Projeto Diversidade Cultural - Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).
Tema: Diversidade Cultural.
Tempo: um mês.
Justificativa:
- Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).
- Abordagem deste tema vem buscar o desenvolvimento a diversidade cultural do cotidiano escolar.
- Historicamente falando as escolas tem dificuldade para lidar com a diversidade crescendo assim o numero de bulling.
- Sabemos que com a diversidade temos oportunidade para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem , pois segundo Vygotsky “as crianças são resultados de suas experiências da troca com o outro!!”
- Para lidar com a diferença é importante que as crianças se familiarizem com a diversidade em diversas situações do cotidiano escolar,integrando a prática pedagógica a partir de histórias,filmes,música,brinquedos e brincadeiras.
Objetivo Geral:
- Trabalhar o respeito à diversidade no cotidiano da educação infantil.
- Reconhecer e valorizar a diversidade humana,favorecendo às diferenças,abordando as diversidades culturais através do processo de conhecer,descobrir,interagir,crescer e apoiar-se de novos repertórios de forma prazerosa,rica e envolvente.
Objetivo específico:
- Pesquisar as diferentes culturas da escola para serem trabalhadas nas atividades, desenvolvendo a interação família e escola.
- Promover a valorização cultural através da leitura refletindo sobre o tema.
- Trabalhar a auto-estima no educando,para que este possa relacionar-se com os demais.
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo,desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com apropria saúde e bem-estar.
- Reconhecer e valorizar a diversidade respeitando o outro,com suas crenças,credo e valores,superando assim,a intolerância e a violência entre os indivíduos.
- Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem o desrespeito à diversidade.
- Desenvolver e divulgar a cultura afro-brasileira e indígenas.
- Respeitar as diversidades aprendendo a lidar com as diferenças dentro e fora da escola.
Metodologia:
- Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente no âmbito das relações humanas.
- Neste projeto contempla uma ação educativa que visa garantir que a criança compreenda e contemple a diversidade cultural levando em conta o prazer lúdico, interação das turmas através da música como: Samba-lele.
- História o uso da arte de contar história para apresentar diversos contos como :Cabelo de Lelê,Kiriu ,Bonequinha Preta,Menina bonita do laço de fita e outros observando as figuras.
- Após leitura de histórias,uso de desenhos.
- Valorização da ação artística e o respeito pela diversidade cultural.
- Trabalho individual e em grupo respeitando o limite((cartaz diversidade cultural e Eca Art.4 e 18).
- Criação de trabalhos manuais através de pinturas e colagem.
- Roda de conversa,fantoches,desenhos,pinturas e etc...
- Realizar pesquisa como:dança,contos e lendas com familiares.
Material:
Papéis diversos, giz de cera, tintas, DVD, CDs, sucatas, livros, murais e outros.
Avaliação:
Contínua feita através de observação,registro e fotos para verificar como foi o desenvolvimento da criança.
Projeto Diversidade Cultural - Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).
Tema: Diversidade Cultural.
Tempo: um mês.
Justificativa:
- Neste projeto pretende-se diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pai,alunos,professores e funcionários).
- Abordagem deste tema vem buscar o desenvolvimento a diversidade cultural do cotidiano escolar.
- Historicamente falando as escolas tem dificuldade para lidar com a diversidade crescendo assim o numero de bulling.
- Sabemos que com a diversidade temos oportunidade para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem , pois segundo Vygotsky “as crianças são resultados de suas experiências da troca com o outro!!”
- Para lidar com a diferença é importante que as crianças se familiarizem com a diversidade em diversas situações do cotidiano escolar,integrando a prática pedagógica a partir de histórias,filmes,música,brinquedos e brincadeiras.
Objetivo Geral:
- Trabalhar o respeito à diversidade no cotidiano da educação infantil.
- Reconhecer e valorizar a diversidade humana,favorecendo às diferenças,abordando as diversidades culturais através do processo de conhecer,descobrir,interagir,crescer e apoiar-se de novos repertórios de forma prazerosa,rica e envolvente.
Objetivo específico:
- Pesquisar as diferentes culturas da escola para serem trabalhadas nas atividades, desenvolvendo a interação família e escola.
- Promover a valorização cultural através da leitura refletindo sobre o tema.
- Trabalhar a auto-estima no educando,para que este possa relacionar-se com os demais.
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo,desenvolvendo e valorizando hábitos e cuidados com apropria saúde e bem-estar.
- Reconhecer e valorizar a diversidade respeitando o outro,com suas crenças,credo e valores,superando assim,a intolerância e a violência entre os indivíduos.
- Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem o desrespeito à diversidade.
- Desenvolver e divulgar a cultura afro-brasileira e indígenas.
- Respeitar as diversidades aprendendo a lidar com as diferenças dentro e fora da escola.
Metodologia:
- Vygotsky sustenta que todo conhecimento é construído socialmente no âmbito das relações humanas.
- Neste projeto contempla uma ação educativa que visa garantir que a criança compreenda e contemple a diversidade cultural levando em conta o prazer lúdico, interação das turmas através da música como: Samba-lele.
- História o uso da arte de contar história para apresentar diversos contos como :Cabelo de Lelê,Kiriu ,Bonequinha Preta,Menina bonita do laço de fita e outros observando as figuras.
- Após leitura de histórias,uso de desenhos.
- Valorização da ação artística e o respeito pela diversidade cultural.
- Trabalho individual e em grupo respeitando o limite((cartaz diversidade cultural e Eca Art.4 e 18).
- Criação de trabalhos manuais através de pinturas e colagem.
- Roda de conversa,fantoches,desenhos,pinturas e etc...
- Realizar pesquisa como:dança,contos e lendas com familiares.
Material:
Papéis diversos, giz de cera, tintas, DVD, CDs, sucatas, livros, murais e outros.
Avaliação:
Contínua feita através de observação,registro e fotos para verificar como foi o desenvolvimento da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário