Confira nesta postagem uma sugestão de projeto para trabalhar a leitura com o objetivo de Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas; Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos coerentes; Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias;
Introdução:
Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossaexistência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, semdúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar compropriedade a linguagem. Então, não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própriaescola quanto para a comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação aleitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar,visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.
São inúmeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto naaquisição quanto no gosto pela leitura. Então, enquanto educadores nós precisamos de ações quedisponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desse aluno. O trabalho paraminimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para os educadores e deconquista para os alunos.
Embora enfatizemos a conscientização de nossos professores de que a leitura está num planode máxima relevância, enfaticamente nas séries iniciais, não raro observamos que a atenção estávoltada quase que de maneira exclusiva ao ensino de gramática. O que estamos detectando é queo ensino fundamental em seu ciclo inicial está produzindo alunos copistas e com anos dedistorção e defasagem em relação a série-idade, mesmo que com projetos e compensaçõesdestinados a atender e suprir esses atrasos.
Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esseinteresse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e para eles aflorando e ampliando suasmentes para o gosto pela leitura. Assim, faz-se necessário que o professor prepare o ambientepara o aluno, conquistando esse processo aos poucos, e não só proporcionando espaços de leiturana sala e na escola, mas também permitindo o contato direto com o “livro” através da bibliotecaitinerante, a qual irá até o aluno. E, se o professor se dispuser a fazer seu papel de sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de ensino- aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.
JUSTIFICATIVA
Considerando a realidade sócio cultural dos alunos com relação ao processo ensino-aprendizagem, observamos que é de fundamental importância repensarmos na educação dofuturo como formação do conhecimento e não somente como informação compartimentada nopreparo do cidadão. Evidenciando essa realidade, consideramos de suma importância elaborareste projeto, com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos oprazer pela leitura, podendo dessa maneira proporcionar a possibilidade de acesso a essa gama deconhecimentos efetivada nos livros disponíveis através da biblioteca itinerante, a qual estaráatendendo o município como um todo. Para incentivar o desenvolvimento do “hábito da leitura” eda escritura, na comunidade escolar, serão desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo docentes, funcionários e educando na interatividade com o livro,despertando e estimulando o gosto pelo livro e pela leitura.
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Para ter acesso ao projeto completo, confira o link a seguir e faça DOWNLOAD EM PDF:
Confira nesta postagem uma sugestão de projeto para trabalhar a leitura com o objetivo de Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas; Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos coerentes; Oferecer tempos e espaços de leitura diferentes aos da escola para os jovens e as famílias;
Introdução:
Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossaexistência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, semdúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar compropriedade a linguagem. Então, não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própriaescola quanto para a comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação aleitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar,visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.
São inúmeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto naaquisição quanto no gosto pela leitura. Então, enquanto educadores nós precisamos de ações quedisponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desse aluno. O trabalho paraminimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para os educadores e deconquista para os alunos.
Embora enfatizemos a conscientização de nossos professores de que a leitura está num planode máxima relevância, enfaticamente nas séries iniciais, não raro observamos que a atenção estávoltada quase que de maneira exclusiva ao ensino de gramática. O que estamos detectando é queo ensino fundamental em seu ciclo inicial está produzindo alunos copistas e com anos dedistorção e defasagem em relação a série-idade, mesmo que com projetos e compensaçõesdestinados a atender e suprir esses atrasos.
Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esseinteresse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e para eles aflorando e ampliando suasmentes para o gosto pela leitura. Assim, faz-se necessário que o professor prepare o ambientepara o aluno, conquistando esse processo aos poucos, e não só proporcionando espaços de leiturana sala e na escola, mas também permitindo o contato direto com o “livro” através da bibliotecaitinerante, a qual irá até o aluno. E, se o professor se dispuser a fazer seu papel de sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de ensino- aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.
JUSTIFICATIVA
Considerando a realidade sócio cultural dos alunos com relação ao processo ensino-aprendizagem, observamos que é de fundamental importância repensarmos na educação dofuturo como formação do conhecimento e não somente como informação compartimentada nopreparo do cidadão. Evidenciando essa realidade, consideramos de suma importância elaborareste projeto, com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos oprazer pela leitura, podendo dessa maneira proporcionar a possibilidade de acesso a essa gama deconhecimentos efetivada nos livros disponíveis através da biblioteca itinerante, a qual estaráatendendo o município como um todo. Para incentivar o desenvolvimento do “hábito da leitura” eda escritura, na comunidade escolar, serão desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo docentes, funcionários e educando na interatividade com o livro,despertando e estimulando o gosto pelo livro e pela leitura.
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