• Raciocínio lógico;
• Atenção;
• Dramatização;
• Coordenação motora fina;
• Pintura e recortes.
Objetivos:
• Desenvolver o raciocínio lógico e a atenção através do jogo da velha dos animais;
• Trabalhar a coordenação motora fina através da confecção do jogo.
Rodinha: em circulo escutar ao som da historinha A tartaruga e a lebre, questionar os alunos sobre a história e dramatizá-la, escolhendo um aluno para ser a tartaruga e outro para ser a lebre, o restante será os animais da floresta.
Materiais para dramatização: fantasia para os personagens principais; tamborzinhos de lata de mucilom e chocalhos de latinhas de Nescau.
Após apresentar o jogo da velha da ”tartaruga” de tamanho grande. Mostrar como se joga.
Resumo da história:
Certo dia, a lebre desafiou a tartaruga para uma corrida, argumentando que era mais rápida e que a tartaruga nunca a venceria. A tartaruga começou a treinar enquanto era observada pela lebre, que se ria dos esforços da tartaruga.
Chegou o dia da corrida. A lebre e a tartaruga posicionaram-se e, após o sinal, partiram. A tartaruga estava correndo o mais rapidamente que conseguia, mas foi ultrapassada pela lebre que, visto já estar a uma longa distância da sua concorrente, se deitou a dormir.
Enquanto a lebre dormia, não se dava conta que a tartaruga se ia aproximando mais rapidamente da linha de chegada. Quando acordou, a lebre, horrorizada, viu que a tartaruga estava muito perto da linha de chegada. Assim, a lebre começou a correr o mais depressa que pode, tentando a todo o custo ultrapassar a tartaruga. Não conseguiu.
Após a vitória da tartaruga, todos foram festejar com ela.
Atividade 1: confeccionando o jogo da velha.
Materiais: desenhos de tabuleiro, muc.
Distribuir os desenhos que serão os tabuleiros do jogo e cada aluno terá que colorir o seu.
2 plano de aula:
Conteúdo:
• Construção de texto – A TARTARUGA E A LEBRE (fala dos alunos);
• Desenho livre sobre a história;
• Cartaz com o texto e os desenhos;
• Educação física.
Objetivos:
• Construir um texto da história da tartaruga e a lebre;
• Desenvolver a criatividade através de desenhos;
• Confeccionar um cartaz com a história recontada pelos alunos.
Atividade 1: construindo o texto.
Em círculo o professor irá fazer com que os alunos lembrem sobre a história A TARTARUGA E A LEBRE. O professor irá escrevendo-a em um cartaz em forma de texto a história contada pelos alunos deixando espaço para os mesmos ilustrarem.
Atividade 2: recontando a historia da Tartaruga e a Lebre.
Pedir que os alunos recontem a história para o grande grupo.
3 plano de aula:
Conteúdo:
• Motricidade fina;
• Traçado e colagem;
• Coordenação motora ampla.
Objetivos:
• Trabalhar a motricidade fina;
• Desenvolver movimentos amplos.
Atividade 1: relembrar a historinha da Tartaruga e a Lebre, após aplicar a atividade.
4 plano de aula:
Conteúdo:
• Dramatização - da historinha Tartaruga e a Lebre;
• Qualidades;
• Construção - mural das qualidades da Tartaruga;
• Recortes e colagem - com revistas no mural.
Objetivos:
• Dramatizar histórias;
• Identificar e transmitir qualidades;
• Trabalhar a motricidade fina.
Atividade 1: encenar com os alunos a história da Tartaruga e a Lebre.
Materiais para dramatização: fantasia para os personagens principais; tamborzinhos de lata de mucilom e chocalhos de latinhas de Nescau para o restante da turma.
Atividade 2: qualidades.
Questionar os alunos sobre qualidades, se eles sabem o que é, e após perguntar quais as qualidades que a Tartaruga e a Lebre têm.
Atividade 3: mural das qualidades da Tartaruga.
Materiais: papel pardo, revistas e muc.
Desenhar uma tartaruga grande no papel pardo onde os alunos terão que recortar de revistas imagens que gostaram e colar no casco da tartaruga. Após o professor irá questionar novamente os alunos solicitando que cada um, de uma qualidade a Tartaruga. Escrever o a qualidade no mural junto o nome do aluno.
Fixar o mural na parede da escola.
Mais atividades para trabalhar com o tema.
Molde da tartaruga
• Raciocínio lógico;
• Atenção;
• Dramatização;
• Coordenação motora fina;
• Pintura e recortes.
Objetivos:
• Desenvolver o raciocínio lógico e a atenção através do jogo da velha dos animais;
• Trabalhar a coordenação motora fina através da confecção do jogo.
Rodinha: em circulo escutar ao som da historinha A tartaruga e a lebre, questionar os alunos sobre a história e dramatizá-la, escolhendo um aluno para ser a tartaruga e outro para ser a lebre, o restante será os animais da floresta.
Materiais para dramatização: fantasia para os personagens principais; tamborzinhos de lata de mucilom e chocalhos de latinhas de Nescau.
Após apresentar o jogo da velha da ”tartaruga” de tamanho grande. Mostrar como se joga.
Resumo da história:
Certo dia, a lebre desafiou a tartaruga para uma corrida, argumentando que era mais rápida e que a tartaruga nunca a venceria. A tartaruga começou a treinar enquanto era observada pela lebre, que se ria dos esforços da tartaruga.
Chegou o dia da corrida. A lebre e a tartaruga posicionaram-se e, após o sinal, partiram. A tartaruga estava correndo o mais rapidamente que conseguia, mas foi ultrapassada pela lebre que, visto já estar a uma longa distância da sua concorrente, se deitou a dormir.
Enquanto a lebre dormia, não se dava conta que a tartaruga se ia aproximando mais rapidamente da linha de chegada. Quando acordou, a lebre, horrorizada, viu que a tartaruga estava muito perto da linha de chegada. Assim, a lebre começou a correr o mais depressa que pode, tentando a todo o custo ultrapassar a tartaruga. Não conseguiu.
Após a vitória da tartaruga, todos foram festejar com ela.
Atividade 1: confeccionando o jogo da velha.
Materiais: desenhos de tabuleiro, muc.
Distribuir os desenhos que serão os tabuleiros do jogo e cada aluno terá que colorir o seu.
2 plano de aula:
Conteúdo:
• Construção de texto – A TARTARUGA E A LEBRE (fala dos alunos);
• Desenho livre sobre a história;
• Cartaz com o texto e os desenhos;
• Educação física.
Objetivos:
• Construir um texto da história da tartaruga e a lebre;
• Desenvolver a criatividade através de desenhos;
• Confeccionar um cartaz com a história recontada pelos alunos.
Atividade 1: construindo o texto.
Em círculo o professor irá fazer com que os alunos lembrem sobre a história A TARTARUGA E A LEBRE. O professor irá escrevendo-a em um cartaz em forma de texto a história contada pelos alunos deixando espaço para os mesmos ilustrarem.
Atividade 2: recontando a historia da Tartaruga e a Lebre.
Pedir que os alunos recontem a história para o grande grupo.
3 plano de aula:
Conteúdo:
• Motricidade fina;
• Traçado e colagem;
• Coordenação motora ampla.
Objetivos:
• Trabalhar a motricidade fina;
• Desenvolver movimentos amplos.
Atividade 1: relembrar a historinha da Tartaruga e a Lebre, após aplicar a atividade.
4 plano de aula:
Conteúdo:
• Dramatização - da historinha Tartaruga e a Lebre;
• Qualidades;
• Construção - mural das qualidades da Tartaruga;
• Recortes e colagem - com revistas no mural.
Objetivos:
• Dramatizar histórias;
• Identificar e transmitir qualidades;
• Trabalhar a motricidade fina.
Atividade 1: encenar com os alunos a história da Tartaruga e a Lebre.
Materiais para dramatização: fantasia para os personagens principais; tamborzinhos de lata de mucilom e chocalhos de latinhas de Nescau para o restante da turma.
Atividade 2: qualidades.
Questionar os alunos sobre qualidades, se eles sabem o que é, e após perguntar quais as qualidades que a Tartaruga e a Lebre têm.
Atividade 3: mural das qualidades da Tartaruga.
Materiais: papel pardo, revistas e muc.
Desenhar uma tartaruga grande no papel pardo onde os alunos terão que recortar de revistas imagens que gostaram e colar no casco da tartaruga. Após o professor irá questionar novamente os alunos solicitando que cada um, de uma qualidade a Tartaruga. Escrever o a qualidade no mural junto o nome do aluno.
Fixar o mural na parede da escola.
Mais atividades para trabalhar com o tema.
Molde da tartaruga
Nenhum comentário:
Postar um comentário