Plano de aula: A Cesta da Dona Maricota - Projeto alimentação/educação infantil
Tema: A cesta de Dona Maricota
OBJETIVOS:
* Incentivar aos bons hábitos alimentares;
* Identificar as preferências alimentar dos alunos
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e
das mãos.
* Explicar sobre a importância de um alimentação balanceada.
DESENVOLVIMENTO:
1º
Momento: Leitura do livro - A cesta de Dona Maricota
Realizar a leitura do livro , usando uma cesta de frutas,
verduras e legumes em EVA.
2º Momento: Explorando as frutas e legumes da cesta.
2º Momento: Explorando as frutas e legumes da cesta.
Tirar os ingredientes um a um, instigando os alunos a
falar o nome da fruta ou legumes.
·
Qual a cor?
·
Será qual sabor? Será que é doce/ amargo/
azedo...
·
Inicia com qual letrinha?
3º
Momento: Dramatização da história
A cesta de Dona Maricota
Dona Maricota fez um sopão com seus legumes, que tal
experimentar um sopão?
4º
Momento: Trabalhinhos.
- Colorindo e estudando as frutas
- Seriando e contando
5º
Momento: A fruta preferida.
Enviar um bilhete pedindo para as famílias enviar para a
escola a fruta preferida do seu filho/filha.
- Explorar a cor, textura, peso, paladar(doce-azedo- amargo)...
Fazer salada de frutas!
6º
Momento: Matemática- Montando tabela
Construindo gráfico
- O que tem na cesta de Dona Maricota?
Usando imagens, recortes de revistas ou jornais...Construindo gráfico
Dona Maricota fez compras e trouxe frutas, verduras e
legumes, mas... qual a fruta preferida do maternal 3?
Fazer um gráfico com a fruta preferida.
7º
Momento:
Confeccionar a cesta de Dona
Maricota usando papelão ou pratos de papel , recortando-os no formato de
uma cestinha, desenhos de frutas, verduras e legumes para colorir,
recortar e colar.
Músicas diversas!
8º
Momento: Jogo colhendo maçãs e laranjas!
Representar a quantidade de maçãs ou laranjas e depois colher contando uma a uma.
Representar a quantidade de maçãs ou laranjas e depois colher contando uma a uma.
9º
Momento:
Que tal fazer as compras como a Dona Maricota?
Recortar imagens
de alimentos como frutas, verduras e legumes e colar no carrinho.
10º
Momento:
Pirâmide Alimentar - Montar a pirâmide com caixa de
papelão.
Avaliar a participação no decorrer do processo. Registrar para o portfólio.
Plano de aula: A Cesta da Dona Maricota - Projeto alimentação/educação infantil
Tema: A cesta de Dona Maricota
OBJETIVOS:
* Incentivar aos bons hábitos alimentares;
* Identificar as preferências alimentar dos alunos
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e
das mãos.
* Explicar sobre a importância de um alimentação balanceada.
DESENVOLVIMENTO:
1º
Momento: Leitura do livro - A cesta de Dona Maricota
Realizar a leitura do livro , usando uma cesta de frutas,
verduras e legumes em EVA.
2º Momento: Explorando as frutas e legumes da cesta.
2º Momento: Explorando as frutas e legumes da cesta.
Tirar os ingredientes um a um, instigando os alunos a
falar o nome da fruta ou legumes.
·
Qual a cor?
·
Será qual sabor? Será que é doce/ amargo/
azedo...
·
Inicia com qual letrinha?
3º
Momento: Dramatização da história
A cesta de Dona Maricota
Dona Maricota fez um sopão com seus legumes, que tal
experimentar um sopão?
4º
Momento: Trabalhinhos.
- Colorindo e estudando as frutas
- Seriando e contando
5º
Momento: A fruta preferida.
Enviar um bilhete pedindo para as famílias enviar para a
escola a fruta preferida do seu filho/filha.
- Explorar a cor, textura, peso, paladar(doce-azedo- amargo)...
Fazer salada de frutas!
6º
Momento: Matemática- Montando tabela
Construindo gráfico
- O que tem na cesta de Dona Maricota?
Usando imagens, recortes de revistas ou jornais...Construindo gráfico
Dona Maricota fez compras e trouxe frutas, verduras e
legumes, mas... qual a fruta preferida do maternal 3?
Fazer um gráfico com a fruta preferida.
7º
Momento:
Confeccionar a cesta de Dona
Maricota usando papelão ou pratos de papel , recortando-os no formato de
uma cestinha, desenhos de frutas, verduras e legumes para colorir,
recortar e colar.
Músicas diversas!
8º
Momento: Jogo colhendo maçãs e laranjas!
Representar a quantidade de maçãs ou laranjas e depois colher contando uma a uma.
Representar a quantidade de maçãs ou laranjas e depois colher contando uma a uma.
9º
Momento:
Que tal fazer as compras como a Dona Maricota?
Recortar imagens
de alimentos como frutas, verduras e legumes e colar no carrinho.
10º
Momento:
Pirâmide Alimentar - Montar a pirâmide com caixa de
papelão.
Avaliar a participação no decorrer do processo. Registrar para o portfólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário