TIPOS DE ÁBACOS
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MOMENTO HISTÓRICO DE
SURGIMENTO
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UTILIDADES PARA A
HUMANIDADE
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Soroban (そろばん) é o nome dado ao ábaco japonês, que
consiste em um instrumento para cálculo, originalmente chinês, e levado para
o Japão em torno de 1600.
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O seu uso sofreu uma série
de aperfeiçoamentos que geraram técnicas extremamente rápidas para executar
qualquer cálculo: adição, subtração,multiplicação, divisão, raiz quadrada e
outros. A parte mais interessante e intrigante com certeza é o uso da mesma
técnica para fazer cálculos mentais. Treinando as operações no Soroban,
vai-se aos poucos adquirindo as mesmas habilidades para fazer cálculos
mentalmente de algarismos enormes, para os padrões ensinados nas escolas.
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Ábaco chinês
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A menção mais antiga a um
suanpan (ábaco chinês) é encontrada num livro do século I da Dinastia Han
Oriental
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Os suanpans podem ser
utilizados para outras funções que não contar. Ao contrário do simples ábaco
utilizado nas escolas, muitas técnicas eficientes para o suanpan foram feitas
para calcular operações que utilizam a multiplicação, a divisão, a adição, a
subtração, a raiz quadrada e a raiz cúbica a uma alta velocidade.
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Ábaco Romano
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Surgiu na antiga
mesopotâmia por volta de 3500 a.C.
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Ábaco romano reconstruído.
O método normal de cálculo na Roma antiga, assim como na Grécia antiga, era
mover bolas de contagem numa tábua própria para o efeito. As bolas de
contagem originais denominavam-se calculi. Linhas marcadas indicavam
unidades, meias dezenas, dezenas, etc., como na numeração romana.
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Ábaco russo
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Foi inventado no século
XVII.
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Habitualmente utilizado na
vertical, com os fios da esquerda para a direita ao modo do livro. As bolas
são normalmente curvadas para se moverem para o outro lado no centro, em
ordem para manter as bolas em cada um dos lados.
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Em todo o mundo, os ábacos
têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda
ao ensino do sistema numérico e da aritmética.
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A vantagem educacional
mais significante em utilizar um ábaco, ao invés de bolas ou outro material
de contagem, quando se pratica a contagem ou a adição simples, é que isso dá
aos estudantes uma ideia dos grupos de 10 que são a base do nosso sistema
numérico.
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