PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL



Projeto Diversidade Cultural - Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).

Projeto Diversidade Cultural - Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).

Tema: Diversidade Cultural.
Tempo: um mês.

Justificativa:
  • Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).
  • Abordagem deste tema vem buscar o desenvolvimento a diversidade cultural do cotidiano escolar.
  • Historicamente falando as escolas tem dificuldade para lidar com a diversidade crescendo assim o numero de bulling.
  • Sabemos que com a diversidade temos oportunidade para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem , pois segundo Vygotsky “as crianças são resultados de suas experiências da troca com o outro!!”
  • Para lidar com a diferença é importante que as crianças se familiarizem com a diversidade em diversas situações do cotidiano escolar,integrando  a prática pedagógica a partir de histórias,filmes,música,brinquedos e brincadeiras.

Objetivo Geral:
  • Trabalhar o respeito à diversidade no cotidiano da educação infantil.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade humana,favorecendo às diferenças,abordando as diversidades culturais através do processo de conhecer,descobrir,interagir,crescer e apoiar-se de novos repertórios de forma prazerosa,rica e envolvente.
Objetivo específico:
  • Pesquisar as diferentes culturas da escola para serem trabalhadas nas atividades, desenvolvendo a interação família e escola.
  • Promover a valorização cultural através da leitura refletindo sobre o tema.
  • Trabalhar a auto-estima no educando,para que este possa relacionar-se com os demais.
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo,desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com apropria saúde e bem-estar.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade respeitando o outro,com suas crenças,credo e valores,superando assim,a intolerância e a violência entre os indivíduos.
  • Identificar  e analisar diferentes situações cotidianas que refletem o desrespeito à diversidade.
  • Desenvolver e divulgar a cultura afro-brasileira e indígenas.
  • Respeitar as diversidades aprendendo a lidar com as diferenças dentro e fora da escola.
Metodologia:
  • Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente no âmbito das relações humanas.
  • Neste projeto contempla uma ação educativa que visa garantir que a criança compreenda e contemple a diversidade cultural levando em conta o prazer lúdico, interação das turmas através da música como: Samba-lele.
  • História o uso da arte de contar história para apresentar diversos contos como :Cabelo de Lelê,Kiriu ,Bonequinha Preta,Menina bonita do laço de fita  e outros observando as figuras.
  • Após leitura de histórias,uso de desenhos.
  • Valorização da ação artística e o respeito pela diversidade cultural.
  • Trabalho individual e em grupo respeitando o limite((cartaz diversidade cultural e Eca Art.4 e 18).
  • Criação de trabalhos manuais através de pinturas e colagem.
  • Roda de conversa,fantoches,desenhos,pinturas e etc...
  • Realizar pesquisa como:dança,contos e lendas com familiares.

Material:
Papéis diversos, giz de cera, tintas, DVD, CDs, sucatas, livros, murais e outros.

Avaliação:

Contínua feita através de observação,registro e fotos para verificar como foi o desenvolvimento da criança.




Projeto Diversidade Cultural - Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).

Projeto Diversidade Cultural - Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).

Tema: Diversidade Cultural.
Tempo: um mês.

Justificativa:
  • Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).
  • Abordagem deste tema vem buscar o desenvolvimento a diversidade cultural do cotidiano escolar.
  • Historicamente falando as escolas tem dificuldade para lidar com a diversidade crescendo assim o numero de bulling.
  • Sabemos que com a diversidade temos oportunidade para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem , pois segundo Vygotsky “as crianças são resultados de suas experiências da troca com o outro!!”
  • Para lidar com a diferença é importante que as crianças se familiarizem com a diversidade em diversas situações do cotidiano escolar,integrando  a prática pedagógica a partir de histórias,filmes,música,brinquedos e brincadeiras.

Objetivo Geral:
  • Trabalhar o respeito à diversidade no cotidiano da educação infantil.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade humana,favorecendo às diferenças,abordando as diversidades culturais através do processo de conhecer,descobrir,interagir,crescer e apoiar-se de novos repertórios de forma prazerosa,rica e envolvente.
Objetivo específico:
  • Pesquisar as diferentes culturas da escola para serem trabalhadas nas atividades, desenvolvendo a interação família e escola.
  • Promover a valorização cultural através da leitura refletindo sobre o tema.
  • Trabalhar a auto-estima no educando,para que este possa relacionar-se com os demais.
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo,desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com apropria saúde e bem-estar.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade respeitando o outro,com suas crenças,credo e valores,superando assim,a intolerância e a violência entre os indivíduos.
  • Identificar  e analisar diferentes situações cotidianas que refletem o desrespeito à diversidade.
  • Desenvolver e divulgar a cultura afro-brasileira e indígenas.
  • Respeitar as diversidades aprendendo a lidar com as diferenças dentro e fora da escola.
Metodologia:
  • Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente no âmbito das relações humanas.
  • Neste projeto contempla uma ação educativa que visa garantir que a criança compreenda e contemple a diversidade cultural levando em conta o prazer lúdico, interação das turmas através da música como: Samba-lele.
  • História o uso da arte de contar história para apresentar diversos contos como :Cabelo de Lelê,Kiriu ,Bonequinha Preta,Menina bonita do laço de fita  e outros observando as figuras.
  • Após leitura de histórias,uso de desenhos.
  • Valorização da ação artística e o respeito pela diversidade cultural.
  • Trabalho individual e em grupo respeitando o limite((cartaz diversidade cultural e Eca Art.4 e 18).
  • Criação de trabalhos manuais através de pinturas e colagem.
  • Roda de conversa,fantoches,desenhos,pinturas e etc...
  • Realizar pesquisa como:dança,contos e lendas com familiares.

Material:
Papéis diversos, giz de cera, tintas, DVD, CDs, sucatas, livros, murais e outros.

Avaliação:

Contínua feita através de observação,registro e fotos para verificar como foi o desenvolvimento da criança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário