O que NÃO é gerenciamento da sala de aula.
O
Gerenciamento de Sala NÃO se trata de criar nenhum sistema de punição e
recompensa. Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala de aula é
resguardar que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas
tarefas. Deste modo o professor previne as questões que desestabilizam a
gerenciamento da sala antes que elas ocorram....o professor torna-se
proativo e deixa de ser reativo.
Entretanto,
é difícil manter os alunos ativamente envolvidos se eles estão
entediados ou desinteressados na aula. É por isso que o tédio dos alunos
é um dos maiores fatores que contribuem para que questões que
desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.
É tarefa do professor é acender o interesse e aumentar a motivação para aprender. Como?
O
melhor modo de fazer isso é criar uma conexão entre o que os alunos
estão aprendendo e o que está acontecendo na vida deles.... em outras
palavras, encontrar o ponto de convergência com o que é significativo
para ELES.
Em
História, Artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente fácil
fazer isso. Ao trabalhar, por exemplo, a mensagem dos `Hyppies” nos anos
70, sua roupas, seu gosto musical, peça aos alunos que façam uma lista
do que hoje é considerado `rebelde`, após esta lista motive-os a
compararem os modelos de expressão dos jovens nos anos 70 com os modelos
que a juventude de hoje se utiliza.
A
questão primordial é, se você conseguir que os alunos `queiram`aprender
então tudo o mais torna-se muito fácil. Afinal quem tem o poder de criar
um ambiente facilitador para o aprendizado é você.
Outro
modo que os Professores podem aumentar a motivação para o aprendizado é
utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a crítica. Em ciências,
por exemplo, ao levantar a questão da “ Gripe Suína “ que depois passou a
ser chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a refletirem o que a
economia, os frigoríficos de carne suína tiveram a ver com isso.
Levantar
dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico acaba
elevando a temperatura da discussão e faz com que os alunos se envolvam e
queiram saber mais, e ao agir assim extrapolam o que está nos livros
didáticos e partem para a vida real, o mundo em que vivem e passam a se
apropriarem de conhecimentos que os afetam diretamente enquanto
cidadãos.
Um
terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização de
video. Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores mostram o
video no momento errado da lição….e sempre deixam o vídeo por último.
O video
não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento daquela lição.
Ao invés de videos longos, utilize curtas, ou video clips no começo das
lições para provocar os alunos e atiçar a curiosidade.
Aqui
vai uma dica: você sabia que existe um site www.curtanaescola.com.br que
oferece uma infinidade de curtas que podem ser assistidos no computador
da escola, e podem ser usados em várias disciplinas ?
Então,
vamos recapitular. As questões de gerenciamento da sala de aula estão
diretamente ligadas ao tédio do aluno. Assim, o professor precisa
aumentar a motivação dos alunos para aprender. Os professores podem
lançar mão de três estratégias:
1. Criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos alunos
2. Usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar discussões
3. Usar o vídeo no início das lições para cativar o interesse e a curiosidade
Encorajo você para que comece a aplicar estas estratégias na sala de aula.
Como aumentar a motivação dos alunos
O que NÃO é gerenciamento da sala de aula.
O
Gerenciamento de Sala NÃO se trata de criar nenhum sistema de punição e
recompensa. Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala de aula é
resguardar que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas
tarefas. Deste modo o professor previne as questões que desestabilizam a
gerenciamento da sala antes que elas ocorram....o professor torna-se
proativo e deixa de ser reativo.
Entretanto,
é difícil manter os alunos ativamente envolvidos se eles estão
entediados ou desinteressados na aula. É por isso que o tédio dos alunos
é um dos maiores fatores que contribuem para que questões que
desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.
É tarefa do professor é acender o interesse e aumentar a motivação para aprender. Como?
O
melhor modo de fazer isso é criar uma conexão entre o que os alunos
estão aprendendo e o que está acontecendo na vida deles.... em outras
palavras, encontrar o ponto de convergência com o que é significativo
para ELES.
Em
História, Artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente fácil
fazer isso. Ao trabalhar, por exemplo, a mensagem dos `Hyppies” nos anos
70, sua roupas, seu gosto musical, peça aos alunos que façam uma lista
do que hoje é considerado `rebelde`, após esta lista motive-os a
compararem os modelos de expressão dos jovens nos anos 70 com os modelos
que a juventude de hoje se utiliza.
A
questão primordial é, se você conseguir que os alunos `queiram`aprender
então tudo o mais torna-se muito fácil. Afinal quem tem o poder de criar
um ambiente facilitador para o aprendizado é você.
Outro
modo que os Professores podem aumentar a motivação para o aprendizado é
utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a crítica. Em ciências,
por exemplo, ao levantar a questão da “ Gripe Suína “ que depois passou a
ser chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a refletirem o que a
economia, os frigoríficos de carne suína tiveram a ver com isso.
Levantar
dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico acaba
elevando a temperatura da discussão e faz com que os alunos se envolvam e
queiram saber mais, e ao agir assim extrapolam o que está nos livros
didáticos e partem para a vida real, o mundo em que vivem e passam a se
apropriarem de conhecimentos que os afetam diretamente enquanto
cidadãos.
Um
terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização de
video. Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores mostram o
video no momento errado da lição….e sempre deixam o vídeo por último.
O video
não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento daquela lição.
Ao invés de videos longos, utilize curtas, ou video clips no começo das
lições para provocar os alunos e atiçar a curiosidade.
Aqui
vai uma dica: você sabia que existe um site www.curtanaescola.com.br que
oferece uma infinidade de curtas que podem ser assistidos no computador
da escola, e podem ser usados em várias disciplinas ?
Então,
vamos recapitular. As questões de gerenciamento da sala de aula estão
diretamente ligadas ao tédio do aluno. Assim, o professor precisa
aumentar a motivação dos alunos para aprender. Os professores podem
lançar mão de três estratégias:
1. Criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos alunos
2. Usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar discussões
3. Usar o vídeo no início das lições para cativar o interesse e a curiosidade
Encorajo você para que comece a aplicar estas estratégias na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário