.youtube.com/watch?v=fDS1BPd-gfI
Advinha quanto eu te amo.
https://www.youtube.com/watch?v=s3MhsDO3Has
Pnóquio
https://www.youtube.com/watch?v=ofmqds66PsA
Plano de aula : Dia dos Pais! Educação infantil/Maternal 3
Tema: Dia dos pais!
O Homem que Amava Caixas...
Esta é a história de um pai que amava seu
filho mas tinha muita dificuldade em expressar seus sentimentos. Então, para demonstrar
seu afeto, o pai decide construir brinquedos com suas preciosas caixas, fazendo
a alegria diariamente do filho. E assim, mesmo sem palavras, pai e filho trocam
amor e carinho através das caixas de brinquedo. Assim, o filho, que também
amava muito seu pai, compreende seu amor e sente segurança nessa relação.
História linda e ótima para ser explorada
próximo ao dia dos pais!
Objetivos:
ü
Ouvir
diferentes histórias;
ü
Incentivar
a afetividade paterna;
ü
Construir
objetos/brinquedos com materiais recicláveis e reutilizáveis;
ü
Brincar
com brinquedos alternativos.
Conteúdos:
MATEMÁTICA: Sólidos geométricos
(planificação de caixas, e atividades relacionadas).
Identificação de propriedades
geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados
retos.
LINGUAGENS-Apresentação dos trabalhos
para o grande grupo. (Expressão oral, exposição de ideias, leitura, interpretação
de textos e imagens).
ARTES - os procedimentos para montar,
dar acabamento, brinquedos.
Desenvolvimento:
1º
MOMENTO:
Hora da história!
APRESENTE O LIVRO.
- Apresentar o livro, o autor e o ilustrador.
- Contar a história “O Homem que amava Caixas”
Esse livro conta a história de um
homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que,
como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava e aproveitava
sua arte com as caixas para demonstrar seu afeto.
Conversa
sobre o livro/Perguntas:
a) De acordo com a história, o que o homem colecionava?
a) De acordo com a história, o que o homem colecionava?
b)
Para que usamos caixas?
c)
Quais brinquedos podem ser confeccionados com caixas?
2º
MOMENTO: Explorando caixas de diversos tamanhos!
·
Usando
caixas de diferentes tamanhos, perguntar:
·
O
que cabe nesta caixa?
·
Qual
é mais pesada? Mais leve?
·
Qual
é a forma? Redonda...quadrada...retangular...
·
E se fosse um sentimento (AMOR Pela família,
mãe, pai, irmãos) caberia na caixa menor? E na caixa maior? Estimular o aluno
falar e a imaginar tudo que ele poderia colocar na caixa.
·
Deixar
as crianças manusear, entrar dentro das caixas.
Artes
com caixas!
Confeccionar alguns brinquedos em sala de aula.
Durante todo o processo de construção
dos brinquedos, podemos desenvolver vários conceitos:
- Matemática - Quando trabalhamos conceitos de leve, pesado, grande, pequeno, formas geométricas, pesos, medidas, comprimento e volume, estimativas das quantidades de caixas necessárias; cálculos mentais simples, comparações de diversas grandezas; exploração e identificação de propriedades geométricas: formas, tipos de contorno, faces planas, lados retos.
- Artes - Os procedimentos para montar, dar acabamento, pintar, decorar ....
- Linguagem oral e escrita – Conversar sobre o que será feito, nomes dos brinquedos, dos objetos/materiais gastos na construção dos brinquedos;
Depois de pronta é só brincar e se
divertir com os colegas da escola e com as crianças que também amam caixas.
3º
MOMENTO: Atividade em família!
Incentivar
a leitura e confecção de um brinquedo junto aos pais.
A
criança levará o livro para casa. Após ler a história, pais e filhos
confeccionarão um brinquedo feito com caixas de papelão.
Avião confeccionado por Luciana Nascimento
4º
MOMENTO: Músicas diversas!
5º
MOMENTO: Cartão para o papai.
Avaliação
Avaliar a participação individual e
familiar (atividades com os pais).
Registro para o portfólio do aluno.
Outras sugestões!
Sugestões de cartões e lembrancinhas.
Sugestões de histórias/livros que abordam a figura paterna
(Nos links abaixo).
O homem que amava caixas.
https://www.youtube.com/watch?v=UJ1tnReCF74
Todos os pais são diferentes.
https://pt.slideshare.net/marcelafigueiredo/todos-os-pais-so-diferentes-12016809
Meu pai é uma figura
https://www.youtube.com/watch?v=fDS1BPd-gfI
Advinha quanto eu te amo.
https://www.youtube.com/watch?v=s3MhsDO3Has
Pnóquio
https://www.youtube.com/watch?v=ofmqds66PsA
Nenhum comentário:
Postar um comentário