A HISTÓRIA DO PIRATA
"Era uma vez
um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de
pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave.
Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu
barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o
pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando
retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou',
esbravejou o pirata desconfiado."
Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que
cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma
delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o
"marujo" que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três
colunas (veja abaixo). Supondo que a peça escolhida seja um triângulo
pequeno, azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça
azul". Pedindo a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro. Em
seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma
triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A
atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação
entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na
mão. A negação (segunda coluna do quadro) leva à classificação e ajuda
a compreender, por exemplo, que um número pertence a um e não a outro conjunto
numérico.
A HISTÓRIA DO PIRATA
"Era uma vez
um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de
pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave.
Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu
barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o
pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando
retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou',
esbravejou o pirata desconfiado."
Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que
cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma
delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o
"marujo" que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três
colunas (veja abaixo). Supondo que a peça escolhida seja um triângulo
pequeno, azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça
azul". Pedindo a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro. Em
seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma
triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A
atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação
entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na
mão. A negação (segunda coluna do quadro) leva à classificação e ajuda
a compreender, por exemplo, que um número pertence a um e não a outro conjunto
numérico.
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