ADIVINHE QUAL É A PEÇA
Dividir
a classe em grupos e espalhar os blocos lógicos pelo chão. Para descobrir qual
é a peça, as crianças farão uma competição. Dar um comando das características
de uma peça (por exemplo: amarelo, triângulo, grande e fino) para um grupo.
Vence
o grupo que apresentar primeiro.
AS DIFERENÇAS
Neste jogo os alunos observarão
três peças sobre o quadro.
Exemplo:
1- triângulo, amarelo, grosso e grande;
2- quadrado, amarelo, grosso e grande;
3- retângulo, amarelo, grosso e grande;
4-
Eles deverão escolher a quarta peça (círculo, amarelo, grosso e grande) observando que, entre ela e sua vizinha, deverá haver o mesmo número de diferenças existente entre as outras duas peças do quadro (a diferença na forma).
As peças serão colocadas pela professora de forma que, em primeiro lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e, por fim, quatro diferenças entre as peças. Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições.
Exemplo:
1- triângulo, amarelo, grosso e grande;
2- quadrado, amarelo, grosso e grande;
3- retângulo, amarelo, grosso e grande;
4-
Eles deverão escolher a quarta peça (círculo, amarelo, grosso e grande) observando que, entre ela e sua vizinha, deverá haver o mesmo número de diferenças existente entre as outras duas peças do quadro (a diferença na forma).
As peças serão colocadas pela professora de forma que, em primeiro lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e, por fim, quatro diferenças entre as peças. Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições.
DOMINÓ
Essa atividade é semelhante ao jogo de dominó. As
peças serão distribuídas entre os alunos sendo que uma delas será escolhida
pelo professor para ser a peça inicial do jogo. O professor estabelece o nível
de dificuldade da atividade estipulando o número de diferenças que deve haver
entre as peças. Supondo que deva haver uma diferença entre as peças e que a
peça inicial seja um triângulo vermelho pequeno e grosso. A peça seguinte
deverá conter apenas uma diferença, como por exemplo, um triângulo amarelo
pequeno e grosso (a diferença nesse caso é a cor). A atividade segue até que
uma das crianças termine suas peças. As demais deverão sempre conferir se a
peça colocada pelo colega “serve”, ou seja, se contém o número de diferenças
estipulado pela professora.
ADIVINHE QUAL É A PEÇA
Dividir
a classe em grupos e espalhar os blocos lógicos pelo chão. Para descobrir qual
é a peça, as crianças farão uma competição. Dar um comando das características
de uma peça (por exemplo: amarelo, triângulo, grande e fino) para um grupo.
Vence
o grupo que apresentar primeiro.
AS DIFERENÇAS
Neste jogo os alunos observarão
três peças sobre o quadro.
Exemplo:
1- triângulo, amarelo, grosso e grande;
2- quadrado, amarelo, grosso e grande;
3- retângulo, amarelo, grosso e grande;
4-
Eles deverão escolher a quarta peça (círculo, amarelo, grosso e grande) observando que, entre ela e sua vizinha, deverá haver o mesmo número de diferenças existente entre as outras duas peças do quadro (a diferença na forma).
As peças serão colocadas pela professora de forma que, em primeiro lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e, por fim, quatro diferenças entre as peças. Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições.
Exemplo:
1- triângulo, amarelo, grosso e grande;
2- quadrado, amarelo, grosso e grande;
3- retângulo, amarelo, grosso e grande;
4-
Eles deverão escolher a quarta peça (círculo, amarelo, grosso e grande) observando que, entre ela e sua vizinha, deverá haver o mesmo número de diferenças existente entre as outras duas peças do quadro (a diferença na forma).
As peças serão colocadas pela professora de forma que, em primeiro lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e, por fim, quatro diferenças entre as peças. Os alunos farão comparações cada vez mais rápidas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições.
DOMINÓ
Essa atividade é semelhante ao jogo de dominó. As
peças serão distribuídas entre os alunos sendo que uma delas será escolhida
pelo professor para ser a peça inicial do jogo. O professor estabelece o nível
de dificuldade da atividade estipulando o número de diferenças que deve haver
entre as peças. Supondo que deva haver uma diferença entre as peças e que a
peça inicial seja um triângulo vermelho pequeno e grosso. A peça seguinte
deverá conter apenas uma diferença, como por exemplo, um triângulo amarelo
pequeno e grosso (a diferença nesse caso é a cor). A atividade segue até que
uma das crianças termine suas peças. As demais deverão sempre conferir se a
peça colocada pelo colega “serve”, ou seja, se contém o número de diferenças
estipulado pela professora.
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